AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
GIL EVANS (1912-1988)
Nome completo – Ian Ernest Gilmore Green
Nascimento – Toronto-Ontario-Canadá
Falecimento – Cuernavaca-México
Instrumento – piano e sintetizador
Comentário – Apesar de ter vivenciado a era do swing, o canadense Gil Evans não chegou
a ser influenciado pelo estilo, exceto no que diz respeito à sonoridade das
diversas famílias de instrumentos de uma big
band. A família de Gil morava na Califórnia quando ele demonstrou seu
interesse pela música e resolveu adotar o sobrenome do seu padastro, Evans. Gil
Evans estudou música erudita, arranjo e composição, mas foi apenas em 1941 que
ele começou a trabalhar efetivamente como arranjador, na orquestra de Claude
Thornhill, onde ficou até 1948 e adquiriu sua preferência pelas big bands sofisticadas e pelo som do
jazz de pré-vanguarda. Seu apartamento num porão de Nova York passou a ser o
ponto de encontro de músicos que buscavam uma alternativa orquestral que fosse
além do swing e do bebop, entre eles Miles Davis, Gerry
Mulligan, John Lewis e Lee Konitz. Gil Evans foi um inovador e experimentou
novas sonoridades utilizando o sintetizador, a trompa e a tuba como base, além
de arregimentar músicos específicos que deram um passo adiante na modernização
do jazz. Sua carreira e sua filosofia musical se confundem com as de Miles
Davis, com quem compartilhou incontáveis momentos de criatividade. Ambos se
envolveram em 1970 com instrumentos eletrônicos e tomaram a decisão de fazer um
jazz de vanguarda sem se importar com o passado, por mais importante que o
passado tivesse sido. Evans era acima de tudo um músico de jazz, embora sua
mente fosse aberta para novas experiências, incluindo o jazz-rock, evidenciado pelo seu particular interesse pela obra de
Jimi Hendrix e, mais tarde, de Sting. Os três álbuns resultantes do seu
trabalho com Miles Davis (“Miles Ahead”,
“Porgy And Bess” e “Sketches Of Spain”) são considerados
clásicos do jazz de vanguarda. Gil Evans se manteve musicalmente ativo desde o
início dos anos 1940 até meados dos anos 1980.
Algumas gravações
Angel (Jimi Hendrix)
Anita’s Dance (Gil
Evans)
Blues In Orbit (George
Russell)
Chant Of The Weed (Don
Redman)
Cheek To Cheek (Irving
Berlin)
Django (John
Lewis)
King Porter Stomp (Jelly
Roll Morton)
La Nevada (Gil
Evans)
Lester Leaps In (Lester
Young)
Manteca (Gil Fuller-Dizzy
Gillespie-Chano Pozo)
Prelude To Orgone (Gil
Evans)
Prince Of Darkness (Wayne Shorter)
‘Round Midnight (Cootie
Williams-Thelonious Monk-Bernie Hanighen)
Savannah (Harold
Arlen-E.Ypsel”Yip” Harburg)
The Bilbao Song (Kurt
Weill-Bertold Brecht)
There Comes A Time (Tony Williams)
Thoroughbred (Billy
Harper)
Voodoo Chile (Jimi
Hendrix)
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