AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
GEORGE RUSSELL (1923-2009)
Nome completo – George Allen Russell
Nascimento – Cincinnati-Ohio-EUA
Falecimento – Boston-Massachusets-EUA
Instrumento – piano e bateria
Comentário – George Russell foi um talentoso
compositor, arranjador e bandleader.
Ele foi também um dos músicos que trouxeram a modernidade para o jazz
orquestrado, notabilizando-se como um grande teórico e sendo o criador de uma
idéia de organização musical chamada “Lydian
Chromatic Concept of Tonal Organization” (“Conceito Cromático Lidiano de
Organização Tonal”), cujo nome faz menção a um antigo país da Ásia Menor
chamado Lídia. Esta inovação musical se constituiu em uma experiência tonal que
viria modificar o conceito de jazz. Sua teoria consiste em tocar jazz baseado
em escalas, ao invés do tradicional sistema de acordes. Seu livro, publicado em
1953, que define e teoriza conceitos musicais específicos, foi sem dúvida o
primeiro, e é um dos poucos do gênero que foram escritos por um músico de jazz.
Russell iniciou sua carreira como baterista, mas ao ceder seu lugar para Max
Roach na orquestra de Benny Carter, ele transferiu o seu interesse para o campo
de composição e arranjo. Em 1945 Russell voltou a tocar bateria no grupo de
Charlie Parker, mas estava tão envolvido com a sua nova ideia que decidiu
abandonar de vez a carreira de músico instrumentista. Sua teoria “lidiana”
pavimentou o caminho de músicos como John Coltrane e Miles Davis, e abriu as
portas para a inventividade do free-jazz.
Como arranjador, Russell trabalhou com Artie Shaw e mais tarde com Claude
Thornhill, mas foi insistindo no seu conceito musical que ele encontrou seu
verdadeiro caminho. George Russell gravou com Bill Evans, Paul Bley, Billy
Taylor, Eric Dolphy, Sonny Rollins e muitos outros músicos de vanguarda.
Excursionou pela Europa, radicou-se na Suécia por cinco anos, e lá montou um
pequeno grupo para apresentar o seu novo estilo de jazz. É claro que a reação
entre alguns jazzistas não foi a princípio das mais favoráveis, principalmente
entre aqueles que cultuavam as raízes do jazz mais tradicional, mas nem por
isso Russell abandonou o seu projeto. Durante anos George Russell proferiu
palestras em universidades e escolas de música e se manteve na ativa até pouco
antes de morrer, aos oitenta e oito anos.
Algumas gravações
Au Privave (Charlie Parker)
Autumn In New York
(Vernon Duke-Ira Gershwin)
Blues In Orbit (George
Russell)
D.C.Divertimento (George
Russell)
Electronic Sonata For Souls Loved By Nature (Jan Garbarek-George Russell)
Ezz-thetic (George
Russell)
How About You? (Ralph Freed-Burton Lane)
Kige’s Tune (Al
Kiger)
Now And Then (George
Russell)
Othello Ballet Suite (George Russell)
So What (Miles
Davis)
Stereophrenic (David
Baker)
The Lydiot (George
Russell)
The Outer View (George
Russell)
The Stratus Seekers (George Russell)
Time Spiral (George
Russell)
Zig-Zag (Carla
Bley)
You Are My Sunshine (Jimmie Davis-Charles Mitchell)