sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIAS


CLARKE-BOLAND BIG BAND (formada em 1961, encerrada em 1973)

 

Líder – KENNY CLARKE (1914-1985)

Nome completo – Kenneth Spearman Clarke

Nascimento – Pittsburgh-Pennsylvania-EUA

Falecimento – Paris-França

Instrumento – bateria

 

Co-lider – FRANCY BOLAND (1929-2005)

Nome completo – François Boland

Nascimento – Namur-Bélgica

Falecimento – Bruxelas-Bélgica

Instrumento - piano

 

Comentário – Kenny Clarke se notabilizou como um dos músicos responsáveis pelos primeiros passos do bebop, pois foi o baterista que deu um novo enfoque à forma de tocar o instrumento, indo além da pulsação e fazendo com que a bateria participasse efetivamente da execução da música. Clarke começou tocando bateria, piano, vibrafone e trombone na época de estudante. Em 1935, aos vinte e um anos de idade, ele foi baterista do grupo de Roy Eldridge e depois tocou na Jetter-Pillars Band, na Edgar Hayes’ Big Band e finalmente na orquestra de Teddy Hill, que acabou se desfazendo em 1939. No início dos anos 1940, Clarke era o baterista oficial do Minton’s Playhouse, casa localizada no Harlem onde se realizavam as famosas jam-sessions das madrugadas novaiorquinas que culminaram com o aparecimento do bebop, estilo que viria revolucionar o jazz e abrir todo um leque de possibilidades para interpretações futuras. Em 1952 Kenny Clarke participou da primeira formação do Modern Jazz Quartet antes de se mudar para a França em 1956, onde formou um trio com o baixista Oscar Pettiford e o pianista Bud Powell. Na Europa, Clarke adotou a religião muçulmana e passou a se autodenominar Liaqat Ali Salaam. Em 1961, ele iniciou uma profícua parceria com Francy Boland, pianista e compositor belga residente na França, formando primeiro um sexteto, depois um octeto, e finalmente uma das melhores orquestras europeias da época. Antes de conhecer Clarke, Boland já havia tocado na orquestra do alemão Kurt Edelhagen e com o trompetista Chet Baker. Boland tinha a especial característica de ser um bandleader “quente” que dava aos seus músicos total liberdade de improviso. A Kenny Clarke-Francy Boland Big Band era uma orquestra espetacular, e produzia um som forte e vibrante. Em 1968 eles inovaram numa formação com dois bateristas (quase homônimos - Kenny Clarke e Kenny Clare) e um estupendo naipe de saxofones (Johnny Griffin, Tony Coe, Ronnie Scott, Sahib Shihab e Derek Humble). A orquestra durou quase doze anos, quando Francy Boland mudou-se para a Suíça e passou a trabalhar apenas esporadicamente como arranjador. Clarke se manteve musicalmente ativo desde os meados dos anos 1930 até o início dos anos 1980. Já Francy Boland trabalhou com a música desde os anos 1950 até meados dos anos 1990.

 

Algumas gravações 

Get Out Of Town (Cole Porter)

Griff’s Groove (Francy Boland)

I Don’t Want Nothin’ From Nobody (Jimmy Woode-Kenny Clarke)

Just Give Me Time (Francy Boland)

Long Notes Blue (Here Is Cecco Beppe) (Francy Boland)

My Favorite Things (Richard Rodgers-Oscar Hammerstein II)

My Kinda World (Jimmy Woode)

Night Lady (Francy Boland)

November Girl (Francy Boland-Jimmy Woode)

Saturday Night Dance (Jimmy Giuffre)

Sax No End (Francy Boland)

Sonor (Kenny Clarke)

This Could Be The Start Of Something Big (Steve Allen)

‘Tis Autumn (Henry Nemo)

Topsy (Eddie Durham-Edgar Battle)

Wives And Lovers (Burt Bacharach-Hal David)

You Stepped Out Of A Dream (Nacio Herb Brown-Gus Kahn)

 

 

Nenhum comentário: