AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS ED DISCOGRAFIA
LOUIS JORDAN (1908-1975)
Nome completo – Louis Thomas Jordan
Nascimento – Brinkley-Arkansas-EUA
Falecimento – Los Angeles-California-EUA
Instrumento – saxofone e vocal
Comentário – Louis Jordan foi líder de uma big band apenas por um breve período de
tempo, pois durante boa parte da sua vida artística ele conduziu combos menores de seis a nove elementos.
Seu pai, um bandleader chamado Jim
Jordan, o estimulou a tocar clarinete logo aos sete anos, e a partir daí ele
evoluiu pra todos os tipos de saxofones. Jordan passou parte da sua juventude
acompanhando um grupo itinerante de variedades chamado Rabbit Foot Minstrels
por algumas cidades de Arkansas. Depois, começou a estudar música e se graduou
no Colégio Batista de Little Rock, tendo iniciado a sua vida profissional em
1930 com os grupos de Charlie Gaines e Jim Winter. Em 1932 sua família se mudou
para Philadelphia, onde ele conheceu o pianista Clarence Williams e passou a
tocar com ele. Em 1936, Louis Jordan ingressou na orquestra de Chick Webb, onde
ficou até 1938, naquele que foi talvez o mais importante período da sua vida em
termos de aprendizado. Lá, além de tocar saxofone ele aprimorou a sua qualidade
como cantor, o que lhe permitiu sair em 1939 para formar o seu primeiro combo, que ele denominou “Louis Jordan
And His Tympany Five”. O seu Timpany Five ficou muito famoso durante cerca de
dez anos, de 1942 até 1951, ocasião em que liderou a venda de discos da
gravadora Decca na categoria rhythm &
blues e influenciou decisivamente na formação de bandas de rock and roll que continham saxofone no
seu lineup. Baseado no trabalho de
Louis Jordan, o maestro e arranjador Quincy Jones elaborou em 1956 um álbum de rhythm & blues para a gravadora
Mercury voltado para o rock and roll,
e Ray Charles considera o trabalho de Jordan fundamental para a inclusão das
estruturas de jazz e do rhythm &
blues na soul music. Louis Jordan foi o homem que
manteve acesa a chama do rhythm &
blues dentro do jazz, e acabou sendo uma espécie de ponte entre a era das big bands e o blues rítmico do final do século vinte. Ele se manteve ativo desde
os anos 1930 até 1974, quando sofreu um enfarte em pleno palco numa
apresentação em Nevada, vindo a morrer um ano depois.
Algumas gravações
All Of Me (Seymour
Simons-Gerald Marks)
Beware (Brother, Beware) (Fleecie Moore-Morry Lasco-Dick Adams)
Blue Light Boogie (Jessie
Mae Robinson)
Buzz Me Baby (Dave
Dexter Jr.-Fleecie Moore)
Caldonia (Fleecie
Moore)
Don’t Worry ‘Bout Me (Ruby Bloom-Ted Koehler)
Fat Sam From Birmingham (J.Mayo Williams-Bob Astor)
G.I.Jive (Johnny
Mercer)
Hungry Man (Bobby
Troup)
I Can’t Give You Anything But Love, Baby (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)
Lemonade (Wardell
Gray-Louis Jordan)
Let The Good Times Roll (Fleecie Moore-Sam Theard)
On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)
Potatoe Pie (Frank
Paparelli-Raymond Leveen-Lorenzo Pack)
Run Joe (Louis
Jordan-Joe Willoughby-Walter Merrick)
Saturday Night Fish Fry (Louis Jordan-Ellis Welsh)
You Rascal You (Sam
Theard)
Nenhum comentário:
Postar um comentário