AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA
JIMMIE LUNCEFORD (1902-1947)
Nome completo – James Melvin Lunceford
Nascimento – Fulton-Mississipi-EUA
Falecimento – Seaside-Oregon-EUA
Instrumento – sax-alto
Comentário – Jimmie Lunceford é um personagem de
suma importância na era do pré-swing.
Ele ajudou sobremaneira na consolidação do movimento, ao lado de outras
mega-orquestras da época – Cab Calloway, Duke Ellington, Fletcher Henderson,
Chick Webb e Count Basie – pois esbanjava brilhantismo, especialmente nas
execuções reforçadas pelos naipes de saxofones e metais. Além disso, a
orquestra de Lunceford era uma orquestra-show, e tinha, portanto, um grande
apelo visual e um brilho diferenciado. Relatos da época afirmam que sob seu
comando, seus músicos formavam a melhor orquestra “para se ver tocar”, o que não deixava de ser uma maldade, porque a sua
qualidade sonora era também fantástica. Dentro deste parâmetro, sua banda
chegou a ser elogiada em verso e prosa pelo público e pelos críticos em geral.
Os arranjos, particularmente aqueles feitos por Sy Oliver, eram escritos para
permitir que além do espetáculo sonoro, também acontecesse o espetáculo cênico,
e a orquestra cumpria o seu papel com perfeição. Considerando a maneira segura
e vibrante como conduzia o seu pessoal, Jimmie Lunceford sempre foi considerado
muito mais bandleader do que músico. Jimmie
Lunceford deixou uma discografia bastante grande, e desempenhou um papel muito
importante na história do “pré-swing”.
Ele teve uma boa educação musical, tendo aprendido com o famoso professor
Wilberforce J. Whiteman (pai do maestro Paul Whiteman), e depois se graduado na
Fisk University e no New York College como especialista em instrumentos de
palheta. Após começar a carreira de bandleader
em 1927, com a Chikasaw Syncopators, Lunceford trabalhou com sucesso até a
época da sua morte, vinte anos depois, vitimado por um ataque cardíaco durante
uma sessão de autógrafos. Na época circularam rumores de que ele teria sido
envenenado pelo dono do restaurante “que não suportava ver um negro, embora
famoso, fazer sucesso no seu estabelecimento”. Ele tinha quarenta e cinco anos.
Jimmie Lunceford se manteve musicalmente ativo durante os anos 1920 até os anos
1940.
Alguns dos principais músicos que participaram da
orquestra
– Dan Grigssom (sax-alto), Earl Carruthers (sax-barítono), Eddie Durham
(guitarra), Edwin Wilcox (piano), Gerald Wilson (trompete), Henry Wells
(trombone), Jimmy Crawford (bateria), Omer Simeon (clarinete), Russell Bowles
(trombone), Sy Oliver (trompete), Ted Buckner (sax-alto), Trummy Young
(trombone), Willie Cook (trompete), Willie Smith (sax-alto).
Resumo da discografia (gravações no
período de 1935 a 1947)
Ain’t She Sweet (Milton
Ager-Jack Yellen)
Avalon (Al
Jolson-Buddy De Sylva-Vincent Rose)
Baby, Won’t You Please Come Home (Clarence Williams-Charles Warfield)
Blue Prelude (Gordon
Jenkins-Joe Bishop)
Blues In The Night (Harold Arlen-Johnny Mercer)
Cheatin’ On Me (Jack
Yellen-Lew Pollack)
Dinah (Sam
M.Lewis-Joe Young-Harry Akst)
For Dancers Only (Sy
Oliver-Don Raye-Vic Schoen)
Holiday For Strings (David Rose)
It Had To Be You (Isham
Jones-Gus Kahn)
It’s Time To Jump And Shout (Eddie Durham)
Knock Me A Kiss (Mike
Jackson)
Le Jazz Hot (Sy
Oliver-Hal Mooney)
Like A Ship At Sea (Jimmie Lunceford)
Lunceford Special (Jimmie
Lunceford)
Mandy, Make Up Your Mind (Roy Turk-Arthur Johnstone-Grant Clarke-George W.Meyer)
Margie (Con
Conrad-J.Russell Robinson-Benny Davis)
Moonbeams (Edwin
Wilcox)
My Blue Heaven (Walter
Donaldson-George Whiting)
My Melancholy Baby (Ernie Burnett-George Norton)
One O’Clock Jump (Count
Basie)
Pigeon Walk (Sam
M.Lewis-James V.Monaco)
Sweet Sue, Just You (Victor Young-Will J.Harris)
Swingin’ On C (Eddie
Durham)
Tain’t What You Do (It’s The Way That You Do It) (Sy Oliver-Trummy Young)
Teasin’ Tessie Brown (Jimmie Lunceford-Andy Razaf)
The First Time I Saw You (Nat Shikret-Allie Wrubel)
The Jimmies (Edwin
Wilcox)
The Lonesome Road (Gene
Austin-Nat Shikret)
The Love Nest (Otto
Harbach-Walter Hirsch)
The Merry-Go-Round Broke Down (David Franklin-Cliff Friend)
Time’s-A-Wastin’ (Jimmie
Lunceford)
Uptown Blues (Jimmie
Lunceford)
Well, All Right Then (Jimmie Lunceford)
Wham (Re-Bop-Boom-Bam!) (Eddie Durham-Taps Miller)