Foto: Roscoe Mitchell
AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
ART ENSEMBLE OF CHICAGO (formada em 1966)
Lider – Roscoe Mitchell (1940- )
Nome completo – Roscoe Edward Mitchell, Jr.
Nascimento – Chicago-Illinois-EUA
Instrumento – saxofones (tenor, soprano, baixo,
barítono e alto) e flauta
Comentário
–
A Association For The Advancement Of
Creative Musicians (Associação para o
Desenvolvimento de Músicos Criativos), mais conhecida pela sigla AACM, foi
uma espécie de agremiação musical formada em 1966 para desenvolver um trabalho
que visava a produção de um jazz experimental dentro da febre vanguardista que
surgiu na segunda metade do século vinte. O grupo evoluiu e se transformou em
uma orquestra com identidade própria, assumindo em 1969 o nome de Art Ensemble
of Chicago. Os fundadores da AACM foram os saxofonistas Roscoe Mitchell e
Joseph Jarman, o trompetista Lester Bowie, o baixista Malachi Favors e o
baterista Famoudou Don Moye. A continuidade de uma ideia bem sucedida e a
manutenção dos músicos fundadores contribuíram para a execução de um trabalho
que beirava a perfeição, fazendo com que a crítica avaliasse o Art Ensemble of
Chicago como o melhor e mais influente grupo de jazz “avant-garde” dos anos 1960 até 1980. O grupo foi pioneiro na
elaboração de um trabalho que fazia uma estranha fusão entre o jazz, a arte cênica
e elementos africanos através de uma representação conhecida como happening. O desempenho performático da
banda combinava uma livre e diversificada alteração no tempo, muita dinâmica e
uma textura que era a tônica teatral das suas apresentações. O líder Roscoe
Mitchell já havia trabalhado o estilo durante o tempo em que participara da
banda experimental do também revolucionário pianista Muhal Richard Abrams. Ele
foi o principal mentor do grupo, que começou como Roscoe Mitchell Art Ensemble,
formado dois anos antes da AACM. Por conta do seu trabalho e da sua vitalidade,
o Art Ensemble Of Chicago se mantém até os dias de hoje fazendo uma música que
continua na vanguarda do jazz, apesar dos quarenta anos já decorridos da saída
de Don Moye, de Joseph Jarman (que se retirou para ser um monge budista), e da
morte de Lester Bowie e Malachi Favors. O lema da orquestra é “somos a grande música negra, da antiguidade ao futuro”.
Algumas gravações
As Clear As The Sun (Roscoe Mitchell-Malachi Favors-Famoudou Don Moye)
Everyday’s A Perfect Day (Joseph Jarman-Famoudou Don Moye)
It’s The Sign Of The Times (Malachi Favors)
Jamaica Farewell (Roscoe
Mitchell)
Nine To Get Ready (Roscoe
Mitchell)
People In Sorrow (Lester
Bowie-Joseph Jarman-Roscoe Mitchell-Malachi Favors)
Slow Tenor And Bass (Roscoe Mitchell)
Song For My Sister (Roscoe Mitchell)
The J Song (Joseph
Jarman)
The Meeting (Roscoe
Mitchell)
Voyage (Roscoe
Mitchell-Malachi Favors)
Way Way Down Yonder (Malachi Favors)
We Bop (Lester
Bowie)
Zero / Alternative Line (Lester Bowie-Roscoe Mitchell)
Nenhum comentário:
Postar um comentário