AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
CLAUDE HOPKINS (1903-1984)
Nome completo – Claude Driskett Hopkins
Nascimento – Alexandria-Virginia-EUA
Falecimento – Nova York-New York-EUA
Instrumento – piano
Comentário – Apesar de a história jamais tê-lo
colocado no patamar de Earl “Fatha” Hines, James P.Johnson ou Willie “The Lion”
Smith, Claude Hopkins era um pianista de raro talento no estilo stride. Hopkins passou boa parte da
adolescência ouvindo os músicos da sua cidade e estudando piano, até que aos
vinte e um anos resolveu sair de casa para trabalhar como músico, ingressando
na orquestra de Wilbur Sweatman, com quem viajou pelas regiões mais próximas do
seu estado. Sua ligação com a orquestra, no entanto, não durou muito. Em 1925,
menos de um ano depois de começar com Wilbur, Claude teve a oportunidade de viajar
para a Europa como diretor musical de uma revista teatral, e vislumbrou então
seu futuro como gerente e condutor. Seu trabalho como diretor da revista
musical “La Revue Negre”, quando
regeu e tocou piano ao lado de grandes nomes do jazz como Sidney Bechet e
Spencer Williams (uma das atrações da revista era a cantora e bailarina Josephine
Baker, que posteriormente teve Paris – e boa parte do mundo – aos seus pés).
Este trabalho rendeu a Hopkins uma oportunidade de, no seu retorno aos Estados
Unidos, assumir em Nova York a direção da banda de Charlie Skeete, e assim dar
início à sua carreira de bandleader.
Hopkins alcançou grande sucesso em alguns dos clubes mais importantes da época,
como o Savoy, o Roseland e o Cotton Club. Contando com os arranjos de Jimmy
Mundy, a sua orquestra teve a presença de excelentes solistas, tais como o
clarinetista Edmond Hall, o trompetista Ovie Alston e o trombonista Vic
Dickenson. Em 1951, Hopkins abandonou a direção da orquestra para atuar como pianista
nas bandas de Red Allen e de Wild Bill Davison e também em outros grupos de dixieland, participando de diversos
festivais e se apresentando em clubes. Apesar de relativamente bem sucedido,
Hopkins envelheceu desestimulado e frustrado por não ter conseguido alcançar o
patamar dos grandes bandleaders como
Duke Ellington, Count Basie, Jimmie Lunceford ou Chick Webb. Claude Hopkins se
manteve musicalmente ativo desde os anos 1930 até os anos 1970.
Algumas gravações
Ain’t Misbehavin’ (Fats
Waller-Andy Razaf-Harry Brooks)
California, Here I Come (Al Jolson-Buddy DeSylva-Joseph Meyer)
Honeysuckle Rose (Fats
Waller-Andy Razaf)
Hopkins Scream (Claude
Hopkins)
I Cried For You (Abe
Lyman-Gus Arnheim-Arthur Freed)
(I Would Do) Anything For You (Claude Hopkins-Bobby Williams-Alex Hill)
Just You, Just Me (Jesse
Greer-Raymond Klages)
Mad Moments (Claude
Hopkins)
Mitzi (Claude
Hopkins)
My Kinda Love (Louis
Alter-Jo Trent)
Mystic Moan (Claude
Hopkins)
Offbeat Blues (Claude
Hopkins)
On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)
Somebody Loves Me (George
Gershwin-Buddy DeSylva-Ballard MacDonald)
Stormy Weather (Harold
Arlen-Ted Koehler)
Swingin’ Down The Lane (Isham Jones-Gus Kahn)
Three Little Words (Bert Kalmar-Harry Ruby)
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