AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
OLIVER NELSON (1932-1975)
Nome completo – Oliver Edward Nelson
Nascimento – Saint Louis-Missouri-EUA
Falecimento – Los Angeles-California-EUA
Instrumento – sax-tenor, sax-alto e sax-soprano
Comentário – Oliver Nelson foi um talentoso
saxofonista que teve seu nome como instrumentista eclipsado pelas suas
qualidades de compositor, arranjador e condutor de orquestra. Vindo de uma
família musical (seu irmão era também saxofonista profissional e sua irmã se
destacava como cantora), Nelson começou a aprender piano quando tinha seis anos
e se interessou pelo saxofone aos sete. Quando completou quinze anos, ele
começou a tocar em territory bands
(bandas itinerantes que tocavam em bailes) nas cercanias de Saint Louis, até
que se juntou à big band de Louis
Jordan em 1950, tocando sax-alto e colaborando com os arranjos. Depois, Nelson
fez uma pausa para estudar composição e teoria musical nas Universidades de
Washington e Lincoln e se graduou em 1958. Foi então para Nova York trabalhar
com Erskine Hawkins e Wild Bill Davis e também como arranjador da orquestra do
Teatro Apollo, no Harlem. Em 1959, depois de trabalhar com Louis Bellson,
Oliver começou a liderar pequenos combos.
Em 1960 e 1961 ele tocou com Quincy Jones e fez uma turnê pela Europa. Gravou
seis álbuns dirigindo a orquestra da gravadora Prestige na qual conduziu
músicos de vanguarda como Kenny Dorham, Eric Dolphy, Roy Haynes e Jimmy
Forrest. Seu trabalho foi internacionalmente reconhecido com a gravação do
álbum “The Blues And The Abstract Truth”,
contendo as músicas “Stolen Moments”, “Hoe Down”, “Yearnin” e “Teenie’s Blues”.
De 1965 a 1975 Nelson realizou excursões pela Alemanha, Suíça e África
Ocidental, fez trabalhos para a televisão (“Ironman”,
“The Six Million Dollar Man”, “The Bionic Woman”, “Night Gallery”, “Columbo”)
e produziu arranjos para os jazzistas Ray Brown, Milt Jackson, Cannonball
Adderley, Johnny Hodges, Sonny Rollins e Buddy Rich, e para alguns pop-stars como Diana Ross, James Brown, The
Temptations e Nancy Wilson. Também escreveu o arranjo para a trilha composta
por Gato Barbieri para o filme “The Last Tango In Paris”. Oliver Nelson
viveu de uma forma intensa para morrer prematuramente de um ataque cardíaco aos
quarenta e três anos, após uma carreira de quase trinta anos
ininterruptos.
Algumas gravações
Black, Brown and Beautiful (Oliver Nelson)
Blues For Mr. Broadway (Dave Brubeck)
Duke’s Place (Duke
Ellington-Bob Katz-Bob Thiele)
Dumpy Mama (Oliver
Nelson)
Echoes Of Harlem (Duke
Ellington)
I Remember Bird (Leonard
Feather)
Lazy Theme (Oscar
Peterson)
Lined With A Groove (Ray Brown)
Message (Oliver
Nelson)
Milestones (Miles
Davis)
Night Train (Jimmy
Forrest-Lewis Simpkins-Oscar Washington)
One For Duke (Oliver
Nelson)
Sound Piece For Jazz Orchestra (Oliver Nelson)
Stolen Moments (Oliver
Nelson)
Straight, No Chaser (Thelonious Monk)
The Shadow Of Your Smile (Johnny Mandel-Paul Francis Webster)
Yearnin’ (Oliver
Nelson)
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