terça-feira, 18 de maio de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


LOUIS ARMSTRONG (1901-1971) 

Nome completo – Louis Daniel Armstrong

Nascimento – Nova Orleans-Louisiana-EUA

Falecimento – Nova York-New York-EUA

Instrumento – trompete e vocal

 

Comentário – Louis Armstrong é considerado pelos críticos e pelos músicos como um gênio que reformulou a linguagem do jazz. Em termos de jazz, ele teria sido o Bach, o Dante e o Shakespeare da música norte-americana. Sua inventividade, interpretação e brilho ainda hoje influenciam os músicos de jazz, e não apenas os trompetistas. Armstrong teve uma infância pobre e atribulada, e aprendeu a tocar corneta quando estava internado em um reformatório para recuperação de delinquentes juvenis. Aos dezesseis anos ele tocava em cabarés de Nova Orleans quando foi convidado pelo afamado King Oliver para participar da sua banda, e foi com Oliver para Chicago. Em 1919 Louis se mudou para a banda de Fate Marable, onde ficou até 1921, após o que retornou para a orquestra de Oliver, na época a Creole Jazz Band, onde gravou seus primeiros discos e se casou com a pianista do grupo, Lilian “Lil” Hardin. Por insistência de Hardin, Louis se transferiu em 1924 para a orquestra de Fletcher Henderson, mas ficou lá apenas um ano. Depois, tocou na banda Dreamland Syncopators, também por influência da esposa. Em 1925, Armstrong montou uma banda de estúdio chamada The Hot Five (depois The Hot Seven), com a qual realizou uma série de sessenta gravações para a Okeh Records, concluídas em 1928. A partir daí Armstrong decolou não apenas como solista, mas também na sua trajetória como líder de banda. A gravação de “Muskrat Ramble” em 1926, ao lado de Kid Ory, Lil Hardin, Johnny St.Cyr e Johnny Dodds foi um marco na sua carreira. Em 1927 ele montou outra banda, para tocar no Sunset Café, em Chicago, chamada Louis Armstrong and His Stompers, e em 1930 dirigiu a orquestra de Luís Russell. Durante os anos 1930, Armstrong já era conhecido como “Satchmo”, corruptela de “satchelmouth” (alguns dizem que este apelido – “boca de mochila” – lhe foi dado devido ao formato da sua boca, outros garantem que foi devido a um personagem que ele encenou numa banda de minstrels). Ele também era conhecido como “Pops”. Armstrong continuou organizando e dirigindo bandas, tocando seu trompete inconfundível e cantando com sua voz nada ortodoxa, e a partir da década de 1940, com a Louis Armstrong All Stars, ampliou o seu sucesso por todo o país e preparou a sua caminhada triunfal para conquistar o mundo. Armstrong foi um artista que ultrapassou todas as fronteiras, tanto na sua exuberante presença de palco e na sua execução individual, orquestral e cantada de jazz como em baladas românticas, incluindo aí músicas estritamente comerciais. Louis Armstrong morreu aos setenta anos depois de mais de cinquenta anos de carreira.

 

Algumas gravações 

Basin Street Blues (Spencer Williams)

Dream A Little Dream Of Me (Fabian André-Gus Kahn-Wilbur Schwandt)

Hello Dolly (Jerry Herman)

I Cover The Waterfront (Johnny W.Green-Edward Heyman)

I’m Confessin’ (Al J.Neiburg-Ellis Reynolds-Doc Daugherty)

Mack The Knife (Marc Blitzstein-Kurt Weill-Bertold Brecht)

Mahogany Hall Stomp (Spencer Williams)

Muskrat Ramble (Edward “Kid” Ory-Ray Gilbert)

On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

(Our) Love Is Here To Stay (George Gershwin-Ira Gershwin)

Royal Garden Blues (Clarence Williams-Spencer Williams)

Someday You’ll Be Sorry (Louis Armstrong)

St. James Infirmary (Joe Primrose)

Stardust (Hoagland “Hoagy” Carmichael-Mitchell Parish)

Struttin’ With Some Barbecue (Lil Hardin)

That’s My Desire (Helmy Kresa-Carroll Loveday)

West End Blues (King Oliver-Clarence Johnson-Spencer Williams)

When It’s Sleepy Time Down South (Leon Rene-Otis Rene-Clarence Muse)

You Rascal You (Sam Theard)

 

 

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