AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BAMDLEADERS E DISCOGRAFIA
Elliot Lawrence (1925- )
Nome completo – Elliott Lawrence Broza
Nascimento – Philadelphia-Pennsylvania-EUA
Instrumento – piano
Comentário – Se Elliot Lawrence tivesse nascido dez
anos antes, ele teria feito parte do time dos maiores bandleaders da história do swing,
pois o seu feeling e o seu faro
jazzista em nada deixavam a desejar se comparado aos grandes do início do
século. Elliot era possuidor de um talento precoce, e começou seus estudos de
piano aos três anos de idade. Aos quatro, dirigiu uma orquestra de crianças em
um show de palco, e aos seis escreveu a sua primeira composição, “Falling Down
Stairs”. Ainda adolescente, ele venceu diversos concursos estaduais para
pianistas, e mais tarde graduou-se em música pela Universidade da Pennsylvania.
Elliot Lawrence já era um músico veterano aos vinte anos de idade, quando
dirigiu a sua primeira orquestra de jazz dançante, excursionando durante
algumas temporadas por todo o país; o problema é que em 1945 as big bands de swing já haviam perdido aquele apelo dos últimos quinze anos e as
novas orquestras que surgiam obedeciam a um novo direcionamento estético. Por
conta disso, ele acabou se refugiando nas gravadoras, e marcou a sua presença
primordialmente como regente de orquestra de estúdio, tendo gravado em pouco
tempo para a Columbia, para a Decca, e para outros selos menores, como a
Fantasy, a Vik e a Sesac, utilizando-se durante algum tempo dos arranjos
inteligentes de Gerry Mulligan. A partir de 1960, ele deixou de trabalhar com o
jazz e direcionou a sua arte para o teatro, a televisão e o cinema, para quem
produziu arranjos e composições, e atuou também como regente. Dirigiu alguns musicais de sucesso na Broadway, como “How To Succeed In Business Without Really
Trying” e “Golden Boy”. Em 1961 e 1962 ele
foi premiado com o Tony Awards, prêmio dedicado àqueles que se destacaram com
excelência na área de teatro. A maior parte do seu trabalho como jazzista de dance band se perdeu com o tempo, e o
que se encontra disponível é um estilo de jazz moderno e sofisticado que alguns
críticos denominam, talvez com uma certa ironia, de “hard-to-find
music”. Aos noventa e seis anos, Elliot Lawrence já se aposentou, mas
continua dando sua colaboração como diretor musical do Tony Awards Show, após
quase sessenta voltados à música.
Algumas gravações
Alone Together (Howard
Dietz-Arthur Schwartz)
Alto Lament (Elliot
Lawrence)
Apple Core (Gerry
Mulligan)
Blues Alley (Al
Cohn)
But Not For Me (George
Gershwin-Ira Gershwin)
Bweebida Bwobbida (Gerry
Mulligan)
Bye-Bye Blackbird (Ray
Henderson-Mort Dixon)
Dancing The Shadow Waltz (Elliot Lawrence)
Elevation (Elliot
Lawrence-Gerry Mulligan)
Gigolette (Mack
David-Carl Sigman)
How Dear My Love? (Elliot
Lawrence)
Jazz Lullaby (Al
Cohn)
Lovin’ Machine (O.O.Merritt-Dave
Lambert-Lois Mann)
Mr. President (Elliot
Lawrence-Gerry Mulligan)
My Heart Stood Still (Richard Rodgers-Lorenz Hart)
Near you (Francis
Craig-Kermitt Goell)
Reminiscing (Elliot
Lawrence)
The Blue Room (Richard
Rodgers-Lorenz Hart)
Nenhum comentário:
Postar um comentário