AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
CLAUDE THORNHILL (1909-1965)
Nome completo – Claude Thornhill
Local de nascimento – Terre Haute-Indiana-EUA
Falecimento – Nova York-New York-EUA
Instrumento – piano
Comentário – Considerando a época em que viveu,
Claude Thornhill foi um músico bastante arrojado, inovador e repleto de ideias
revolucionárias. Ainda jovem, ele fez despertar o seu talento formando um grupo
de jazz com o clarinetista Danny Polo, com quem realizou algumas turnês pelo
estado de Indiana. Trabalhou depois nas orquestras de Paul Whiteman, Benny
Goodman e Ray Noble, até que em 1940 formou sua própria banda. Thornhill
manteve na banda o espírito do swing,
tornando-o, no entanto, mais sofisticado. Ele criou uma nova sonoridade,
orientando os músicos a tocar as notas secas, sem vibrato, fazendo com que o
timbre dos instrumentos pudesse ser apreciado de uma forma diferente e
produzindo uma tessitura jazzística de estranha beleza. Sua estética musical
foi claramente precursora da onda cool que
faria o jazz tomar um caminho diferente nos anos 1950. Em 1942, quando o swing estava em plena evidência,
Thornhill encerrou temporariamente suas atividades de bandleader e ingressou no exército para tocar na Artie Shaw’s
United States Navy Band até 1946. Ao retornar para os Estados Unidos, Claude
Thornhill montou novamente a sua orquestra, consolidando seu estilo de
vanguarda. Ele contou na ocasião com o sax-alto Lee Konitz, o clarinetista
Danny Polo (seu amigo de adolescência), e o trompetista Red Rodney. A orquestra
utilizava arranjos de Gil Evans e Gerry Mulligan e se apresentou regularmente
até meados dos anos 1950. Nesta época, ele produziu belas obras vanguardistas
em parceria com Gil Evans, sem jamais abdicar das origens do jazz. Mais tarde,
Claude Thornhill se tornou diretor musical do cantor Tony Bennett e formou com
ele um pequeno grupo com o qual excursionou algumas vezes. Sua popularidade
decresceu nos últimos dez anos da sua vida, estranhamente na mesma época em que
o jazz tomava os caminhos que ele havia proposto. Ele se manteve musicalmente ativo
durante meados de 1930 até meados de 1950.
Algumas gravações
A Sunday Kind Of
Love (Louis Prima-Anita Leonard-Stan
Rhodes-Barbara Bell)
Adiós (Enric Madriguera)
Anthropology (Dizzy Gillespie-Charlie Parker)
Buster’s Last Stand (Claude Thornhill-Gil Evans)
I’ll See You In My Dreams (Isham Jones-Gus Kahn)
Jeru (Gerry
Mulligan)
Moments Like This (Frank
Loesser-Burton Lane)
Night And Day (Cole
Porter)
Oh You Beautiful Doll (Milton Brown-Nat D.Ayer)
(On) Moonlight Bay (Edward Madden-Percy Weinrich)
Portrait Of A Guinea Farm (Claude Thornhill)
Snowfall (Claude
Thornhill)
Somebody Nobody Loves (Seymour Miller)
Sweet And Lovely (Gus
Arnheim-Harry Tobias-Neil Moret)
The One I Love (Isham
Jones-Gus Kahn)
There’s A Small Hotel (From On Your Toes) (Richard Rodgers-Lorenz Hart)
You Go To My Head (J.Fred
Coots-Haven Gillespie)
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