sábado, 6 de março de 2021

 



AS CORES DO SWING
          (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


DIZZY GILLESPIE (1917-1993) 

Nome completo – John Birks Gillespie

Nascimento – Cheraw-North Carolina-EUA

Falecimento – Englewood-New Jersey-EUA

Instrumento – trompete e vocal

 

Comentário – Se forem levados em conta a sua importância histórica, a influência que ele teve sobre seus seguidores, a sua técnica inovadora e o enorme carisma do qual era dotado, Dizzy Gillespie tem que fazer parte da galeria dos maiores nomes do jazz de todos os tempos, possivelmente ao lado de Louis Armstrong, Duke Ellington, Charlie Parker e Miles Davis. Dizzy conseguiu a façanha de fazer o seu trompete brilhar numa época onde reinava Armstrong, e onde Roy Eldridge servia como modelo para todo e qualquer músico que estivesse se deslocando do jazz tradicional para o jazz que iniciava a era da modernidade. Como trompetista, ele sacudiu literalmente as estruturas do jazz, sendo um dos responsáveis pelo surgimento do bebop e também um dos pioneiros da estruturação dos sons latino-americanos no jazz. Como bandleader, sua afirmação e domínio do grupo não podem ser questionados. Gillespie se destacou na orquestra de Cab Calloway antes de “descobrir” o bebop. Depois de brilhar intensamente conduzindo (ou participando de) pequenos grupos de bebop, Gillespie tocou nas orquestras de Earl ‘Fatha’ Hines e Billy Eckstine antes de em 1945 montar o seu primeiro grupo, o qual se expandiu em 1946 e durou até 1950. Foi nessa época que ele introduziu os elementos latinos na sua música, através de ligações com os percussionistas cubanos Luciano “Chano Pozo” Gonzales e Ramón “Mongo” Santamaria. A banda de Gillespie deixou o swing definitivamente de lado e ingressou no bebop e no mainstream jazz, utilizando intrincadas figuras rítmicas que serviam como moldura para o som inconfundível do seu trompete. A sua orquestra abrigava nomes importantes do jazz, como aqueles que fariam a futura base do Modern Jazz Quartet – Milt Jackson, John Lewis, Ray Brown e Kenny Clarke – e também J.J.Johnson, Yousef Lateef, James Moody e o jovem John Coltrane. A partir de 1950, Gillespie deu preferência aos pequenos combos, embora excepcionalmente voltasse a reunir uma grande orquestra para apresentações ocasionais. Sua carreira de bandleader não chegou a ser muito longa, mas foi verdadeiramente significativa. Como trompetista, tanto solando como participando de pequenos combos, ele se manteve ativo desde os anos 1930 até o início dos anos 1990.

 

Algumas gravações

 

A Night In Tunisia (Dizzy Gillespie-Frank Paparelli)

Algo Bueno (Woody’n You) (Dizzy Gillespie)

All The Things You Are (Jerome Kern-Oscar Hammerstein II)

Anthropology (Dizzy Gillespie-Charlie Parker)

Birk’s Work (Dizzy Gillespie)

Blues Chanté (Mama Blues) (Dizzy Gillespie)

Con Alma (Dizzy Gillespie)

Cubana Be, Cubana Bop (Dizzy Gillespie)

Emanon (Dizzy Gillespie-Milton Shaw)

Groovin’ High (Dizzy Gillespie)

Groovy Man (Danny Maley)

Hot House (Tadd Dameron)

Manteca (Gil Fuller-Dizzy Gillespie-Chano Pozo)

Salt Peanuts (Dizzy Gillespie-Kenny Clarke)

Summertime (George Gershwin-Ira Gershwin-DuBose Heyward)

Tin Tin Deo (Gil Fuller-Chano Pozo)

 

 


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