AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
NOBLE SISSLE (1889-1975)
Nome completo – Noble Lee Sissle
Nascimento – Indianapolis-Indiana-EUA
Falecimento – Tampa-Flórida-EUA
Instrumento – nenhum (vocal)
Comentário – Desde criança, Noble Sissle se viu
envolvido pela música. Seu pai era pastor e organista de uma igreja metodista e
ele começou cantando no coral da congregação para mais tarde participar de um
quarteto gospel que excursionou pela
região. Assim, apesar de não ter sido um músico ortodoxo, Noble Sissle acabou
se notabilizando como cantor, para depois acumular o trabalho como letrista e
principalmente como gerente de bandas e bandleader.
Sissle se tornou realmente conhecido depois que se uniu ao pianista Eubie Blake
para formar um duo cantor-pianista de grande qualidade. Por serem ambos
originários do vaudeville e do ragtime, eles criaram espetáculos
musicais para teatro que marcaram profundamente a época, como “Shuffle Along” em 1921 e “Chocolate Dandies” em 1924 (o nome
“Chocolate Dandies” foi posteriormente utilizado por Benny Carter para batizar
a sua orquestra em 1932). Nesta época Sissle também atuou em filmes sonoros,
sendo considerado o primeiro artista de jazz a aparecer no cinema. Em 1926
Sissle e Blake decidiram tomar caminhos diferentes, embora voltassem e se
apresentar juntos ocasionalmente. Noble Sissle viajou diversas vezes para a
Europa, começando em 1915 com a banda do 369º Regimento de Infantaria, depois
com Eubie Blake em 1925 e 1926 e finalmente com a sua própria orquestra no
período de 1928 a 1931. Numa apresentação na Inglaterra em 1930, ele contou com
a real presença do Príncipe de Gales que tocou bateria como artista convidado. Noble
Sissle não tocava nenhum instrumento, mas a sua orquestra – denominada Noble
Sissle’s Swingsters – chegou a reunir músicos de alto quilate, como Sidney
Bechet, Tommy Ladnier, Buster Bailey, e cantores como Lena Horne e Nat “King”
Cole. Em 1960 Sissle se tornou o primeiro disc-jóquei negro a trabalhar na
Rádio WMGM, e mais tarde, aproveitando-se do sucesso e da reputação que havia
adquirido com o tempo, fundou uma empresa de publicidade e foi proprietário de
um clube noturno. Dentro do campo da música, Sissle se manteve na ativa desde
meados dos anos 1910 até meados dos anos 1950.
Algumas gravações
Baltimore Buzz (Eubie Blake-Noble Sissle)
Bandanna Days (Eubie
Blake-Noble Sissle)
Blackstick (Sidney
Bechet)
Characteristic Blues (Sidney Bechet-Noble Sissle)
I’m Craving For That Kind Of Love (Eubie Blake-Noble Sissle)
I’m Going Away Just To Wear You Off My Mind (Andrew Lloyd Weber)
I’m Just Wild About Harry (Eubie Blake-Noble Sissle)
Love Will Find A Way (Eubie Blake-Noble Sissle)
Loveless Love (William
Christopher Handy)
Mirandy (Eubie
Blake-Noble Sissle-James Reese Europe)
Okay-Doke (Sidney
Bechet)
Polka Dot Rag (Eubie
Blake-Noble Sissle)
Sweet Patootie (Patunia) (Sidney Bechet)
Viper Mad (Sidney
Bechet)
Wha’d Ya Do To Me (Milton
Ager)
When The Sun Sets Down South (Southern Sunset) (Sidney Bechet-Harry Brooks)
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