terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TANIA MARIA NO SEXTA JAZZ

 
(No dia 28/01/2011, Tania Maria estava em São Luís curtindo a cidade e os parentes quando foi procurada pelos produtores Celijon Ramos e Fafá Cristina para uma possível aparição no meu programa Sexta Jazz, na Rádio Universidade. Ela concordou gentilmente e teve um programa feito com a sua presença e em sua homenagem)

O programa já havia começado quando ela apareceu com o seu séquito. Ela não parecia nenhuma rainha, pois este não é o seu jeito de ser, mas a sua presença e sua simpatia iluminaram o estúdio de uma forma diferente, pois existia realeza no ar.
Não vou falar da Tânia Maria cantora, compositora ou pianista, pois muito já foi dito e ainda se diz em releases os mais diversos, biográficos e discográficos.
Além do mais, a sua música fala por ela.
Vou falar da mulher amadurecida pelos anos e curtida em bons barris de jazz que se vê e vê a todos com a simplicidade que só as grandes pessoas possuem. 
Conversamos sobre os mais diversos assuntos em on e em off que envolveram desde os primórdios da sua carreira de cantora até algumas admiráveis carraspanas que já passou porque, é claro, isso é muito bom e ninguém é de ferro.
Pra não dizer que não falei da artista Tânia Maria, cabe dizer que sua obra discográfica é vasta, rica e absolutamente autêntica, não se percebendo nela traços dos grandes pianistas americanos – Tatum, Peterson, Evans, Brubeck – mas a malícia de João Donato ou Johnny Alf.
Mesmo residindo em Paris, depois de um estágio em Nova York, ela não nega suas origens e compõe com o espírito brasileiro, inclusive lançando mão do nosso idioma em diversas criações.
O estúdio se curvou, emocionado, quando Tânia Maria declarou alto e bom som sem ter sido perguntada: “eu não costumo dar entrevistas, e este é o primeiro programa radiofônico de jazz do qual em participo”.
Sexta Jazz e Augusto Pellegrini agradecem comovidos.

OS VELHINHOS DO BRASIL

 

(Este artigo critica a importação de jogadores veteranos que já deram o que tinham que dar na Europa e agora vêm enganar no Brasil, ganhando salários acima da realidade sem emocionar o torcedor. 
Publicado em O Estado do Maranhão em 31/01/2011)



Muito craque do passado que morreu para o futebol está reencarnando no Brasil, obra e fruto de marqueteiros e de dirigentes espertos que promovem uma espécie de circo para aumentar o público pagante.
O ciclo da grande maioria daqueles que encantaram a Europa já chegou ao fim, e os técnicos dos clubes do Velho Continente, que não possuem nenhum vínculo emocional com qualquer ex-número um do mundo, simplesmente os colocam pra esquentar o banco dos reservas.
Alguém descobriu o filão de ouro ao importar Ronaldo, gordo, fora de forma e encostado no Milan. Ronaldo continua gordo e fora de forma e, futebolisticamente falando deu certo só por três ou quatro meses, mas continua rendendo muita grana para o clube.
A festa, na verdade, já havia começado há algum tempo, é claro que sem a mesma pompa que cercou a vinda do Fenômeno.
Devagar, a troupe dos que perderam a titularidade na Europa foi chegando, já chegou e ainda está chegando.
Alguns chegaram e já desistiram – Roque Júnior, Edmilson, Juninho Paulista, Denílson. Outros, como Kléberson, Felipe e Beletti, devem desistir ainda este ano, se as coisas continuarem mal como estão.
Outros, como Roberto Carlo, Ricardinho e Junior, ainda estão na ativa, jogando pro gasto. Pelas entrevistas concedidas – que não são poucas – o lateral dá mostras que não vai muito longe, e Ricardinho é o único que, de certa forma, mantém o padrão. .
Não custa acreditar que, apesar do ocaso em que atualmente se encontram, Dida, Emerson e Gilberto Silva podem ainda fazer parte de alguma mirabolante contratação só pra mostrar que o cisne não morreu.
Entre os novos ressuscitados, estão de volta primeiro Ronaldinho Gaúcho, e agora Rivaldo, enfrentando o desafio de provar que não basta trazer patrocinadores para o clube se não acontecerem boas atuações.
Os brasileiros não são mais os reis da Europa como o foram há dez anos atrás, desde Élber, Donato, Jardel e Anderson até Romário, com um reinado que durou um bom tempo
Mas as vacas já não estão mais gordas.
De todos os jogadores de peso que ainda jogam por lá, existe algum destaque para Daniel Alves – por enquanto absoluto na seleção canarinho, mas mero coadjuvante no Barcelona – e algum destaque para o goleiro Julio Cesar e o lateral Maicon.
Kaká e Lúcio vão ter que reinventar a roda pra provar que ainda estão vivos, e do jeito que as coisas vão, são sérios candidatos para envergar em pouco tempo a camisa de algum clube grande do Brasil.
Enquanto os velhinhos começam a passar vexame e a ouvir vaias nunca antes imaginadas, os jovens continuam brotando das divisões como feijão numa horta adubada.
Imaturos, precipitados, deslumbrados, mas ariscos e donos de um futebol rápido e descontraído, os jovens estão trazendo mais alegria aos estádios do que os lentos e atrapalhados craques do passado.
Não é à toa que o técnico da seleção principal Mano Menezes os está observando com tanto interesse.
Ele sabe que em 2014 os veteranos, hoje já gordos e pesados, estarão bem pra lá de Bagdá.

