AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
CLYDE MCCOY (1903-1990)
Nome completo – Clyde Lee McCoy
Local de nascimento – Ashland-Kentucky-EUA
Falecimento – Memphis-Tennessee-EUA
Instrumento – trompete
Comentário – Clyde McCoy foi um bandleader e trompetista de sucesso, principalmente nos anos 1930,
quando surpreendeu o mundo do jazz com o seu modo peculiar de tocar trompete,
utilizando eventualmente uma surdina tipo wah-wah.
Descendente direto dos McCoys de Kentucky, um dos feudos mais conhecidos do
país, Clyde se mudou com a família para Portsmouth-Ohio quando tinha nove anos,
ocasião em que começou a se interessar pelo trompete e pelo trombone. Ele ainda
não havia completado dez anos quando estreou tocando trombone na Loyal Temperance
Legion Band, uma banda local composta por jovens. Aos quatorze anos Clyde já
tocava trompete em riverboats, aos dezesseis
montou a sua primeira banda e alguns anos mais tarde resolveu tentar a sorte em
Nova York. Como seu estilo não foi muito apreciado na Big Apple, ele decidiu se
mudar para a Califórnia em 1924, onde cresceu musicalmente. Clyde criou coragem
para novamente mudar de ares, e foi para Chicago. O sucesso finalmente chegou
em 1931, quando ele gravou a música que iria marcar a sua vida – “Sugar Blues”,
exatamente no “estilo wah-wah”, depois
de apresentá-la com enorme repercussão no Drake Hotel, um dos pontos musicais
da cidade. Seu estilo diferente de interpretar trouxe muito público para as
suas apresentações, e os seus discos – principalmente “In The Cool Of The
Night”, “The Goona Goo” and “Wah Wah Blues” – venderam bastante. Depois do
término da Segunda Guerra e com o início do declínio do swing convencional, sua música perdeu força e ele desfez a
orquestra, abrindo então um clube em Denver-Colorado. McCoy voltou a tocar
ocasionalmente como sideman de
algumas orquestras e se aposentou definitivamente em 1970, quando passou a dar
aulas de música. Como bandleader,
Clyde McCoy se manteve ativo desde meados dos anos 1920 até meados dos anos 1950.
Algumas gravações
Basin Street Blues (Spencer Williams)
Business in The Q.T. (Clyde McCoy)
Black And Tan Fantasy (Bubber Miley-Duke Ellington)
In The Cool Of The Night (Clyde McCoy)
I’ve Found A New Baby (Jack Palmer-Spencer Williams)
Mood Indigo (Irving
Mills-Barney Bigard-Duke Ellington)
Nobody’s Sweetheart (Gus Kahn-Elmer Schoebel-Billy Meyers-Ernie Erdman)
Old Fashioned Love (James P.Johnson-Cecil Mack)
Readin’, Ritin’, Rhythm (Victor Schertzinger)
Some Of These Days (Shelton Brooks)
Sugar Blues (Clarence
Williams-Lucy Fletcher)
Tear It Down (Clyde
McCoy)
The Goona Goo (Joe
Young-Harry Reser-Fred E.Ahlert)
The Nightmare (Leni
Reed Riley)
Wah Wah Blues (Clyde
McCoy)
Way Down Yonder In New Orleans (Henry Creamer-Turner Layton)
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