quinta-feira, 5 de agosto de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


TEDDY HILL (1909-1978) 

Nome completo – Theodore Hill

Nascimento – Birmingham-Alabama-EUA

Falecimento – Cleveland-Ohio-EUA

Instrumento – sax-tenor

 

Comentário – Apesar de ter comandado uma banda bastante popular durante os anos 1930, Teddy Hill acabou escrevendo seu nome na história do jazz não exatamente como músico, mas como gerente do famoso Minton’s Playhouse, localizado no andar térreo do Hotel Cecil, no bairro do Harlem, em Nova York. O Minton’s havia sido fundado em 1938 pelo saxofonista Henry Minton, mas foi Hill quem conseguiu, em 1940, incrementar o lugar, graças ao seu conhecimento do mercado musical novaiorquino e ao seu bom relacionamento com a maioria dos artistas locais. Foi lá, com a participação de alguns músicos de vanguarda que buscavam uma alternativa para o swing – entre eles  Thelonious Monk, Kenny Clarke, Charlie Christian, Charlie Parker e Dizzy Gillespie – que o bebop foi sedimentado. Hill era um empresário de visão, mas era também um músico de valor, pois além do sax-tenor, seu instrumento habitual, ele também tocava clarinete, sax-soprano e bateria. Sua trajetória fala por si. Em 1927, ele havia se mudado do Alabama para Nova York a fim de realizar um trabalho com um grupo de irmãs cantoras chamado The Whitman Sisters. Não demorou muito e Hill se juntou à banda de George Howe, que meses mais tarde se transformaria na orquestra de Luis Russell. Em 1934, Hill montou o seu próprio grupo para tocar no Savoy Ballroom, onde teve momentos de grande sucesso, pois a orquestra possuía muito brilho e contava com músicos do quilate de Roy Eldridge, Dizzy Gillespie, Chu Berry, Dickie Wells e Bill Coleman, chegando a fazer uma turnê pela Europa. Foi em 1940 que ele assumiu o comando da Minton’s Playhouse, dando uma nova guinada na sua vida, que se estendeu pelos trinta anos seguintes, atuando como empresário musical, pois a sua ligação com a música, principalmente como promotor de shows e produtor de artistas, durou até 1969, quando ele decidiu gerenciar uma pousada do ramo hoteleiro de nome Baron Lounge. A sua carreira como músico, propriamente dita, se resumiu ao período entre 1927 e 1940, o que pode ter sido um enorme desperdício de talento. Se, por um lado, Hill deu uma contribuição decisiva para a história do jazz, permitindo que alguns músicos fizessem experimentos de uma nova corrente sem nenhum respaldo popular sem se importar em como iriam reagir os frequentadores da casa, por outro lado ele acabou privando o jazz de um músico que poderia ter contribuído muito mais com a sua própria arte.

 

Algumas gravações 

A Study In Brown (Larry Clinton)

At The Rug Cutter’s Ball (Teddy Hill)

Blue Rhythm Fantasy (Teddy Hill-Chappie Willett)

Got Me Doin’ Things (Mack Gordon)

I Know Now (Al Dubin-Harry Warren)

King Porter Stomp (Jelly Roll Morton)

(Lookie, Lookie, Lookie) Here Comes Cookie (Mack Gordon)

Passionette (Willie “The Lion” Smith)

The Love Bug Will Bite You (Pinky Tomlin)

Uptown Rhapsody (Leon Berry-Teddy Hill-Howard E.Johnson)

When Love Knocks At Your Heart (Teddy Hill) 

Where Is The Sun? (David Lee-John Redmond)

Would You Like To Buy A Dream? (Teddy Hill)

Yours And Mine (Nacio Herb Brown-Arthur Freed)

 

 

 

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