A CORDA


 
Sigmund falou, e não foi para mim.
Escreveu livros, teceu comentários, expôs teses, realizou conferências.
Pois bem. Não estive presente a nenhuma, não discuti as suas teses; não li nenhum livro seu. Não comentei seus comentários.
Sigmund falou, e não foi para mim. Nem sequer para o Zacarias.

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A corda.
A corda balança como se na extremidade balançasse um cadáver. Um fio de prumo no prumo, dependurado, preso lá no alto do prédio, passando em frente da janela que é só vidro, no décimo primeiro andar, altura suficiente para um homem sentir as sensações de Ícaro, projetar-se nos ares, voar sem asas. Eis a corda.
A corda balança ao sabor do vento e bate na parede corrugada de concreto ao lado do fio de telefone e do pára-raios, prendidos com grampos.
A corda está arrebentada, criminosamente arrebentada na altura do décimo primeiro andar, mas puxada para baixo pelo peso do morto enquanto vivo, agora pende frouxa até o nono.
E o andaime lá no chão, aos pedaços.

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Uma das minhas ocupações prediletas é fazer cinema; registrar fatos na máquina e depois colar os pedaços de celulóide, para ver os efeitos.
O dia e a noite passam, os olhos ardem e as costas reclamam, a gente trabalha meio em pé e meio sentado, só pelo prazer de ver a coisa chegar a um fim, montando filmes sem cessar e sem cansar o espírito, é só não se concentrar no mundo profano que nos cerca – os bares repletos e a alegria nas ruas – senão saio correndo do laboratório, paletó na mãos e cheirando a tetracloreto, enjoando o fígado do ascensorista, e vem a desconfiança de não ter dado a atenção devida à namorada que espera.
Arte é arte.
Estava assim absorto nas minhas artes quando surgiu Zacarias, de tez escura, magro e alto, de cavanhaque e sotaque, a preocupação juncando a testa e o pavor ondulando os músculos da face. Tivesse eu uma filmadora às mãos e descarregaria toda a sua corda sobre o seu semblante, para alguma coisa iria servir algum dia, com certeza.
“Olá, professor”, foi ele dizendo para introduzir a conversa. Eu introduzia o negativo no editor. Ele não prestava atenção.
“Olá, Mestre Zacarias!” – respondi eu. Este tratamento nos era familiar.
Sua silhueta com cavanhaque se desenhava numa tela, à minha direita. Suas mãos gesticulavam, nervosas.
“Estou num mato sem cachorro. A polícia anda atrás de mim.”
Estava suando.
O que queria ele que eu fizesse, que o escondesse? Que declarasse em praça pública conhecê-lo e dar fé jurada que era inocente? Facilitar sua fuga para o exterior?
Que ele era inocente eu não tinha dúvida, apesar de não saber qual era o crime, apesar de não saber se havia crime. Afinal, a polícia poderia estar atrás dele em busca de um testemunho, ou para encaixá-lo num batalhão de investigadores, ou simplesmente para condecorá-lo. Sim, porque Zacarias merece uma condecoração, mil condecorações. A Cruz de Santo Inácio, a da Ordem das Azáleas ou das Ajácias, ou a do Grande Cã.
“Eu fui pra praia sexta-feira à noite” – começa ele a contar. “A noite estava clara e quente, e eu suarento. Peguei minha roupa de banho e de baixo, apanhei um ônibus e fui pra praia. Não tenho testemunhas, mas estive lá. A praia estava clara e quente, e eu suarento. Era noite, mas mesmo assim tomei banho de mar – você já fez isso? É uma beleza, as ondas estavam altas, a praia deserta e a água vinha molhar até quase o fim da areia, a lua parecia maior, ou era o contraste com o fundo negro do céu. Água de coco gelada, e o cheiro do mar.”
“Tudo maravilhoso. Até esqueci do meu apartamento, dos meus livros. Do lado de fora do meu apartamento tem um monte de andaimes, os pintores estão pintando, e tem uma corda que passa bem em frente a minha janela. Uma corda grossa, cheia de nós, para segurar a madeira e o pintor sentado nela.”
