AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
EARL HINES (1903-1983)
Nome completo – Earl Kenneth Hines
Nascimento – Duquesne-Pennsylvania-EUA
Falecimento – Oakland-California-EUA
Instrumento – piano
Comentário – Um dos mais profícuos pianistas do
início do século vinte, Earl Hines – conhecido como “Fatha” – exerceu uma
influência decisiva sobre outros mestres do teclado, como Teddy Wilson, Jess
Stacy, Joe Sullivan, Nat “King” Cole e até o celebrado Art Tatum. Seu pai era
músico amador e sua mãe organista de igreja, o que despertou nele um grande
interesse em se aprofundar no estudo do piano. Mesmo sendo praticamente um
autodidata, Earl foi um pianista muito inventivo. Ainda nos anos 1920, o seu
modo particular de utilizar a mão esquerda lhe valeu o qualificativo de “o
pianista mais moderno do jazz”. Na juventude, além do piano, Hines também tocou
trompete, e com isso desenvolveu amplas e novas formas de explorar o som do
jazz. Em 1922 ele ingressou na orquestra de Lois Deppe, fazendo com ele as suas
primeiras gravações. Participou depois das orquestras de Sammy Stewart e
Erskine Tate. Mudou-se para Chicago em 1924, onde conheceu Louis Armstrong e
Zutty Singleton no Sunset Café, nascendo daí uma intensa afinidade musical. Sua
ligação com Armstrong e seu conhecimento do trompete fizeram com que aflorasse nele
um estilo pianístico especial, o qual foi denominado “piano trumpet style”. As suas gravações com o grupo, denominado
Armstrong’s Hot Five, especialmente as músicas “West End Blues”, “St. James
Infirmary”, “Sugar Foot Strut” e “Basin Street Blues”, fazem parte da antologia
do jazz. Versátil, Earl “Fatha” Hines foi pianista solo e comandou orquestras
de dança, grupos de jazz tradicional e, durante os anos 1940, embarcou na onda
do bebop, montando uma orquestra da
qual faziam parte Charlie Parker, Dizzy Gillespie, e Sarah Vaughan. Nos anos
seguintes ele voltou ao dixieland-chicago
e fez diversas apresentações com pequenos conjuntos e gravações no velho estilo
piano stride. Earl Hines permaneceu
musicalmente ativo durante cerca de sessenta anos, desde os anos 1920 até o
início dos anos 1980.
Algumas gravações
Blue Nights (Hayes
Alvis)
Everybody Loves My Baby (Jack Palmer-Spencer Williams)
Just A-Sittin’ And A-Rockin’ (Duke Ellington-Billy Strayhorn-Lee Gaines)
Maybe I’m To Blame (Earl Hines-Charles Carpenter-Louis Dunlap)
One O’Clock Jump (Count
Basie)
One Night In Trinidad (Earl Hines)
Rosetta (Earl
Hines-Henri Woode)
Sally, Won’t You Come Back? (Gene Buck-Dave Stamper)
Stompin’ At The Savoy (Benny Goodman-Edgar
Sampson-Chick Webb)
Straight Life (Earl
Hines-Buggs Roberts)
Sweet Ella May (Herb
Alpert-J.Russell Robinson)
Sweet Georgia Brown (Ben Bernie-Maceo Pinkard-Kenneth Casey)
The Honeydripper (Joe
Liggins)
These Foolish Things (Harry Link-Jack Strachey-Holt Marvell)
When I Dream Of You (Earl Hines-Charles Carpenter)
Whirl On A Whirl (Earl
Hines)
You Can Depend On Me (Earl Hines-Charles Carpenter-Louis Dunlap)
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