AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini0
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
THE WOLVERINES ORCHESTRA (1923-1931) (*)
Lider – BIX BEIDERBECKE
Nome completo – Leon Bismarck Beiderbecke
Nascimento – Davenport-Iowa-EUA
Falecimento – Nova York-New York-EUA
Instrumento – trompete e piano
(*) Diferentes
grupos mantiveram a orquestra sob este nome até 1975
Comentário – Para a maioria dos historiadores de
jazz, a banda The Wolverines Orchestra nasceu em 1923 sob o comando de Bix
Beiderbecke e foi encerrada em 1931, depois que ele morreu (embora por ocasião
da sua morte ele não mais participasse do grupo). Oficialmente, no entanto, a
orquestra se manteve na ativa como uma espécie de marca registrada por muito
mais tempo, primeiro sob o comando do trombonista Al Grande (de 1931 até e sua
morte em 1946), e depois continuou sob o comando de diferentes líderes,
contando com diversas formações até 1975. Também de acordo com esses
historiadores, The Wolverines começaram sua carreira no Stockton Club, situado
na Route 4, a oito milhas de Hamilton, Ohio, e permaneceram no mesmo lugar até
que o grupo, então liderado pelo pianista Dudley Mecum, se visse de repente sem
o seu cornetista. O clarinetista Jimmy Hartwell havia conhecido um trompetista
excelente de nome alemão, vindo de Chicago, e o apresentou para Mecum. O
trompetista “alemão”, que não era outro senão Bix Beiderbecke, logo fez amizade
com Hartwell, com o saxofonista George Johnson e com o baterista Vic Moore e
assim se integrou à banda. Com o passar do tempo, após a saída de Dudley Mecum
e de Eddie Condon, Bix passou a liderar o grupo. Em seguida vieram se juntar à
banda o pianista Don Voynow, o trombonista Al Grande (depois substituído por
George Brunis), o banjoísta Bob Gilette e o contrabaixista Min Leibrook, sendo
esta a formação mais conhecida e mais bem-sucedida dos Wolverines. A Wolverines
Orchestra se fixou primeiro em Chicago, depois em Nova York, e realizou várias gravações
em poucos anos. Ao término de uma temporada em 1924, quando tudo parecia correr
às mil maravilhas, Bix abandonou a banda e se juntou a Jean Goldkette, com quem
ficou pouco tempo. Os Wolverines seguiram o seu caminho com Jimmy McPartland
assumindo o trompete, e se apresentaram oficialmente até 1931. Depois de deixar
os Wolverines, Bix foi apresentado ao maestro Paul Whiteman pelo saxofonista
Frank Trumbauer, e Whiteman o contratou para incrementar o som do jazz na sua
orquestra. Mas Beiderbecke era alcoólatra, e ficou pouco tempo com Whiteman,
pondo por terra a grande oportunidade que lhe fôra dada para ser o músico mais
influente de uma das mais conceituadas orquestras dos Estados Unidos. Bix ainda
trabalhou como freelancer e fez
algumas gravações com o pianista Hoagy Carmichael e com os irmãos Dorsey. Ele
morreu em conseqüência de uma pneumonia quando se preparava para estrear na
Casa Loma Orchestra, na época comandada por Jean Goldkette. A carreira de Bix
durou não mais do que dez anos, mas nesse período ele chegou a ser comparado a
Louis Armstrong pela sua fantástica imaginação improvisadora e pela sua
interpretação única e diferenciada.
Algumas gravações
Big Boy (Milton
Ager-Jack Yellen)
Copenhagen (Charlie
Davis-Walter Melrose)
Dardanella (Felix
Bernard-Fred Fisher-Johnny Black) (*)
Fidgety Feet (Nick
LaRocca)
Lazy Daddy (Nick
LaRocca-Larry Shields-Henry Ragas)
Love Nest (Otto
Harbach-Walter Hirsch) (*)
Oh Baby (Walter
Donaldson-Buddy DeSylva)
Prince Of Wails (Elmer
Schoebel)
Riverboat Shuffle (Hoagland
“Hoagy” Carmichael)
Royal Garden Blues (Clarence Williams-Spencer Williams)
Sensation (Eddie
Edwards)
The Jazz Me Blues (Tom
Delaney)
Tia Juana (Larry
Conley-Gene Rodemich)
Tiger Rag (Nick
LaRocca-Eddie Edwards-Henry Ragas-Tony Sbarbaro-Larry Shields)
When Sugar Walks Down The Street (Gus Austin-Jimmy McHugh-Irving Mills)
(*) Bix
Beiderbecke com a orquestra de Paul Whiteman
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