“Pois bem, comigo mora aquele paraguaio, ou boliviano, eu nem sei direito, aquele que pinta quadros de fetos carecas, o Jeremias, incapaz de fazer mal a uma mosca. Ele também não estava em casa na sexta-feira à noite, foi se encontrar com uma mulher, foram para uma boate, e ele voltou só de manhã cedo, cansado demais para ficar acordado, e dormiu.”
“O outro rapaz que tem a chave do apartamento disse que chegou lá por volta das onze da noite e saiu antes de o Jeremias chegar, acompanhado, é claro, e não sabe de nada. Disse que não iria se preocupar com coisa alguma, dada a categoria da mulher que estava com ele. Só vendo pra crer.”
Até aqui eu não tinha entendido coisa alguma sobre a perseguição da polícia.
Ninguém pode ser perseguido pela lei só por morar em um apartamento que tem livros do chão até o teto, livros no guarda-roupa e no banheiro, livros em cima da cama, quadros com figuras folclóricas, cartazes de cinema e de teatro, bonecos de barro, retratos de mulheres nuas de frente e de costas espalhados por toda a parede e rolos de filmes, mesmo com um boliviano, ou paraguaio, amigos de chave, e muito menos ou principalmente por ter uma corda dançando em frente à janela. 
“Estou ficando maluco. Cada vez que acordo, olho a corda e escuto a polícia batendo na minha porta e me levando aos berros pelo corredor cheio de eco e me atirando num elevador e numa cela, e ditando a minha sentença.”
“Cortaram a corda, professor, cortaram a corda com canivete ou tesoura, bem na cara da minha janela!”
Agora eu compreendia. Cortaram a corda. E daí?
Põe outra corda no lugar, paga o prejuízo para os pintores e uma cerveja para o zelador, faz uma festinha de comemoração e convida o Jeremias e o amigo da chave com duas ou três mulheres extras, e deixa o uísque com água de coco rolar sobre os livros de direito e sobre as barrigas lisas.
“Naquela tarde eu estava fotografando uma modelo lá no apartamento. Aquelas poses para publicar em jornal vagabundo, a perna levantada, a saia arregaçada e a blusa desabotoada, você sabe.”
Eu sei.
“De repente, a corda se distendeu mais do que devia e depois afrouxou. Ao mesmo tempo ouvi um grito, parecia o som de uma sirene, que foi sumindo e terminou com o barulho de telhas quebradas. Não tive coragem de olhar. A câmera tremia, o tripé tremia, o prédio tremia. A modelo abotoou a blusa, ajeitou a saia, se debruçou na janela e viu o corpo torcido no telhado cinza, lá em baixo, esborrachado como um tomate.”
Agora eu compreendo. Mas você não precisa ter medo, pois estava na praia, naquela lua grande, no coco verde, na areia molhada, se divertindo no calor da noite, enquanto alguém cortava a corda.
“A perícia foi quem descobriu que a corda estava cortada. Também, estava de um jeito que não precisava ser perito pra ver. Não sei, não sei, estou apavorado. Acordo todos os dias e vejo a corda balançando, acenando para mim, me convidando para um passeio pelos ares. É um entra e sai de policiais o dia inteiro. Vou acabar ficando louco. O Jeremias jura que não foi ele, tem certeza que não foi ele, pois ele não abre a janela à noite, porque tem frio. (Mas era quase manhã, e o calor está medonho...).”
Tengo frio, y en este piso hace aire demás. No vi cuerda ninguna. No uso navaja. Y, además de eso, estava borracho, era madrugada, era sábado.”
“?Que me importan las cuerdas?”
“O zelador me olha com olhos de inquisição. Eu já nem tenho certeza do que se passou. O Jeremias eu sei que não foi – ‘la Libertad no consiste en hacer lo que se quiere, sinó en hacer lo que se debe, decia Campoamor’ – Jeremias vive usando frases feitas e convenceu até as paredes de que é inocente.”
“O outro rapaz, o da chave, diz que nunca pediu para ter chave alguma, que foi oferta da casa, e que não iria complicar a vida de ninguém – muito menos a dele – além de outras justificativas cheias de lógica. Resta a mulher, talvez ela tivesse se levantado sorrateiramente e cortado a corda enquanto ele dormia placidamente; mas por qual razão haveria ela de cortar a corda, assim sem mais nem menos?”
