AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIAS
MCKINNEY COTTON PICKERS (formada em 1926
– encerrada em 1934)
Líder – William McKinney (1895-1969)
Nome completo – William McKinney
Nascimento – Cynthiana-Kentucky-EUA
Falecimento – Cynthiana-Kentucky-EUA
Instrumento – bateria
Comentário – William McKinney começou sua carreira
musical como baterista de uma banda de circo, na época em que era simplesmente
conhecido como Bill. Após servir no exército americano durante a Primeira
Guerra Mundial, McKinney formou em 1923 o seu próprio grupo, um sexteto ao qual
denominou Synco Jazz Band. Em 1926, a fim de gerenciar melhor os seus músicos e
as atividades da banda, McKinney decidiu deixar a bateria de lado, contratar o
baterista Cuba Austin, e por questões de marketing, mudar o nome da orquestra
para McKinney Cotton Pickers (Os Colhedores de Algodão de McKinney),
dedicando-se integralmente à função de bandleader.
McKinney trouxe para cuidar dos arranjos da nova banda ninguém menos do que o
famoso saxofonista-arranjador Don Redman, que trabalhava com Fletcher
Henderson. Ao lado de Redman, McKinney conseguiu durante alguns anos rivalizar
com o próprio Henderson e com a mega orquestra de Duke Ellington, obtendo uma
alta cotação entre os precursores do swing.
Infelizmente, a orquestra sob a sua regência foi desfeita em 1934 devido à
Depressão, depois de McKinney ter perdido Don Redman – que saiu para formar a
sua própria banda – e outros músicos importantes como o saxofonista Benny
Carter. Então, curiosamente, ele promoveu a abertura de uma espécie de franchising, o que produziu diversas
bandas chamadas McKinney Cotton Pickers tocando simultaneamente em diversos
lugares dos Estados Unidos, sem que nenhuma delas contasse com a sua presença.
Após encerrar suas atividades musicais, McKinney gerenciou algumas casas
noturnas em Detroit – além das bandas que usavam o seu nome – e terminou como
empregado de uma montadora de automóveis na cidade, aposentando-se em 1950. A
McKinney Cotton Pickers (a exemplo da Casa Loma) é um dos raros casos em que o
nome da orquestra se sobrepõe ao do bandleader.
Mas Bill McKinney soube reservar seu nome entre os jazzistas, mesmo tendo sua
carreira como bandleader durado tão
pouco, apenas dos meados de 1920 até os meados de 1930.
Algumas gravações
Baby, Won’t You Please Come Home? (Clarence Williams-Charles Warfield)
Birmingham Breakdown (Duke Ellington)
Cherry (Don
Redman)
Cotton Picker’s Scat (Don Redman-Bernard McKinney)
Four Or Five Times (Byron Gay-Marco H.Hellman)
Gee Baby, Ain’t It Good To You? (Don Redman-Andy Razaf)
Honeysuckle Rose (Fats
Waller-Andy Razaf)
Hullabaloo (Walter
O’Keefe-Bobby Dolan)
I Found A New Baby (Jack Palmer-Spencer Williams)
I’d Love It (Don
Redman-Will Hudson)
If I Could Be With You One Hour Tonight (James P.Johnson-Henry Creamer)
Miss Hannah (Don
Redman-John Nesbitt)
Nobody’s Sweetheart (Gus Kahn-Elmer Schoebel-Billy Meyers-Ernie Erdman)
Put It There (Shag Nasty) (Todd Rhodes)
Save It, Pretty Mama (Don Redman)
You’re Driving Me Crazy (Walter Donaldson)