AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
ENOCH LIGHT (1905-1978)
Nome completo – Enoch Henry Light
Nascimento – Canton-Ohio-EUA
Falecimento – Redding-Connecticut-EUA
Instrumento – piano e violino
Comentário – Enoch Light foi um bandleader muito popular nas décadas de 1940 e 1950. No entanto,
mais do que um chefe de orquestra, ele deve ser celebrado como um grande
inovador em termos de fonografia, principalmente pelos seus experimentos na
gravação de sons estereofônicos e de registros de música em filmes de 35
milímetros, ao invés da tradicional fita magnética usada na época. Para
exercitar as suas idéias, Light precisou fundar a sua própria gravadora (chamada
Command) aproveitando-se da tecnologia emergente da alta-fidelidade. A procura
deste “som diferente” originou dois álbuns antológicos – “Persuasive Percussion” e “Provocative
Percussion” – nos quais, com a sua Light
Brigade – nome que ele dava aos seus músicos e que soava como um trocadilho
– Light explorava admiravelmente os efeitos sonoros de cada instrumento e os
separava em alto-falantes diferentes. Ele também introduziu a ideia colocar uma
capa interna nos discos “long-play” (tipo envelope) com informações adicionais
que não cabiam na capa externa, como letras de música, biografia do músico ou
curiosidades sobre a gravação (prática que se tornou corriqueira dali pra
frente). Enoch Light também se popularizou pelas gravações de alguns LPs com
músicas que haviam marcado época com as orquestras de swing mais tradicionais, nas quais manteve a mesma sonoridade, os mesmos
timbres, os mesmos arranjos e o mesmo clima. Ouvir a orquestra de Enoch Light
era como ouvir as orquestras originais. São marcantes e perfeitas as suas
leituras de “Trumpet Blues”, “Song Of India”, “Woodchopper’s Ball”, “What Is
This Thing Called Love?”, “Let’s Dance”, “Chattanooga Choo Choo” (respectivamente
leituras das orquestras de Harry James, Tommy Dorsey, Woody Herman, Artie Shaw,
Benny Goodman e Glenn Miller) assim como para outras músicas com o som e os
arranjos originais das orquestras de Stan Kenton, Ted Heath, Charlie Barnet,
Duke Ellington e Billy May. Mas Enoch Light também gravou músicas com características
próprias, dentro de um universo bem diversificado, que inclue arranjos
sinfônicos para uma coletânea dos Beatles, músicas de bossa nova e
evidentemente o puro swing americano.
Em 1965, a gravadora MCA comprou os ativos da Command, mas Enoch Light se
manteve em atividade até seu falecimento em 1978.
Algumas gravações
Bond Street (Burt
Bacharach)
Cherokee (Ray
Noble)
Cherry Pink And Apple Blossom White (Pérez Prado)
Ciribiribin (They’re So In Love) (Harry James-Jack Lawrence-Alberto Pestalozza)
Goodnight, Sweetheart, Goodnight (Ray Noble-Reginald Connelly-Jimmy Campbell)
Hernando’s Hideaway (Jerry Ross-Richard Adler)
Love For Sale (Cole
Porter)
Lullaby Of Birdland (George Shearing)
Mad About The Boy (Noël
Coward)
Moon River (Henry
Mancini-Johnny Mercer)
My Heart Belongs To Daddy (Cole Porter)
‘S Wonderful (George
Gershwin-Ira Gershwin)
Speak Low (Kurt
Weill-Ogden Nash)
South Rampart Street Parade (Bob Crosby-Ray Bauduc-Bob Haggart)
Temptation (Nacio
Herb Brown-Arthur Freed)
Tonight (Leonard
Bernstein-Stephen Sondheim)
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