AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
Charlie Spivak (1907-1982) (*)
Nome completo – Charles Spivak
Nascimento – Kiev-Ucrânia
Falecimento – Greenville-South Carolina-EUA
Instrumento – trompete
(*) Alguns
biógrafos dão como data de nascimento 1905
Comentário – Conta a história que a família de
Charlie Spivak emigrou da Ucrânia para a América logo depois que ele veio ao
mundo, embora certas fontes garantam que ele na realidade teria nascido nos
Estados Unidos – em New Haven-Connecticut – no ano de 1905. De qualquer modo,
foi em New Haven, com cerca de dez anos de idade, que Charlie começou a
aprender trompete e a tocar na banda da escola. Depois de algumas apresentações
em pequenos grupos locais, ainda adolescente, Charlie foi trabalhar
profissionalmente como trompetista na orquestra de Don Cavallaro. De 1924 até
1930 Charlie participou da banda de Paul Specht, tendo depois ingressado na
orquestra de Ben Pollack e mais tarde trabalhado com os irmãos Dorsey, Ray
Noble, Bob Crosby e Jack Teagarden, nesta ordem. Durante dois anos (1936 e
1937) Spivak trabalhou como músico de estúdio e de emissoras de rádio,
realizando algumas gravações com as orquestras de Gus Arnheim, Glenn Miller e
Raymond Scott. Com o encorajamento e a ajuda financeira de Glenn Miller,
Charlie Spivak montou a sua orquestra em 1939. No começo, a experiência não foi
muito bem sucedida, mas no ano seguinte ele contratou alguns músicos da
orquestra de Bill Downer, que havia encerrado as atividades de bandleader, e conseguiu decolar,
mantendo o grupo em atividade até 1959. A música de Spivak tinha um apelo mais
dançante do que jazzístico, e a sua orquestra era especializada em baladas
românticas e canções populares. Depois de 1959, Spivak comandou algumas
orquestras em regime temporário, apresentando-se em Las Vegas e South Carolina,
e se manteve em atividade nos palcos e nos estúdios até pouco antes de morrer,
aos setenta e cinco anos (ou setenta e sete, de acordo com alguns registros).
Músico de longa carreira, que começou em meados dos anos 1920 e se estendeu até
o final dos anos 1970, Spivak tinha uma peculiaridade: era um excelente
trompetista, dono de uma notável sonoridade, mas raramente improvisava. No
entanto, ao lado de Bunny Berigan, acabou se constituindo no modelo de trompete
que influenciaria Harry James anos depois.
Algumas gravações
At Last (Mack
Gordon-Harry Warren)
Autumn Nocturne (Josef
Myrow-Kim Gannon)
Besame Mucho (Consuelo
Velázquez-Sunny Skylar)
For Sentimental Reasons (William Best-Deek Watson)
How Deep Is The Ocean (Irving Berlin)
I Only Have Eyes For You (Al Dubin-Harry Warren)
I Remember You (Johnny
Mercer-Victor Schertzinger)
I Surrender, Dear (Harry
Barris-Gordon Clifford)
It’s Been A Long, Long Time (Sammy Cahn-Jule Styne)
Nature Boy (Eden
Ahbez)
Poinciana (Nat
Simon-Buddy Bernier)
Sentimental Trumpet (Charles Shirley)
Stardreams (Charlie
Spivak-Sonny Burke-Sylvia Dee)
Tenderly (Walter
Gross)
We Three (My Echo, My Shadow and Me) (Dick Robertson-Sammy Mysels)
What’s Cookin’? (Charlie
Spivak)
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