AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIAS
CLARKE-BOLAND BIG BAND (formada em 1961, encerrada em 1973)
Líder – KENNY CLARKE (1914-1985)
Nome completo – Kenneth Spearman Clarke
Nascimento – Pittsburgh-Pennsylvania-EUA
Falecimento – Paris-França
Instrumento – bateria
Co-lider – FRANCY BOLAND (1929-2005)
Nome completo – François Boland
Nascimento – Namur-Bélgica
Falecimento – Bruxelas-Bélgica
Instrumento - piano
Comentário – Kenny Clarke se notabilizou como um dos
músicos responsáveis pelos primeiros passos do bebop, pois foi o baterista que deu um novo enfoque à forma de
tocar o instrumento, indo além da pulsação e fazendo com que a bateria
participasse efetivamente da execução da música. Clarke começou tocando
bateria, piano, vibrafone e trombone na época de estudante. Em 1935, aos vinte
e um anos de idade, ele foi baterista do grupo de Roy Eldridge e depois tocou
na Jetter-Pillars Band, na Edgar Hayes’ Big Band e finalmente na orquestra de
Teddy Hill, que acabou se desfazendo em 1939. No início dos anos 1940, Clarke
era o baterista oficial do Minton’s Playhouse, casa localizada no Harlem onde
se realizavam as famosas jam-sessions
das madrugadas novaiorquinas que culminaram com o aparecimento do bebop, estilo que viria revolucionar o
jazz e abrir todo um leque de possibilidades para interpretações futuras. Em
1952 Kenny Clarke participou da primeira formação do Modern Jazz Quartet antes
de se mudar para a França em 1956, onde formou um trio com o baixista Oscar
Pettiford e o pianista Bud Powell. Na Europa, Clarke adotou a religião
muçulmana e passou a se autodenominar Liaqat Ali Salaam. Em 1961, ele iniciou
uma profícua parceria com Francy Boland, pianista e compositor belga residente
na França, formando primeiro um sexteto, depois um octeto, e finalmente uma das
melhores orquestras europeias da época. Antes de conhecer Clarke, Boland já
havia tocado na orquestra do alemão Kurt Edelhagen e com o trompetista Chet
Baker. Boland tinha a especial característica de ser um bandleader “quente” que dava aos seus músicos total liberdade de
improviso. A Kenny Clarke-Francy Boland Big Band era uma orquestra espetacular,
e produzia um som forte e vibrante. Em 1968 eles inovaram numa formação com
dois bateristas (quase homônimos - Kenny Clarke e Kenny Clare) e um estupendo
naipe de saxofones (Johnny Griffin, Tony Coe, Ronnie Scott, Sahib Shihab e
Derek Humble). A orquestra durou quase doze anos, quando Francy Boland mudou-se
para a Suíça e passou a trabalhar apenas esporadicamente como arranjador.
Clarke se manteve musicalmente ativo desde os meados dos anos 1930 até o início
dos anos 1980. Já Francy Boland trabalhou com a música desde os anos 1950 até
meados dos anos 1990.
Algumas gravações
Get Out Of Town (Cole
Porter)
Griff’s Groove (Francy
Boland)
I Don’t Want Nothin’ From Nobody (Jimmy Woode-Kenny Clarke)
Just Give Me Time (Francy
Boland)
Long Notes Blue (Here Is Cecco Beppe) (Francy Boland)
My Favorite Things (Richard Rodgers-Oscar Hammerstein II)
My Kinda World (Jimmy
Woode)
Night Lady (Francy
Boland)
November Girl (Francy
Boland-Jimmy Woode)
Saturday Night Dance (Jimmy Giuffre)
Sax No End (Francy
Boland)
Sonor (Kenny
Clarke)
This Could Be The Start Of Something Big (Steve Allen)
‘Tis Autumn (Henry
Nemo)
Topsy (Eddie
Durham-Edgar Battle)
Wives And Lovers (Burt
Bacharach-Hal David)
You Stepped Out Of A Dream (Nacio Herb Brown-Gus Kahn)
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