AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
TEDDY HILL (1909-1978)
Nome completo – Theodore Hill
Nascimento – Birmingham-Alabama-EUA
Falecimento – Cleveland-Ohio-EUA
Instrumento – sax-tenor
Comentário – Apesar de ter comandado uma banda
bastante popular durante os anos 1930, Teddy Hill acabou escrevendo seu nome na
história do jazz não exatamente como músico, mas como gerente do famoso
Minton’s Playhouse, localizado no andar térreo do Hotel Cecil, no bairro do
Harlem, em Nova York. O Minton’s havia sido fundado em 1938 pelo saxofonista
Henry Minton, mas foi Hill quem conseguiu, em 1940, incrementar o lugar, graças
ao seu conhecimento do mercado musical novaiorquino e ao seu bom relacionamento
com a maioria dos artistas locais. Foi lá, com a participação de alguns músicos
de vanguarda que buscavam uma alternativa para o swing – entre eles Thelonious
Monk, Kenny Clarke, Charlie Christian, Charlie Parker e Dizzy Gillespie – que o
bebop foi sedimentado. Hill era um
empresário de visão, mas era também um músico de valor, pois além do sax-tenor,
seu instrumento habitual, ele também tocava clarinete, sax-soprano e bateria.
Sua trajetória fala por si. Em 1927, ele havia se mudado do Alabama para Nova
York a fim de realizar um trabalho com um grupo de irmãs cantoras chamado The
Whitman Sisters. Não demorou muito e Hill se juntou à banda de George Howe, que
meses mais tarde se transformaria na orquestra de Luis Russell. Em 1934, Hill
montou o seu próprio grupo para tocar no Savoy Ballroom, onde teve momentos de
grande sucesso, pois a orquestra possuía muito brilho e contava com músicos do
quilate de Roy Eldridge, Dizzy Gillespie, Chu Berry, Dickie Wells e Bill
Coleman, chegando a fazer uma turnê pela Europa. Foi em 1940 que ele assumiu o
comando da Minton’s Playhouse, dando uma nova guinada na sua vida, que se
estendeu pelos trinta anos seguintes, atuando como empresário musical, pois a
sua ligação com a música, principalmente como promotor de shows e produtor de
artistas, durou até 1969, quando ele decidiu gerenciar uma pousada do ramo
hoteleiro de nome Baron Lounge. A sua carreira como músico, propriamente dita,
se resumiu ao período entre 1927 e 1940, o que pode ter sido um enorme
desperdício de talento. Se, por um lado, Hill deu uma contribuição decisiva
para a história do jazz, permitindo que alguns músicos fizessem experimentos de
uma nova corrente sem nenhum respaldo popular sem se importar em como iriam
reagir os frequentadores da casa, por outro lado ele acabou privando o jazz de
um músico que poderia ter contribuído muito mais com a sua própria arte.
Algumas gravações
A Study In Brown (Larry
Clinton)
At The Rug Cutter’s Ball (Teddy Hill)
Blue Rhythm Fantasy (Teddy Hill-Chappie Willett)
Got Me Doin’ Things (Mack Gordon)
I Know Now (Al
Dubin-Harry Warren)
King Porter Stomp (Jelly
Roll Morton)
(Lookie, Lookie, Lookie) Here Comes Cookie (Mack Gordon)
Passionette (Willie
“The Lion” Smith)
The Love Bug Will Bite You (Pinky Tomlin)
Uptown Rhapsody (Leon
Berry-Teddy Hill-Howard E.Johnson)
When Love Knocks At Your Heart (Teddy Hill)
Where Is The Sun? (David
Lee-John Redmond)
Would You Like To Buy A Dream? (Teddy Hill)
Yours And Mine (Nacio
Herb Brown-Arthur Freed)
Nenhum comentário:
Postar um comentário