AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
CAPÍTULO 22 - RESUMO DA DISCOGRAFIA
DON REDMAN (1900-1964)
Nome completo – Donald Mathew Redman
Nascimento – Piedmont-West Virginia-EUA
Falecimento – Nova York-New York-EUA
Instrumento – sax-alto e clarinete
Comentário – Um dos primeiros grandes arranjadores
da história do jazz, Don Redman é considerado pelos analistas como o músico que
“inventou” o som do swing. Foi dele a
ideia de utilizar um lineup desenhado
com naipes de saxofones, trompetes e trombones, o que caracterizava o som do swing e o diferenciava fundamentalmente
daquele obtido pelas orquestras que interpretavam a música orquestrada da época
ou tocavam o jazz tradicional. Filho de um professor de música e de uma
cantora, Don Redman desde pequeno já demonstrava que seria um músico de grandes
recursos, começando a tocar trompete aos três anos e fazendo parte de uma banda
aos seis. Aos doze anos ele tocava com perfeição todos os tipos de saxofone, o
oboé e o piano. Estudou música e se aperfeiçoou em arranjo e composição na
Universidade de Boston, onde se formou. Depois de tocar por um ano com a
orquestra Billy Paige’s Broadway Syncopators, Redman se uniu a Fletcher
Henderson, trabalhando como saxofonista e arranjador, e contribuiu de uma forma
definitiva para o sucesso da orquestra de Henderson. Seus arranjos eram
considerados bastante modernos para os anos 1920, extraindo uma sonoridade
jazzística de vanguarda e possibilitando aos solistas o espaço que eles
precisavam para executar grandes improvisos. Em 1927, Redman foi persuadido
pelo misto de bandleader e empresário
Jean Goldkette a deixar a orquestra de Henderson para dirigir a McKinney’s
Cotton Pickers, e logo se tornou um forte concorrente de Henderson e de outros
na escalada que o swing iria dar a
partir de 1930. Na McKinney’s, Redman também mostrou seus dotes de cantor,
transmitindo bastante humor e alegria. É interessante mencionar que apesar de
ter de alguma forma revolucionado a música orquestral, Redman conduzia a
orquestra à moda antiga, utilizando a baqueta e os trejeitos de maestro. Ele se
manteve como bandleader até 1940,
quando desfez a orquestra e preferiu concentrar seus esforços como arranjador
independente, tendo produzido algumas pérolas para Jimmy Dorsey, Count Basie e
Harry James. Don Redman se manteve musicalmente ativo durante os anos 1920 até
os anos 1950.
Alguns dos principais músicos que participaram da
orquestra
– Billy Taylor (piano), Bob Yzaguirre (sax-barítono e contrabaixo), Buster
Bailey (clarinete e sax-alto), Don Byas (sax-tenor), Eddie Barefiled
(clarinete, sax-alto, sax-barítono), Edward Inge (clarinete e sax-alto), Fred
Robinson (trombone), Henry “Red” Allen (trompete), Horace Henderson (piano),
Joe Garland (sax-tenor), Lonnie Johnson (guitarra), Manzie Johnson (bateria e
vibrafone), Mario Bauzá (trompete), Pete Clark (clarinete, sax-alto, sax-tenor
e sax-barítono), Quentin Jackson (trombone), Sidney DeParis (trompete), Talcott
Reeves (banjo e guitarra), Tyree Green (trombone e vibrafone), Zutty Singleton
(bateria).
Resumo da discografia (gravações no período de 1931 a 1946)
Alexander’s Ragtime Band (Irving Berlin)
Chant Of The Weed (Don
Redman)
Christopher Columbus (Chu Berry-Andy Razaf)
Doin’ The New Low Down (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)
Doin’ What I Please (Fats Waller-Andy Razaf)
Got The Jitters (Paul
Francis Webster-John Jacob Loeb-Billy Rose)
Got The South In My Soul (Ned Washington-Victor Young)
How Can I Hi-De-Hi (When I Feel So Low To Do) (Don Redman)
How High The Moon (Nancy
Hamilton-Morgan Lewis)
How Ya Feelin’? (Don
Redman)
I Found A New Way To Go To Town (Shelton Brooks-Alain DuBois-Ben Ellison)
I Got Rhythm (George
Gershwin-Ira Gershwin)
I Heard (Don
Redman-Irving Mills)
I Wanna Be Loved (Johnny
Green-Edward Heyman-Billy Rose)
I Won’t Tell (Don
Redman)
If It’s True (Don
Redman-Gus Bentley)
It’s A Great World After All (Don Redman)
It’s All Your Fault (Don Redman-Mitchell Parish)
Laura (Johnny
Mercer-David Raksin)
Lazy Bones (Hoagland
“Hoagy” Carmichael-Johnny Mercer)
Limehouse Blues (Philip
Braham-Douglas Furber)
Lonely Cabin (Don
Redman)
Mommy I Don’t Want To Go To Bed (Don Redman)
My Melancholy Baby (Ernie Burnett-George Norton)
Nagasaki (Harry
Warren-Mort Dixon)
No One Loves Me Like The Dallas Man (Shelton Brooks-Alain DuBois-Ben Ellison)
Pagan Paradise (Ted
Koehler)
Shakin’ The African (Harold Arlen-Ted Koehler)
Sophisticated Lady (Duke Ellington-Irving Mills-Mitchell Parish)
Stormy Weather (Harold
Arlen-Ted Koehler)
Tea For Two (Vincent
Youmans-Irving Caesar)
That Blue Eyed Baby From Memphis (Jack Palmer)
Try Gettin’ A Good Night Sleep (Don Redman)
Two Times Man (Moritz
Seidermann-Sam Krieger)
Underneath The Harlem Moon (Mack Gordon-Harry Revel)
You Gave Me Everything But Love (Harold Arlen-Ted Koehler)
You Told Me But Half The Story (Don Redman-Moritz Seidermann)
Nenhum comentário:
Postar um comentário