AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
JOE LOSS (1909-1990)
Nome completo – Joshua Alexander Loss
Nascimento – Londres-Inglaterra
Falecimento – Londres-Inglaterra
Instrumento – violino
Comentário – Filho de um carpinteiro judeu que havia
imigrado da Rússia para a Inglaterra, Joe Loss foi educado na Jew’s Free School
(Escola Livre dos Judeus) e começou a aprender violino aos sete anos de idade.
Ele continuou sua educação musical na Hackner Academy of Music e depois no
Trinity College of Music e no London College of Music. Ainda jovem, mas já um
excelente violinista, Joe tocou no Tower Ballroom, em Blackpool, e participou
da orquestra de Oscar Rabin, ao mesmo tempo em que dirigia uma banda de
adolescentes, chamada The Magnetic Dance Band, que buscava interpretar o som do
swing já em voga na Inglaterra. As
suas primeiras apresentações profissionais foram realizadas dentro de um
cinema, abrilhantando e dando som aos filmes do cinema mudo. Em 1930, Joe
formou uma banda de sete músicos para tocar no Waldorf, em Londres. A banda tomou
corpo para no final da década se transformar na respeitável Joe Loss Orchestra.
A orquestra se manteve em atividade mesmo durante a guerra e se tornou famosa
por interpretar músicas que eram hits
de algumas orquestras americanas, como “In The Mood”, sucesso de Glenn Miller,
e “Begin The Beguine”, sucesso de Artie Shaw. Ao longo do tempo, Joe Loss se
especializou em tocar e gravar revivals,
como a música “The Stripper” (1958), originalmente gravada pela orquestra de
David Rose, “Wheels Cha Cha” (1961), baseado na música “Wheels”, gravada pelo grupo
The String-A-Longs, e “March Of The Mods” e “Finnjenka Dance” (1964), também
gravadas por David Rose. Este repertório lhe valeu algumas acusações de que sua
música teria um cunho mais comecial do que jazzístico. A seu favor, no entanto,
existe o fato que mesmo usando sucessos de outras orquestras para se promover,
ele jamais copiava os arranjos, fazendo a sua leitura dentro de um estilo
próprio. Apesar do declínio de popularidade das big bands, Joe Loss se manteve na ativa até o final dos anos 1980,
quando se aposentou da música.
Algumas gravações
A Tisket-A-Tasket (Al
Feldman-Ella Fitzgerald)
Amapola (Joeseph
Lacalle-Albert Gamse)
At The Woodchopper’s Ball (Woody Herman-Joe Bishop)
Begin The Beguine (Cole
Porter)
Chattanooga Choo-Choo (Mack Gordon-Harry Warren)
Deep In The Heart Of Texas (June Jordan-Bernie Reagon)
Goodnight My Love (Mack
Gordon-Harry Revel)
I Wish I Knew (Mack
Gordon-Harry Warren)
In The Mood (Joe
Garland-Andy Razaf)
Jeepers Creepers (Johnny
Mercer-Harry Warren)
So Rare (Harry Herst-Jack
Sharpe)
That Old Feeling (Lew
Brown-Sammy Fain)
The Breeze And I (Ernesto
Lecuona-Al Stillman)
The Peanut Vendor (Moises
Simon)
They Say It’s Wonderful (Irving Berlin)
You Go To My Head (J.
Fred Coots-Haven Gillespie)
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