Estou impressionado com a narrativa do Zacarias. Ele sai – “adeus, professor!” – (será que vai se suicidar?) com uma gravura debaixo do braço, os ombros balançando de um lado para o outro, o cavanhaque suado e a porta batendo à sua partida.
Volto então aos meus filmes, e a corda agora balança na minha mente. Não tenho nada a ver com o acidente, com o incidente, mas Jeremias tem os seus bons motivos, não pode se complicar ou é deportado, encaixotado e carimbado como um amontoado de arenques – este lado para cima. O outro da chave pode jogá-la num abismo ou num rio, há tantos rios por aí cheios de lodo, quem é que iria procurar uma chave nos intestinos de um rio canalizado? Se bem que o sumiço da chave não prova nada, existe a também a mulher, que bem poderia ter sumido com uma daquelas estatuetas raras que ficam naquelas estantes povoadas de livros – metafísica, dialética, dietética – e vai ver que sumiu mesmo.
É mais fácil achar uma chave no fundo lodoso de um rio do que notar a falta de um elefante naquele apartamento, principalmente se for de marfim. O zelador não iria escalar a lateral do prédio e ficar com as unhas esfoladas, nem subir pela corda e ficar com a palma das mãos pior que as de Cristo depois que lhe pregaram os pregos, para cortar a corda na altura do décimo primeiro andar e correr o risco de cair com ela – subiria no máximo subiria até o quinto – e o pintor, se quisesse se suicidar, tomaria um balde e meio de verniz e teria uma disenteria de envenenar o mundo antes de dar a sua última contorção.
Agora abandono os filmes de vez e acendo a luz fluorescente que fica no teto sobre a minha cabeça. Arrasto o banco para trás e cerro os olhos. Já faz muito tempo, muitas horas, que estou trancado aqui neste estúdio, sem comer e sem dormir. Isto não é uma cela, nem internato, o que estou fazendo aqui que não vou embora?
Já nem sei o que tenho feito, ao certo, os dias e o calendário já perderam o significado e o sentido.
Ponho a mão no bolso – o que é isto!?
É uma chave.
Vejamos – minha não é, pois a minha é verde. A do estúdio também não, que se fecha com cadeado. Também não é chave de carro, e eu não tenho carro.
Lembro-me com clareza que esta chave me foi dada pelo Zacarias, faz mais de um mês. Eu havia deixado um álbum de músicas clássicas sobre a sua cama, e temi que se transformasse em pedestal para uma pilha de livros, então ele me deu a chave para eu ir buscá-lo.
Mas... então eu também possuo a chave do apartamento! E ela queima a minha mão como um talismã do inferno.
A corda.
Zacarias não foi, estava na praia. Jeremias não foi – que lhe importam as cordas? O amigo não foi, vai jogar fora a chave, e assim perder a oportunidade de novas aventuras. A mulher prefere roubar elefantes, e a modelo cuida mais de fotografar seminua. O zelador não tem mais idade para ser alpinista, e o pintor morreu como um tomate.
Só restamos nós, eu e a chave.
Já nem tenho certeza de que fechei a torneira ontem, ao sair de casa. Já nem sei se foi ontem. Fecho outra vez os olhos e nem sei a cor da minha camisa, e se ainda sei que estou de camisa é porque me apalpo e a sinto. E a namorada – estará pacientemente esperando por mim em alguma parte do mundo?
Como posso ter certeza de que não fui eu quem cortou a corda, deslizando como um réptil em direção àquela janela?
Estou começando a sentir enjôo, gravidez é claro que não é, nem maresia. É medo.
Mestre Zacarias me transmitiu todo o seu pavor e toda a sua lógica ilógica.
O que é que eu andei fazendo por aí, se ainda estou com a tesoura entre os dedos? Cortando filmes ou cortando cordas? Escapando da polícia, trancado aqui neste quarto?
Terei sido eu?

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Sigmund falou sobre isso, e não foi pra mim. Talvez para estes loucos, que me rodeiam.
Será que previu algum dos meus dias?