AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
MIFF MOLE (1898-1961)
Nome completo – Irving Milfred Mole
Nascimento – Roosevelt-Long Island-New York-EUA
Falecimento – Nova York-New York-EUA
Instrumento - trombone
Comentário - Miff Mole é um bandleader que marcou seu nome como sendo o trombonista responsável
pela criação de um estilo de solo que abria novas perspectivas para o
instrumento, pois fugia daquele tradicional contracanto normalmente usado no hot jazz. Ele começou estudando piano e
violino, mas aos quinze anos escolheu o trombone, e a partir daí praticamente
se profissionalizou, tocando na orquestra de Guy Sharp por dois anos para se
tornar uma figura significativa no cenário musical de Nova York. Em 1922 Mole
já era membro do Original Memphis Five e trabalhava em orquestras de emissoras
de rádio e em grupos que animavam o cinema mudo. Entre 1926 e 1929 ele formou a
Miff Mole and His Little Molers, da qual participava o trompetista Red Nichols.
Depois, com a inclusão de outros músicos de renome, como Eddie Lang e Jimmy
Dorsey, os Molers realizaram diversas gravações, algumas delas com a
participação da cantora Sophie Tucker, conhecida como “The Last of the Red Hot
Mamas”, uma sensação na época. Em comum acordo com Miff Mole, a banda passou a ter
o comando de Red Nichols e a se chamar Red Nichols and His Five Pennies, que
mais tarde, com a saída de Mole, recebeu Glenn Miller como trombonista e
arranjador. Com o aparecimento de Jack Teagarden no cenário do jazz hot, trazendo uma interpretação que
continha uma dose maior de blues,
Miff Mole voltou a trabalhar em emissoras de rádio – WOR e NBC – e em 1940 fez
parte da orquestra de Paul Whiteman. Já influenciado pelo estilo de Teagarden,
ele tocou com Benny Goodman em 1942 e 1943, dirigindo posteriormente diversas
bandas de dixieland. Mole mudou-se
para Chicago, onde se apresentou regularmente até 1954, quando desacelerou sua
atividade musical por problemas de saúde. Suas últimas aparições se deram ao
lado do clarinetista Pee Wee Russell e do baterista Baby Dodds no Nick’s
Tavern, tradicional ponto de Manhattan. Miff Mole faleceu aos sessenta e três anos
devido a um enfarte, depois de mais de quarenta anos de atividade jazzista.
Algumas gravações
After You’ve Gone (Turner
Layton-Henry Creamer)
Ballin’ The Jack (Chris
Smith-Jim Burris)
Crazy Rhythm (Irving
Caesar-Joseph Meyer-Roger Wolfe Kahn)
Darktown Strutters’ Ball (Shelton Brooks)
Davenport Blues (Bix
Beiderbecke)
Exactly Like You (Jimmy
McHugh-Dorothy Fields)
Feelin’ No Pain (Joseph
Anthony “Fud” Livingstone)
Fidgety Feet (Eddie
Edwards-Nick LaRocca-Henry Ragas-Tony Sbarbaro-Larry Shields)
How Come You Do Me Like You Do? (Gene Austin-Roy Bergere)
Original Dixieland One-Step (Nick LaRocca)
Saint Louis Blues (William
Christopher Handy)
Shim-Me-Sha-Wabble (Spencer Williams)
That’s A-Plenty (Lew
Pollack-Ray Gilbert)
Who’s Sorry Now? (Bert
Kalmar-Harry Ruby-Ted Snyder)
You Made Me Love You (James V.Monaco-Joseph McCarthy)
You Took Advantage Of Me (Richard Rodgers-Lorenz Hart)
You’re The Cream In My Coffee (Buddy De Sylva-Lew Brown-Ray Henderson)
Nenhum comentário:
Postar um comentário