terça-feira, 19 de maio de 2020





SINOPSE DO PROGRAMA SEXTA JAZZ DE 19/01/2018
RÁDIO UNIVERSIDADE FM - 106,9 Mhz
São Luís-MA

EAST COAST / WEST COAST - TOOTS THIELEMANS

A diferença entre o East Coast e o West Coast jazz em termos geográficos é evidente, pois trata de regiões - leste e oeste - separadas por cinco mil quilômetros de vales, desertos, rios e metrópoles. Musicalmente, a diferença não chega a tanto, mas é bastante perceptível. O jazz da costa leste tem como legado a influência do bebop, transformado em hard-bop, no free-jazz e outras manifestações mais complicadas em termos de sonoridade. Já o jazz da costa oeste acaba sendo uma adaptação mais melódica do bebop, começando pelo cool jazz e passeando por sonoridades mais amenas que remetem inclusive ao third-stream e ao jazz-waltz. O gaitista e guitarrista Toots Thielelemans - mais West do que East na sua própria concepção de intérprete - faz uma incursão nos dois estilos, executando peças que se sobressaíram no lado de Nova York - caso de "Groovin' High", "Giant Steps" e "In Walked Bud" - e no lado de Los Angeles - caso de "Take Five", "Waltz For Debby" e "Blue In Green".  De um lado, nomes como John Coltrane, Dizzy Gillespie e Thelonious Monk, e do outro lado Dave Brubeck, Miles Davis e Bill Evans, são relembrados.  
   
Sexta Jazz, nesta sexta, oito da noite, produção e apresentação de Augusto Pellegrini
                                                                                                                                    


2 comentários:

José de Oliveira Ramos disse...

Augusto, li a explanação. Sinceramente, me fez voltar ao terceiro ano ginasial, quando assisti pela primeira vez uma aula de Química: não entendi nada. Mas, se me permite traduzir o que captei, diria que, de forma mais prática, tem a mesma comparação do "estilo" do bumba-boi do Maranhão, para o bumba-boi do Pará. Estou no caminho ou realmente não entendi nada?

Jaffi Junior disse...

Dos músicos citados, ainda não ouvi Dizzy Gillespie. Todos os outros são alvos de minha admiração, apesar de meus limitados conhecimentos de jazz. Valeu pela dica sobre East nas West Coast jazz, amado mestre Augusto.