AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA
PAUL WHITEMAN (1890-1967)
Nome completo – Paul Samuel Whiteman
Nascimento – Denver-Colorado-EUA
Falecimento – Doylestown-Pennsylvania-EUA
Instrumento – viola e violino
Comentário – Paul Whiteman era um músico clássico
que tocava em orquestras sinfônicas. Durante a Primeira Guerra Mundial,
Whiteman foi regente de uma orquestra da Marinha americana, e ao final do
conflito resolveu formar o seu próprio grupo e especializar-se em dança de
salão até desembocar no “jazz sinfônico”. Ele montou a sua primeira formação de
música dançante em 1918 quando ainda morava em San Francisco-Califórnia. Em
função da convivência com outros músicos, sua orquestra e seu estilo
amadureceram quando ele foi para Nova York em 1920. Devido à sua indiscutível qualidade de músico,
e por ser um dos precursores das mudanças que ocorreram no jazz orquestrado no
início do século vinte, ele foi muito influente na formação das primeiras
orquestras de swing, principalmente
em Nova York e Chicago. Poucos críticos de jazz concordam que Whiteman
realmente interpretasse o swing
propriamente dito, pois a ausência do blues
deixava a sua música bastante europeizada. No entanto, todos são unânimes em
conceder a ele a primazia de ter descoberto inegáveis talentos que vieram somar
e contribuir para o jazz de uma forma ou de outra depois de conhecê-lo
musicalmente, entre os quais podem ser citados Jimmy Dorsey, Tommy Dorsey, Jack
Teagarden, Bix Beiderbecke, Bunny Berigan, Bing Crosby e Johnny Mercer. A
gravação da música “Rhapsody In Blue”, de George Gershwin, em 1924, foi um
marco na sua carreira e um dos grandes momentos na execução do chamado “jazz
sinfônico”. Whiteman foi agraciado com o título de “Rei do Jazz” sem, no
entanto, ser um músico específico deste gênero. Sua popularidade caiu nos anos
1940, mas cresceu novamente nos anos 1950, quando ele se transformou no
anfitrião de um programa musical de televisão. Whiteman se manteve musicalmente
ativo desde os anos 1920 até os anos 1960.
Alguns dos principais músicos que participaram da
orquestra
– Bix Beiderbecke (trompete), Bunny Berigan (trompete), Charlie Teagarden
(trompete), Eddie Lang (guitarra), Frank Trumbauer (saxofone), George Gershwin
(piano), Henry Busse (trompete), Hoagy Carmichael (piano), Jack Teagarden
(trombone), Joe Venuti (volino), Matty Malneck (violino), Ray Turner (piano),
Roy Bargy (piano).
Resumo da discografia (gravações no período de 1920 a 1939)
Among My Souvenirs (Edgar Leslie-Horatio Nicholls)
Bugle Call Rag (Jack
Pettis-Elmer Schoebel-Billy Meyers)
Caprice Futuristic (Frank Signorelli-Matty Malneck)
China Boy (Phil
Bouteljie-Dick Winfree)
Concerto In F (George
Gershwin)
Deep Purple (Peter
DeRose-Mitchell Parish)
Everybody Step (Irving
Berlin)
Hallelluyah (Vincent
Youmans-Clifford Grey-Leo Robbins)
I Kiss Your Hand Madame (Sam M.Lewis-Joe Young-Ralph Erwin)
I’m A Dreamer (Lew
Brown-Buddy DeSylva-Ray Henderson)
I’m Coming Virginia (Will Marion Cook-Donald Heywood)
It All Depends On You (Lew Brown-Buddy DeSylva-Ray Henderson)
It’s Only A Paper Moon (Harold Arlen-Edgar Yipsel Harburg-Billy Rose)
Liebestraum (Franz
Liszt)
Linger Awhile (Vincent
Rose-Harry Owens)
Mexican Jumping Bean (Raymond Scott)
Mississipi Mud (Harry
Barris-James Cavanaugh)
My Melancholy Baby (Ernie Burnett-George Norton)
Night Ride (Sid
Philips)
Park Avenue Fantasy (Matty Malneck)
Rhapsody In Blue (George
Gershwin)
Rockin’ Chair (Hoagland
“Hoagy” Carmichael)
Side By Side (Harry
Woods)
Sing For Your Supper (Richard Rodgers-Lorenz Hart)
Softly As In A Morning Sunrise (Sigmund Romberg-Oscar Hammerstein II)
South Sea Isles (George
Gershwin-Arthur Jackson)
Southern Rose (Billy
Mayerl)
Stardust (Hoagland
“Hoagy” Carmichael-Mitchell Parish)
Sugar (Maceo
Pinkard-Sidney Mitchell-Edna Alexander)
Sweet Sue, Just You (Victor Young-Will J.Harris)
Thanks For Everything (Mack Gordon-Henry Revel)
The Man I Love (George
Gershwin-Ira Gershwin)
Wang Wang Blues (Henry
Busse-BusterJohnson-Leo Wood-Gus Mueller)
Way Down Yonder In New Orleans (Henry Creamer-Turner Layton)
When Day Is Done (Dr.
Robert Katscher)
Whispering (Richard
H.Coburn-Vincent Rose-John Schonberger)
Whiteman Stomp (Fats
Waller-Jo Trent)
Nenhum comentário:
Postar um comentário