quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


BILLY MAY (1916-2004) 

Nome completo – William Edward May, Jr.

Nascimento – Pittsburgh-Pennsylvania-EUA

Falecimento – San Juan Capistrano-California-EUA

Instrumento - trompete

 

Comentário – Ainda muito jovem, Billy May começou a tocar tuba aconselhado pelo médico da família como terapia para curar uma asma crônica. Não demorou muito, ele se curou da asma e trocou a tuba pelo trompete, instrumento muito mais leve e mais prático de se tocar. May iniciou a carreira de trompetista na Gene Olsen’s Polish-American Orchestra em 1933, para depois tocar nas bandas de Al Howard, Lee River e Barron Elliott. Em 1938, Billy ingressou na orquestra de Charlie Barnet, onde ficou até 1942, indo então para a orquestra de Glenn Miller. Mas May não conseguia ficar por muito tempo em um único grupo, e depois de pouco tempo se transferiu para a orquestra de Les Brown. Com o passar do tempo, Billy May percebeu o motivo de tamanha inquietude: o seu talento como arranjador-orquestrador superava em muito as suas qualidades de trompetista – o sucesso alcançado com o arranjo feito para a música “Cherokee”, de Ray Noble, gravada pela orquestra de Charlie Barnet, foi elogiado nacionalmente. Ele começou então a investir na ideia, montando uma orquestra de estúdio. Como arranjador e bandleader, ao longo da sua carreira, May fez inúmeras gravações com a sua orquestra regular e também trabalhou acompanhando cantores famosos. Com as orquestras da NBC e da Capitol, Billy May acompanhou Frank Sinatra, Nat “King” Cole, Peggy Lee, Vic Damone, Bobby Darin, Nancy Wilson, Bing Crosby e Rosemary Clooney, desenhando arranjos especiais para cada tipo de intérprete. Passou depois pela RCA e pelo selo Reprise, gravadora de Sinatra. Seus arranjos privilegiavam tempos rápidos e intervenções intrincadas dos metais, impregnando a música com uma forte cadência que misturava o swing com o estilo shuffle utilizado por Les Elgart e Ray Conniff, marca de autênticas orquestras de dança. Billy May se manteve em atividade como regente-arranjador desde meados dos anos 1940 até o final dos anos 1990.

 

Algumas gravações 

All Of Me (Seymour Simons-Gerald Marks)

Always (Irving Berlin)

Cheek To Cheek (Irving Berlin)

Cocktails For Two (Arthur Johnston-Sam Coslow)

Fat Man Boogie (Billy May)

If I Had You (Ted Shapiro-Reginald Connely-Jimmy Campbell)

Love Is Just Around The Corner (Leo Robin-Lewis Gensler)

Mayhem (Billy May)

Perfidia (Alberto Dominguez)

Say It Isn’t So (Irving Berlin)

The Carioca (Vincent Youmans-Gus Kahn-Edward Eliscu)

The Desert Song (Sigmund Romberg-Oscar Hammerstein II-Otto Harbach)

Unforgettable (Irving Gordon)

When I Take My Sugar To Tea (Sammy Fain-Irving Kahal-Pierre Norman)

Young At Heart (Johnny Richards-Carolyn Leigh)

You’re Driving Me Crazy (Walter Donaldson)

 

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