terça-feira, 3 de julho de 2018




BÉLGICA EM DETALHES


A Bélgica é um país pequeno, espremido entre a França, a Alemanha e a Holanda, com vista para o mar. Em tamanho, é apenas um pouco maior que o estado de Alagoas, e a sua população de cerca de 12 milhões de habitantes fala três idiomas oficiais - o holandês na região norte, o francês na parte do sul e o alemão ao leste.
Suas características fazem do país um lugar especial: dizem que os belgas fazem do país um ótimo lugar para se viver porque tem o charme francês, a loucura holandesa e a disciplina alemã.
A capital, Bruxelas, cresceu a partir de um forte erguido por um descendente do imperador Carlos Magno e hoje conta com mais de quase dois milhões de habitantes, sendo considerada um centro importante para a política, as artes e a gastronomia.
Com cerca de 1.500 marcas diferentes de cerveja, a Bélgica é um paraíso para quem aprecia o produto, que poderia se dar ao luxo de tomar uma marca diferente por dia, sem repetir, durante quase dois anos.
No entanto, a Bélgica não é muito popular entre os brasileiros pois não tem o mesmo apelo cultural, comercial e turístico de outros países do Velho Continente, como Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália, França e Alemanha. Hoje, porém, ela está na ordem do dia por se constituir em uma ameaça às pretensões auriverdes em conquistar a Copa do Mundo pela sexta vez desde que o torneio foi criado.
Se valer a qualidade do time rubro podemos antever algumas complicações típicas de uma fase de quartas de final. Se valer a tradição, no entanto, não há muito o que temer.
Os belgas participaram de apenas 12 das 21 edições de Copa do Mundo até agora realizadas - contando com a atual - e a sua melhor classificação foi um quarto lugar em 1986 no México e um sexto lugar na Copa disputada no Brasil em 2014. Nas demais, um desempenho fraco e uma coleção de desilusões.
Em sete ocasiões o país sequer se classificou nas eliminatórias, e até a Copa de 1990 sempre flertou com as últimas colocações no torneio.
Em termos de Europa, o quadro permanece anêmico. Em 17 vezes, desde 1960, conseguiu se classificar apenas 5 para disputar a Eurocopa, conseguindo um vice-campeonato em 1980 e um terceiro lugar em 1972.
A única vez que brasileiros e belgas se enfrentaram numa Copa do Mundo deu Brasil - 2x0 no Mundial de 2002. As equipes também se enfrentaram outras três vezes em jogos amistosos em toda a história.
Num dos amistosos, em 1988, o Brasil venceu em Bruxelas por 2x1, mas nos outros dois tivemos resultados díspares - uma goleada a favor da Bélgica por 5x1 em Bruxelas em 1963 e a resposta brasileira com outra goleada, desta vez 5x0  no Rio de Janeiro em 1965.
A Bélgica já teve craques de repercussão internacional, com o zagueiro Vincent Kompany, ainda na ativa, o atacante Paul Van Himst (maior artilheiro da seleção), o goleiro Michel Preud'homme (o melhor de todos os tempos) e o meia Jan Ceulemans (recordista de atuações pela seleção), mas a equipe atual é sem dúvida mais organizada e possui um conjunto mais harmonioso. Nela despontam Thibaut Courtois (goleiro do Chelsea),  os zagueiros Thomas Meunier (PSG) e Thomas Vermaelen (Barcelona), os meio-campistas Kevin De Bruyne (Manchester City), Marouane Fellaini  (Manchester United), Mousa Dembélé (Tottenham) e os atacantes Romelu Lukaku (Manchester United) e Eden Hazard (Chelsea).
Um time que pode dar trabalho.

Nenhum comentário: