AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
JELLY ROLL MORTON (1890-1941)
Nome completo – Ferdinand Joseph La Menthe
Nascimento – Gulfport-Louisiana-EUA
Falecimento – Los Angeles-Califórnia-EUA
Instrumento – piano
Comentário – Jelly Roll Morton é considerado um dos
maiores músicos da história do jazz, sendo diretamente responsável pelos
caminhos que o jazz tomou no início do século vinte. Apesar de visionário – ele
se outorgava o título de “o inventor do jazz e do stomp” – Morton foi realmente
um dos inovadores que permitiram ao jazz enveredar pelos caminhos por onde
enveredou, adicionando à estrutura do ragtime
a sutileza da blue note e a inversão
rítmica do off-beat, possibilitando
assim uma nova harmonia e uma nova pulsação. Morton também foi um dos primeiros
grandes compositores de jazz. São suas as
músicas “King Porter Stomp”, “Wolverine Blues”, “The Pearls”, “Mr.Jelly Lord”,
“Buddy Bolden Blues” e “Wild Man Blues”, entre outras. Quando criança,
Morton aprendeu a tocar a harmônica (gaita de boca) e o trombone, antes de
descobrir o ragtime e o piano. A
partir dos dez anos de idade ele passou e se dedicar integralmente ao piano,
instrumento que no qual foi um virtuose. Ainda adolescente, ele tocou em
diversos cabarés de Storyville, o bairro boêmio de Nova Orleans, até que em
1917, com o fechamento de todas as casas, ele se obrigou a excursionar, se
apresentando como ator, cantor e pianista em grupos de vaudeville. Depois, Morton se fixou em Los Angeles até 1922,
ficando também algum tempo em Houston, onde se juntou à banda McCabe’s
Minstrels, que fazia uma espécie de teatro musicado, vagando então por boa
parte dos Estados Unidos – Saint Louis, Kansas City, Richmond, novamente Los
Angeles e finalmente Chicago, a nova Meca da música, onde gravou soberbos solos
de piano e onde montou uma banda chamada The Incomparables. Mais tarde Morton
reuniu alguns dos melhores músicos do estilo chicago e formou a banda Red Hot Peppers, realizando diversas
gravações para a Victor. Em 1928, sentindo que o centro do jazz estava se
deslocando para Nova York, Morton se dirigiu para lá. No entanto, havia chegado
a época da Depressão, e ele começou a encontrar dificuldades, até porque com a
chegada do swing a sua música passou
a ser considerada um pouco fora de moda. Morton ficou na obscuridade durante
algum tempo, para reaparecer em 1939. Sua saúde debilitada, no entanto, ofuscou
o brilhantismo das suas apresentações. Jelly Roll Morton morreu em 1941, aos
cinquenta anos, e não teve tempo de ver o quanto o mundo do jazz viria a
reverenciar a sua obra.
Algumas gravações
Beale Street Blues (William
Christopher Handy)
Buddy Bolden’s Blues (I Thought I Heard Buddy Bolden
Say) (Jelly Roll Morton)
Dead Man Blues (Jelly
Roll Morton)
Doctor Jazz (King
Oliver-Walter Melrose)
Georgia Swing (Jelly
Roll Morton-Santo Pecora)
Kansas City Stomp (Jelly
Roll Morton)
King Porter Stomp (Jelly
Roll Morton)
London Blues (Jelly
Roll Morton)
Maple Leaf Rag (Scott
Joplin)
Mr.Jelly Lord (Jelly
Roll Morton-Walter Melrose)
Panama (William
Tyers)
Pretty Lil (Jelly
Roll Morton)
Shrevenport Stomp (Jelly
Roll Morton)
The Crave (Jelly
Roll Morton)
The Pearls (Jelly
Roll Morton)
Wild Man Blues (Jelly
Roll Morton-Louis Armstrong)
Wolverine Blues (Jelly
Roll Morton)
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