AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
LARRY CLINTON (1909-1985)
Nome completo – Larry Clinton
Nascimento – Nova York-New
York-EUA
Falecimento –
Tucson-Arizona-EUA
Instrumento – trompete,
trombone e clarinete
Comentário – Larry Clinton foi um competente
maestro, compositor e arranjador que participou do cenário do swing e da música de dança durante os
anos 1930. Clinton começou a sua carreira como arranjador e trompetista da
orquestra de Ferde Grofé em 1932. Quando saiu da orquestra de Grofé, Clinton
passou a escrever arranjos para Tommy Dorsey e a trabalhar como freelancer para diversos outros
maestros. Durante um certo tempo a partir de 1935, Clinton comandou a Casa Loma
Orchestra. Seu primeiro reconhecimento público foi quando ele fez o arranjo da
música “The Dipsy Doodle”, interpretada pela orquestra de Dorsey. A partir de
então, por causa da música, ele foi apelidado de “The Old Dipsy Doodler” (“o
velho pateta bêbado”), nada lisonjeiro, diga-se de passagem. Suas primeiras
gravações em 1937 revelaram uma excelente cantora, chamada Bea Wain, no tempo
em ele costumava executar canções de jazz romântico. Com o passar do tempo,
Clinton passou a exercitar outra das suas especialidades, a de jazzificar
músicas de compositores eruditos, como Piotr Ilitch Tchaikovski, Friedrich Von
Flotow e outros. Suas adaptações e arranjos feitos para “Reverie”, de Claude
Debussy, e “I Dreamt That I Dwelt In Marble Halls”, de Michael Balfe, são
estupendos. Larry Clinton montou uma sofisticada orquestra de danças para a
qual compôs músicas estranhas, muitas das quais voltadas para o sobrenatural e
para o satanismo. São exemplos dessas peças “Midnight In The Madhouse” (“Meia-Noite
No Hospício”), “Shades Of Hades” (“Sombras Do Inferno”), “Night Shades”
(“Sombras Da Noite”), “The Devil With The Devil” (“O Inferno Com O Demônio!”),
“Satan In Satin (“Satã Vestido De Cetim”) e
“Study In Surrealism” (“Estudo Em Surrealismo”). Clinton realizou excelentes
gravações com deversas cantoras, como a citada Bea Wain, a então jovem Ella
Fitzgerald, Helen Forrest, Peggy Mann e Nan Wynn. Em 1941, ele desfez a
orquestra e se alistou na Força Aérea como piloto, serviu com distinção e foi
condecorado por mérito. Ao voltar da guerra, Clinton percebeu que o período das
dance-bands estava no fim e resolveu
não retomar a orquestra para apresentações, trabalhando apenas como orquestrador.
Em 1961, Clinton se aposentou da música e se dedicou à atividade de escritor de
ficção. Sua orquestra sempre foi bastante elogiada pelo sentido de modernidade
que ele imprimiu ao swing, apesar de
ter permanecido em evidência por pouco mais de uma década.
Algumas gravações
Always And Always (Robert
C.Wright-George Forrest-Edwin Ward)
I Dreamt I Dwelt In Marble Halls (Larry Clinton-Michael Balfe)
I’ve Got My Heart Set On You (Mack Gordon-Harry Revel)
Love Is Here To Stay (George Gershwin-Ira Gershwin)
Martha (Ach, So Fromm) (Ah, So Pure) (Friedrich Von Flotow)
Midnight In The Madhouse (Larry Clinton)
Milenburg Joys (Jelly
Roll Morton-Paul Mares-Leon Roppolo)
My Heart Belongs To Daddy (Cole Porter)
My Reverie (Larry
Clinton-Claude Debussy)
Night Shades (Larry
Clinton)
Over The Rainbow (Harold
Arlen-Edgar Y.”Yip” Harburg)
Shades Of Hades (Larry
Clinton)
Study In Blue (Larry
Clinton)
The Big Deeper (Larry
Clinton-Frances Day Colgems)
The Dipsy Doodle (Larry
Clinton)
The Jitterbug (Harold
Arlen-Edgar Y.”Yip” Harburg)
You Took Advantage Of Me (Richard Rodgers-Lorenz Hart)
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