AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA
COUNT BASIE (1904-1984)
Nome completo – William James Basie
Nascimento – Red Bank-New Jersey-EUA
Falecimento – Hollywood-Flórida-EUA
Instrumento – piano
Comentário – Count Basie pode não ter sido um
compositor do tamanho de Duke Ellington ou um virtuose como Benny Goodman, mas
conseguiu superar a ambos em termos de popularidade orquestral. Basie começou
tocando piano e órgão em teatros e grupos de vaudeville em 1920. Sob a influência de Fats Waller, um grande
estilista da época, ele formou sua primeira banda, utilizando parte dos músicos
da orquestra do lendário Benny Moten após a morte de Moten em 1935. Apesar de
ser um excelente pianista, Basie preferia não aparecer em solos complicados,
conduzindo a orquestra num estilo “low
profile”, e dando destaque para solistas como Lester Young, Herschell
Evans, Harry Edison e outros. Por conta disso, ele acabou sedimentando um
estilo econômico, mas de grande significado artístico, pois sintetizava em
poucas notas o espírito da música e algumas passagens importantes. Basie se
tornou um dos bandleaders mais
populares do país a partir de 1940, com as músicas “One O’Clock Jump” e
“Jumpin’ At The Woodside”, que foram gravadas pelas principais orquestras de
então. Seu estilo musical era fortemente baseado no blues, ao qual adicionou um balanço insuperável e muita leveza. O
acaso fez com que a sua genialidade fosse descoberta pelo produtor e
caça-talentos John Hammond através das ondas do rádio. Foi Hammond que levou
Count Basie aos píncaros da fama. Anos mais tarde, mesmo durante um período de
declínio da música orquestral, Basie voltou à crista da onda através do convite
do também produtor Norman Granz, antigo criador da orquestra Jazz At The Philharmonic
– JATP, para que ajudasse a dinamizar a gravadora Pablo Records. O apelido “Count” (Conde) foi dado por um animador de auditório, a fim de compará-lo a
outros nomes consagrados do jazz que ostentavam títulos nobiliárquicos ou de
poder – Benny Goodman, “the King Of
Swing” (o Rei do Swing), Duke
Ellington, “the Duke” (o Duque),
Lester Young, “the Pres” (o Presidente)
e Bessie Smith “Empress of the Blues” (a Imperatriz do Blues).
Count Basie manteve-se musicalmente ativo dos anos 1920 aos anos 1980.
Alguns dos principais músicos que participaram da
orquestra –
Benny Morton (trombone), Buck Clayton (trompete), Buddy Tate (sax-tenor), Chu
Berry (sax-tenor), Dicky Wells (trombone), Don Byas (sax-tenor), Eddie Durham
(trombone), Freddie Green (guitarra), Harry “Sweets” Edison (trompete),
Herschell Evans (sax-tenor), Illinois Jacquet (sax-tenor), Jack Washington
(sax-alto), Jo Jones (bateria), Lester Young (sax-tenor), Ralph Burns (piano),
Sonny Payne (bateria), Tab Smith (sax-alto), Thad Jones (trompete), Vic
Dickenson (trombone), Walter Page (contrabaixo).
Resumo da discografia (gravações no
período de 1930 a 1952)
Baby Won’t You Please Come Home (Clarence Williams-Charles Warfield)
Basie Boogie (Count
Basie-Milton Ebbins)
Basie Land (Billy
Byers)
Bill Basie Won’t You Please Come Home (Count Basie-Jones-Davis)
Chicago (Fred
Fisher)
Every Day I Have The Blues (Memphis Slim)
Honeysuckle Rose (Fats
Waller-Andy Razaf)
I May Be Wrong (Count
Basie-Jimmy Rushing)
If I Could Be You (One Hour Tonight) (James P.Johnson-Henry Creamer)
I’m Shouting Again (Neal Hefti)
I’m Walking (Fats
Domino-Dave Bartholomew)
Instant Blues (Billy
Byers)
Jumpin’ At The Woodside (Count Basie-Jon Hendricks)
Lester Leaps In (Lester
Young)
Lil’ Darling (Neal
Hefti)
Lil’ Ol’ Groovemaker (Quincy Jones)
Mean To Me (RoyTurk-Fred
Ahlert)
Miss Thing (Count
Basie-Skip Martin)
Moten Swing (Bennie
Moten-Buster Moten)
Oh Lady Be Good (George
Gershwin-Ira Gershwin)
Oh Lonesome Me (Andy
Gibson)
On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)
One O’Clock Jump (Count
Basie)
Perdido (Juan
Tizol-Erwin Drake-Jan Lengsfelder)
Rock-A-Bye Basie (Count
Basie-Lester Young-Shad Collins)
Roseland Shuffle (Count
Basie)
Shorty George (Count
Basie-Andy Gibson)
Swing, Brother, Swing (Walter Bishop-Clarence Williams-Lewis Raymond)
Swingin’ The Blues (Count Basie-Eddie Durham)
Texas Shuffle (Herschell
Evans-Edgar Battle)
Them There Eyes (William
Tracey-Doris Tauber-Maceo Pinkard)
They Can’t Take That Away From Me (George Gershwin-Ira Gershwin)
Together Again (Neal
Hefti)
Told You So (Bill
Holman)
Topsy (Eddie
Durham-Edgar Battle)
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