AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
BILL HOLMAN (1927- )
Nome completo – Willis Leonard Holman
Nascimento – Olive-Califórnia-EUA
Instrumento – clarinete e sax-tenor
Comentário – Bill Holman aprendeu a tocar clarinete
e sax-tenor quando ainda frequentava a escola de segundo grau, ocasião em que
chegou a comandar uma pequena banda formada pelos colegas estudantes. Mesmo
assim, foi apenas alguns anos mais tarde, depois de servir na Marinha e de se
formar em Engenharia, que ele decidiu investir o seu futuro na música. Assim,
no final dos anos 1940, ele resolveu estudar música no Westlake College of
Music de Los Angeles e se aperfeiçoar em composição com os professores Russ
Garcia e Lloyd Reese. Em 1949, Holman tocou na banda de Ike Carpenter, e em
1951 foi contratado por Charlie Barnet para escrever arranjos. Em 1952 ele já
trabalhava com Stan Kenton, com quem ficou por diversos anos, até que se interessou
pelo movimento west coast jazz e foi
para a Califórnia para trabalhar com os músicos representativos do estilo, como
o trompetista Shorty Rogers e o baterista Shelly Manne. Entre 1954 e 1960, Bill
Holman dirigiu as orquestras das gravadoras Capitol, Coral, Andex e Hi-Fi. Em
1958, liderou um quinteto com Mel Lewis. Durante os anos 1960 Holman contribuiu
como arranjador para diversos músicos, tais como Count Basie, Louis Bellson,
Terry Gibbs, Woody Herman, Buddy Rich, Gerry Mulligan e também para os cantores
Anita O’Day, Sarah Vaughan, June Christie e o conjunto pop Fifth Dimension. Em 1991
ele fez o arranjo para o best-selling
Unforgettable, gravado pela cantora Natalie Cole. Por incrível que possa
parecer, com toda esta intensidade musical, foi apenas em 1975 que Holman
montou a sua própria banda, chamada simplesmente The Bill Holman Band. A
orquestra gravou três álbuns para a JVC em ocasiões muito espaçadas – “The Bill Holman Band” em 1988, “A View
From The Side” em 1995 e “Brilliant
Corners: The Music Of Thelonious Monk” em 1997, embora
tenha gravado outros álbuns dirigindo outros grupos orquestrais, como por
exemplo big bands da Noruega e da
Holanda. Na sua formação, Holman contava com solistas da estirpe de Phil Woods,
Sam Nestico e Lee Konitz. Desde 1980, Holman tem trabalhado ativamente na
Europa, escrevendo arranjos para a West German Orchestra de Colônia e para a
Metropole Orchestra na Holanda. Bill Holman continua em atividade, mesmo com 93
anos, escrevendo arranjos e orientando orquestras, tendo a seu credito quase
sessenta anos de serviços prestados à música.
Algumas gravações
Airegin (Sonny
Rollins)
Blues For Alfie (Bill
Holman)
Come Rain Or Come Shine (Harold Arlen-Johnny Mercer)
Flirt (Bill
Holman)
In A Sentimental Mood (Duke Ellington-Irving Mills-Manny Kurtz)
June Is Bustin’ Out All Over (Richard Rodgers-Oscar Hammerstein II)
Just Friends (Sam
M.Lewis-John Klenner)
Lush Life (Billy
Strayhorn)
Ol’ Man River (Jerome
Kern-Oscar Hammerstein II)
Plain Brown Paper (Bill
Holman)
Speak Low (Kurt
Weill-Ogden Nash)
Swee’pea (Bill
Holman)
Ticker (Bill
Holman)
Told You So (Bill
Holman)
Tree Frog (Bill
Holman)
The Git (Bill
Holman)
Nenhum comentário:
Postar um comentário