AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
FINAL DO CAPÍTULO 9 - A MARATONA
Os
salões mais
conceituados da América não se prestavam a este tipo de circo.
Lugares sérios,
como o Savoy, o Alhambra, o Roseland ou o Apollo também promoviam os seus
festivais de canto e dança, mas de uma maneira limpa e correta, que em nada
podia ser comparado às tais maratonas clandestinas e de nível rasteiro.
Desde o final dos
anos 1920, a realização de concursos para dançarinos e também para cantores,
acompanhados por grandes orquestras, era uma prática bastante comum em Nova
York e em outras cidades dos Estados Unidos.
A cantora Ella
Fitzgerald, por exemplo, foi “descoberta” em 1934 por Chick Webb em um concurso
de calouros realizado no Teatro Apollo, e dez anos depois o mesmo aconteceria
com a cantora Sarah Vaughan, “descoberta” por Billy Eckstine no mesmo local.
Muitos dançarinos
que fizeram sucesso no Harlem e na Broadway também foram contratados depois de
mostrarem as suas habilidades em exibições amadoras.
O principal
concurso de dança em Nova York era chamado Harvest Moon Ball, e era realizado
anualmente no ginásio do Madison Square Garden, patrocinado por uma associação
comunitária não governamental mantida pelo jornal Daily News chamada Daily News
Welfare Association.
Quando chegava o
grande dia, o ginásio lotava por um público que ia torcer pelos seus dançarinos
favoritos. Os vencedores recebiam polpudas somas provenientes das bilheterias e
dos patrocinadores, e depois de dois dias de intensa alegria e movimento, a
comunidade pobre de Nova York também era beneficiada com parte da arrecadação.
O local era
bastante amplo, chegando a comportar vinte mil pessoas, e servia de palco entre
outras coisas para espetáculos pugilísticos com os ídolos da época – Jack
Dempsey, Joe Louis ou James Braddock – e literalmente fervia quando boxeadores
aplicavam seus uppercuts demolidores
ou quando as orquestras atacavam seus temas mais quentes e obrigavam os
concorrentes a inventarem os passos mais ousados dentro de uma disputa feroz,
mas sadia.
O Harvest Moon Ball
foi realizado ininterruptamente desde 1935 até 1974, e era considerado o mais
importante evento popular de Nova York, reunindo centenas de casais a cada
edição, todos sonhando com um lugar no estrelato.
Por outro ladfo, durante
cerca de vinte anos, isto é, até o seu fechamento em 1958, o Savoy Ballroom
também manteve os seus “embalos de sábado à noite”, realizando concursos
praticamente semanais, nos quais os vencedores eram indicados conforme o nível
de aplauso do público.
Muitas orquestras
de renome participaram destes concursos em diferentes épocas, como as de
Fletcher Henderson, Clyde McCoy, Lucky Millinder, Artie Shaw, Jimmy Dorsey,
Woody Herman e Charlie Spivak, e a música vibrante executada com qualidade
permitia aos casais praticarem todo tipo de estrepolia coreográfica com uma boa
dose de inspiração e muita transpiração.
Durante muitos
anos, até 1941, a dança executada no Harvest Moon Ball era conhecida como lindy
hop, mas em 1942, por uma estratégia de marketing, como já anteriormente
comentado, o jornal Daily News mudou o seu nome para jitterbug jive.
Os dançarinos
profissionais, especialmente aqueles que trabalhavam nos grupos que
abrilhantavam as noites no Savoy, não davam muita importância ao Harvest Moon e
dele pouco participaram, tendo acumulado apenas duas vitórias ao longo de toda
a história.
Em 1956, com a
chegada do rock and roll, os grupos de dança diversificaram o jeito do lindy
hop / jitterbug jive, e criaram passos diferentes com nomes também
diferentes, como chicken bop, stroll e madison, com os
quais faziam coreografia para shows e filmetes onde estrelavam alguns astros do
rock, como Little Richard, Gene Vincent, Chuck Berry, Bill Haley e Jerry Lee
Lewis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário