sexta-feira, 7 de maio de 2021

 


AS CORES DO SWING

(Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


LARRY CLINTON (1909-1985) 

Nome completo – Larry Clinton

Nascimento – Nova York-New York-EUA

Falecimento – Tucson-Arizona-EUA

Instrumento – trompete, trombone e clarinete

 

Comentário – Larry Clinton foi um competente maestro, compositor e arranjador que participou do cenário do swing e da música de dança durante os anos 1930. Clinton começou a sua carreira como arranjador e trompetista da orquestra de Ferde Grofé em 1932. Quando saiu da orquestra de Grofé, Clinton passou a escrever arranjos para Tommy Dorsey e a trabalhar como freelancer para diversos outros maestros. Durante um certo tempo a partir de 1935, Clinton comandou a Casa Loma Orchestra. Seu primeiro reconhecimento público foi quando ele fez o arranjo da música “The Dipsy Doodle”, interpretada pela orquestra de Dorsey. A partir de então, por causa da música, ele foi apelidado de “The Old Dipsy Doodler” (“o velho pateta bêbado”), nada lisonjeiro, diga-se de passagem. Suas primeiras gravações em 1937 revelaram uma excelente cantora, chamada Bea Wain, no tempo em ele costumava executar canções de jazz romântico. Com o passar do tempo, Clinton passou a exercitar outra das suas especialidades, a de jazzificar músicas de compositores eruditos, como Piotr Ilitch Tchaikovski, Friedrich Von Flotow e outros. Suas adaptações e arranjos feitos para “Reverie”, de Claude Debussy, e “I Dreamt That I Dwelt In Marble Halls”, de Michael Balfe, são estupendos. Larry Clinton montou uma sofisticada orquestra de danças para a qual compôs músicas estranhas, muitas das quais voltadas para o sobrenatural e para o satanismo. São exemplos dessas peças “Midnight In The Madhouse” (“Meia-Noite No Hospício”), “Shades Of Hades” (“Sombras Do Inferno”), “Night Shades” (“Sombras Da Noite”), “The Devil With The Devil” (“O Inferno Com O Demônio!”), “Satan In Satin (“Satã Vestido De Cetim”) e  “Study In Surrealism” (“Estudo Em Surrealismo”). Clinton realizou excelentes gravações com deversas cantoras, como a citada Bea Wain, a então jovem Ella Fitzgerald, Helen Forrest, Peggy Mann e Nan Wynn. Em 1941, ele desfez a orquestra e se alistou na Força Aérea como piloto, serviu com distinção e foi condecorado por mérito. Ao voltar da guerra, Clinton percebeu que o período das dance-bands estava no fim e resolveu não retomar a orquestra para apresentações, trabalhando apenas como orquestrador. Em 1961, Clinton se aposentou da música e se dedicou à atividade de escritor de ficção. Sua orquestra sempre foi bastante elogiada pelo sentido de modernidade que ele imprimiu ao swing, apesar de ter permanecido em evidência por pouco mais de uma década.

 

Algumas gravações 

Always And Always (Robert C.Wright-George Forrest-Edwin Ward)

I Dreamt I Dwelt In Marble Halls (Larry Clinton-Michael Balfe)

I’ve Got My Heart Set On You (Mack Gordon-Harry Revel)

Love Is Here To Stay (George Gershwin-Ira Gershwin)

Martha (Ach, So Fromm) (Ah, So Pure) (Friedrich Von Flotow)

Midnight In The Madhouse (Larry Clinton)

Milenburg Joys (Jelly Roll Morton-Paul Mares-Leon Roppolo)

My Heart Belongs To Daddy (Cole Porter)

My Reverie (Larry Clinton-Claude Debussy)

Night Shades (Larry Clinton)

Over The Rainbow (Harold Arlen-Edgar Y.”Yip” Harburg)

Shades Of Hades (Larry Clinton)

Study In Blue (Larry Clinton)

The Big Deeper (Larry Clinton-Frances Day Colgems)

The Dipsy Doodle (Larry Clinton)

The Jitterbug (Harold Arlen-Edgar Y.”Yip” Harburg)

You Took Advantage Of Me (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

 

Nenhum comentário: