quarta-feira, 17 de março de 2021

 


AS CORES DO SWING
          (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


ENOCH LIGHT (1905-1978)

Nome completo – Enoch Henry Light

Nascimento – Canton-Ohio-EUA

Falecimento – Redding-Connecticut-EUA

Instrumento – piano e violino

 

Comentário – Enoch Light foi um bandleader muito popular nas décadas de 1940 e 1950. No entanto, mais do que um chefe de orquestra, ele deve ser celebrado como um grande inovador em termos de fonografia, principalmente pelos seus experimentos na gravação de sons estereofônicos e de registros de música em filmes de 35 milímetros, ao invés da tradicional fita magnética usada na época. Para exercitar as suas idéias, Light precisou fundar a sua própria gravadora (chamada Command) aproveitando-se da tecnologia emergente da alta-fidelidade. A procura deste “som diferente” originou dois álbuns antológicos – “Persuasive Percussion” e “Provocative Percussion” – nos quais, com a sua Light Brigade – nome que ele dava aos seus músicos e que soava como um trocadilho – Light explorava admiravelmente os efeitos sonoros de cada instrumento e os separava em alto-falantes diferentes. Ele também introduziu a ideia colocar uma capa interna nos discos “long-play” (tipo envelope) com informações adicionais que não cabiam na capa externa, como letras de música, biografia do músico ou curiosidades sobre a gravação (prática que se tornou corriqueira dali pra frente). Enoch Light também se popularizou pelas gravações de alguns LPs com músicas que haviam marcado época com as orquestras de swing mais tradicionais, nas quais manteve a mesma sonoridade, os mesmos timbres, os mesmos arranjos e o mesmo clima. Ouvir a orquestra de Enoch Light era como ouvir as orquestras originais. São marcantes e perfeitas as suas leituras de “Trumpet Blues”, “Song Of India”, “Woodchopper’s Ball”, “What Is This Thing Called Love?”, “Let’s Dance”, “Chattanooga Choo Choo” (respectivamente leituras das orquestras de Harry James, Tommy Dorsey, Woody Herman, Artie Shaw, Benny Goodman e Glenn Miller) assim como para outras músicas com o som e os arranjos originais das orquestras de Stan Kenton, Ted Heath, Charlie Barnet, Duke Ellington e Billy May. Mas Enoch Light também gravou músicas com características próprias, dentro de um universo bem diversificado, que inclue arranjos sinfônicos para uma coletânea dos Beatles, músicas de bossa nova e evidentemente o puro swing americano. Em 1965, a gravadora MCA comprou os ativos da Command, mas Enoch Light se manteve em atividade até seu falecimento em 1978.

 

Algumas gravações 

Bond Street (Burt Bacharach)

Cherokee (Ray Noble)

Cherry Pink And Apple Blossom White (Pérez Prado)

Ciribiribin (They’re So In Love) (Harry James-Jack Lawrence-Alberto Pestalozza)

Goodnight, Sweetheart, Goodnight (Ray Noble-Reginald Connelly-Jimmy Campbell)

Hernando’s Hideaway (Jerry Ross-Richard Adler)

Love For Sale (Cole Porter)

Lullaby Of Birdland (George Shearing)

Mad About The Boy (Noël Coward)

Moon River (Henry Mancini-Johnny Mercer)

My Heart Belongs To Daddy (Cole Porter)

‘S Wonderful (George Gershwin-Ira Gershwin)

Speak Low (Kurt Weill-Ogden Nash)

South Rampart Street Parade (Bob Crosby-Ray Bauduc-Bob Haggart)

Temptation (Nacio Herb Brown-Arthur Freed)

Tonight (Leonard Bernstein-Stephen Sondheim)

 

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