terça-feira, 23 de março de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


GEORGE RUSSELL (1923-2009) 

Nome completo – George Allen Russell

Nascimento – Cincinnati-Ohio-EUA

Falecimento – Boston-Massachusets-EUA

Instrumento – piano e bateria

 

Comentário – George Russell foi um talentoso compositor, arranjador e bandleader. Ele foi também um dos músicos que trouxeram a modernidade para o jazz orquestrado, notabilizando-se como um grande teórico e sendo o criador de uma idéia de organização musical chamada “Lydian Chromatic Concept of Tonal Organization” (“Conceito Cromático Lidiano de Organização Tonal”), cujo nome faz menção a um antigo país da Ásia Menor chamado Lídia. Esta inovação musical se constituiu em uma experiência tonal que viria modificar o conceito de jazz. Sua teoria consiste em tocar jazz baseado em escalas, ao invés do tradicional sistema de acordes. Seu livro, publicado em 1953, que define e teoriza conceitos musicais específicos, foi sem dúvida o primeiro, e é um dos poucos do gênero que foram escritos por um músico de jazz. Russell iniciou sua carreira como baterista, mas ao ceder seu lugar para Max Roach na orquestra de Benny Carter, ele transferiu o seu interesse para o campo de composição e arranjo. Em 1945 Russell voltou a tocar bateria no grupo de Charlie Parker, mas estava tão envolvido com a sua nova ideia que decidiu abandonar de vez a carreira de músico instrumentista. Sua teoria “lidiana” pavimentou o caminho de músicos como John Coltrane e Miles Davis, e abriu as portas para a inventividade do free-jazz. Como arranjador, Russell trabalhou com Artie Shaw e mais tarde com Claude Thornhill, mas foi insistindo no seu conceito musical que ele encontrou seu verdadeiro caminho. George Russell gravou com Bill Evans, Paul Bley, Billy Taylor, Eric Dolphy, Sonny Rollins e muitos outros músicos de vanguarda. Excursionou pela Europa, radicou-se na Suécia por cinco anos, e lá montou um pequeno grupo para apresentar o seu novo estilo de jazz. É claro que a reação entre alguns jazzistas não foi a princípio das mais favoráveis, principalmente entre aqueles que cultuavam as raízes do jazz mais tradicional, mas nem por isso Russell abandonou o seu projeto. Durante anos George Russell proferiu palestras em universidades e escolas de música e se manteve na ativa até pouco antes de morrer, aos oitenta e oito anos.

 

Algumas gravações 

Au Privave (Charlie Parker)

Autumn In New York (Vernon Duke-Ira Gershwin)

Blues In Orbit (George Russell)

D.C.Divertimento (George Russell)

Electronic Sonata For Souls Loved By Nature (Jan Garbarek-George Russell)

Ezz-thetic (George Russell)

How About You? (Ralph Freed-Burton Lane)

Kige’s Tune (Al Kiger)

Now And Then (George Russell)

Othello Ballet Suite (George Russell)

So What (Miles Davis)

Stereophrenic (David Baker)

The Lydiot (George Russell)

The Outer View (George Russell)

The Stratus Seekers (George Russell)

Time Spiral (George Russell)

Zig-Zag (Carla Bley)

You Are My Sunshine (Jimmie Davis-Charles Mitchell)

 

 

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