AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
BILLY MAY (1916-2004)
Nome completo – William Edward May, Jr.
Nascimento – Pittsburgh-Pennsylvania-EUA
Falecimento – San Juan Capistrano-California-EUA
Instrumento - trompete
Comentário – Ainda muito jovem, Billy May começou a
tocar tuba aconselhado pelo médico da família como terapia para curar uma asma
crônica. Não demorou muito, ele se curou da asma e trocou a tuba pelo trompete,
instrumento muito mais leve e mais prático de se tocar. May iniciou a carreira
de trompetista na Gene Olsen’s Polish-American Orchestra em 1933, para depois
tocar nas bandas de Al Howard, Lee River e Barron Elliott. Em 1938, Billy
ingressou na orquestra de Charlie Barnet, onde ficou até 1942, indo então para
a orquestra de Glenn Miller. Mas May não conseguia ficar por muito tempo em um
único grupo, e depois de pouco tempo se transferiu para a orquestra de Les
Brown. Com o passar do tempo, Billy May percebeu o motivo de tamanha
inquietude: o seu talento como arranjador-orquestrador superava em muito as suas
qualidades de trompetista – o sucesso alcançado com o arranjo feito para a
música “Cherokee”, de Ray Noble, gravada pela orquestra de Charlie Barnet, foi
elogiado nacionalmente. Ele começou então a investir na ideia, montando uma
orquestra de estúdio. Como arranjador e bandleader,
ao longo da sua carreira, May fez inúmeras gravações com a sua orquestra
regular e também trabalhou acompanhando cantores famosos. Com as orquestras da
NBC e da Capitol, Billy May acompanhou Frank Sinatra, Nat “King” Cole, Peggy Lee,
Vic Damone, Bobby Darin, Nancy Wilson, Bing Crosby e Rosemary Clooney,
desenhando arranjos especiais para cada tipo de intérprete. Passou depois pela
RCA e pelo selo Reprise, gravadora de Sinatra. Seus arranjos privilegiavam
tempos rápidos e intervenções intrincadas dos metais, impregnando a música com
uma forte cadência que misturava o swing
com o estilo shuffle utilizado por
Les Elgart e Ray Conniff, marca de autênticas orquestras de dança. Billy May se
manteve em atividade como regente-arranjador desde meados dos anos 1940 até o
final dos anos 1990.
Algumas gravações
All Of Me (Seymour
Simons-Gerald Marks)
Always (Irving
Berlin)
Cheek To Cheek (Irving
Berlin)
Cocktails For Two (Arthur
Johnston-Sam Coslow)
Fat Man Boogie (Billy
May)
If I Had You (Ted
Shapiro-Reginald Connely-Jimmy Campbell)
Love Is Just Around The Corner (Leo Robin-Lewis Gensler)
Mayhem (Billy
May)
Perfidia (Alberto
Dominguez)
Say It Isn’t So (Irving
Berlin)
The Carioca (Vincent
Youmans-Gus Kahn-Edward Eliscu)
The Desert Song (Sigmund
Romberg-Oscar Hammerstein II-Otto Harbach)
Unforgettable (Irving
Gordon)
When I Take My Sugar To Tea (Sammy Fain-Irving Kahal-Pierre Norman)
Young At Heart (Johnny
Richards-Carolyn Leigh)
You’re Driving Me Crazy (Walter Donaldson)
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