AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
PÉREZ PRADO (1916-1989)
Nome completo – Dámaso Pérez Prado
Nascimento – Matanzas-Cuba
Falecimento – Cidade do México-México
Instrumento – piano e órgão
Comentário – Talvez pela proximidade geográfica com
o sul dos Estados Unidos, a música cubana sempre teve alguma afinidade com o
jazz, em termos de orquestração e de construção harmônica. O músico cubano é
extremamente sensível e habilidoso, e não é à toa que com o passar do tempo
muitos deles se engajassem definitivamente no jazz, mesmo sem abdicar das suas
raízes. Um dos músicos que elevaram a música da ilha a padrões internacionais
foi o bandleader, pianista e
compositor Pérez Prado. Pérez Prado estudou piano clássico quando criança, e já
adolescente tocava órgão e piano em clubes locais. Durante algum tempo ele foi
pianista e arranjador da Sonora Matancera, uma das melhores bandas já formadas
no país. Durante a década de 1940, Prado trabalhou em diversos cassinos de
Havana, mas apesar de tocar mambo, seu estilo era profundamente influenciado
por orquestras de jazz, em especial pelas big bands de swing e pelo som de Stan Kenton. Como isto gerou alguma resistência
cultural contra a sua música, ele resolveu se mudar para Porto Rico, e depois
para o México. A sua gravação de “Que Rico El Mambo” (que nos Estados Unidos
foi batizado por Sonny Burke com o nome de “Mambo Jambo”) abriu a Pérez Prado
as portas da América. Foi nos Estados Unidos, entre 1951 e 1958, que Pérez Prado
lançou seus outros sucessos mundiais (“Mambo Nº5”, “Mambo Nº8”, “Cherrry Pink
And Apple Blossom White” e “Patricia”), alcançando imensa popularidade no país
até meados dos anos 1960 mesmo nas comunidades não latinas, sendo lembrado pelo
inconfundível grito “uhhh”, com o qual
marcava as pausas da orquestra. Com a chegada do rock and roll, dos Beatles e da emergente pop music o seu sucesso declinou, mas mesmo assim ele se manteve na
liderança em toda a América Latina e também no Japão. Pela sua orquestra
passaram alguns músicos de primeira linha, como o cantor Beny Moré, o
trompetista Pete Candoli, e os percussionistas Armando Perazo, Johnny Pacheco e
Mongo Santamaría. Pérez Prado ainda se encontrava em plena atividade quando
faleceu em decorrência de um derrame cerebral aos setenta e dois anos, depois
de mais de cinquenta anos de carreira músical.
Algumas gravações
Adiós (Enric Madriguera-Eddie Woods)
Cereza Rosa (Cherry Pink And Apple Blossom White) (Louis Gugliemi “Louiguy”-Jacques Larue)
El Manisero (The Peanut Vendor) (Moisés Simons)
Frenesi (Alberto Domínguez-Leonard Whitcup)
In A Little Spanish Town (Sam M.Lewis-Joe Young-Mabel Wayne)
Mambo Nº 5 (Pérez Prado)
Mambo Nº 8 (Pérez Prado)
Music Makers (Harry
James-Don Raye)
Patricia (Pérez Prado)
Perdido (Ervin Drake-Juan Tizol-Hans J.Lengsfelder)
Que Rico El Mambo
(Mambo Jambo) (Pérez Prado)
Silbando Mambo (Pérez Prado)
St James Infirmary
(Joe Primrose)
Tequila (Daniel Flores)
The Exotic Suite
Of The Americas (Pérez Prado)
The Voodoo Suite (Pérez
Prado)
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