sexta-feira, 12 de março de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


EARL HINES (1903-1983) 

Nome completo – Earl Kenneth Hines

Nascimento – Duquesne-Pennsylvania-EUA

Falecimento – Oakland-California-EUA

Instrumento – piano

 

Comentário – Um dos mais profícuos pianistas do início do século vinte, Earl Hines – conhecido como “Fatha” – exerceu uma influência decisiva sobre outros mestres do teclado, como Teddy Wilson, Jess Stacy, Joe Sullivan, Nat “King” Cole e até o celebrado Art Tatum. Seu pai era músico amador e sua mãe organista de igreja, o que despertou nele um grande interesse em se aprofundar no estudo do piano. Mesmo sendo praticamente um autodidata, Earl foi um pianista muito inventivo. Ainda nos anos 1920, o seu modo particular de utilizar a mão esquerda lhe valeu o qualificativo de “o pianista mais moderno do jazz”. Na juventude, além do piano, Hines também tocou trompete, e com isso desenvolveu amplas e novas formas de explorar o som do jazz. Em 1922 ele ingressou na orquestra de Lois Deppe, fazendo com ele as suas primeiras gravações. Participou depois das orquestras de Sammy Stewart e Erskine Tate. Mudou-se para Chicago em 1924, onde conheceu Louis Armstrong e Zutty Singleton no Sunset Café, nascendo daí uma intensa afinidade musical. Sua ligação com Armstrong e seu conhecimento do trompete fizeram com que aflorasse nele um estilo pianístico especial, o qual foi denominado “piano trumpet style”. As suas gravações com o grupo, denominado Armstrong’s Hot Five, especialmente as músicas “West End Blues”, “St. James Infirmary”, “Sugar Foot Strut” e “Basin Street Blues”, fazem parte da antologia do jazz. Versátil, Earl “Fatha” Hines foi pianista solo e comandou orquestras de dança, grupos de jazz tradicional e, durante os anos 1940, embarcou na onda do bebop, montando uma orquestra da qual faziam parte Charlie Parker, Dizzy Gillespie, e Sarah Vaughan. Nos anos seguintes ele voltou ao dixieland-chicago e fez diversas apresentações com pequenos conjuntos e gravações no velho estilo piano stride. Earl Hines permaneceu musicalmente ativo durante cerca de sessenta anos, desde os anos 1920 até o início dos anos 1980.

 

Algumas gravações 

Blue Nights (Hayes Alvis)

Everybody Loves My Baby (Jack Palmer-Spencer Williams)

Just A-Sittin’ And A-Rockin’ (Duke Ellington-Billy Strayhorn-Lee Gaines)

Maybe I’m To Blame (Earl Hines-Charles Carpenter-Louis Dunlap)

One O’Clock Jump (Count Basie)

One Night In Trinidad (Earl Hines)

Rosetta (Earl Hines-Henri Woode)

Sally, Won’t You Come Back? (Gene Buck-Dave Stamper)

Stompin’ At The Savoy (Benny Goodman-Edgar Sampson-Chick Webb)

Straight Life (Earl Hines-Buggs Roberts)

Sweet Ella May (Herb Alpert-J.Russell Robinson)

Sweet Georgia Brown (Ben Bernie-Maceo Pinkard-Kenneth Casey)

The Honeydripper (Joe Liggins)

These Foolish Things (Harry Link-Jack Strachey-Holt Marvell)

When I Dream Of You (Earl Hines-Charles Carpenter)

Whirl On A Whirl (Earl Hines)

You Can Depend On Me (Earl Hines-Charles Carpenter-Louis Dunlap)

 

 

Nenhum comentário: