quarta-feira, 21 de abril de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


JOE MARSALA (1907-1978) 

Nome completo – Joseph Francis Marsala

Nascimento – Chicago-Illinois-EUA

Falecimento – Santa Bárbara-Califórnia-EUA

Instrumento – clarinete

 

Comentário – Joe Marsala é um clarinetista que conseguiu com perfeição se adaptar a dois estilos de jazz diferentes – o dixieland e o swing. Influenciado pelo clarinetista Jimmy Noone, Marsala chamou a atenção logo que despontou no cenário de Chicago, pela excelência com a qual executava o seu instrumento. Quer por motivo de parentesco (ele era irmão do trompetista Marty Marsala e marido da harpista de jazz Adele Girard), quer por motivos puramente musicais, Marsala sempre se viu envolvido com diversos jazzistas de renome. Ele começou em Chicago no final dos anos 1920 tocando como freelancer inicialmente na orquestra de Ben Pollack e depois na banda de Wingy Manone, onde permaneceu durante dois anos (1935 e 1936) e realizou algumas gravações. Em seguida Marsala montou a sua própria orquestra, a “His Chosen Seven”, fazendo bastante sucesso durante pelo menos dez anos, nos quais se apresentava no Hickory House tocando chicago e swing. Foi lá que o baterista Buddy Rich conseguiu o seu primeiro emprego. Lá também tocaram músicos de peso como sua mulher Adele Girard e também Red Allen, Eddie Condom, Dave Tough, Shelly Manne e Max Kaminski. Em 1945, embora o dixieland ainda ditasse os rumos do seu clarinete, Marsala se apresentou com Dizzy Gillespie em memoráveis sessões de gravação, evidenciando todo o seu imenso potencial bebopista. No entanto, em 1948, ele praticamente se aposentou como bandleader, tocando apenas ocasionalmente e dedicando o seu tempo e o seu trabalho de composição principalmente para orquestras não jazzistas. Suas principais músicas desta época, como as que ele compôs para Frank Sinatra – “Don’t Cry Joe” – e para Patty Page – “And So To Sleep Again” (depois gravada por April Stevens) – eram baladas românticas, mas suplantaram em popularidade as antigas músicas que ele compunha quando dirigia a orquestra.  No início dos anos 1970, Marsala parou completamente com as atividades musicais devido a sérios problemas de saúde que iriam redundar na sua morte em 1978. Joe Marsala se manteve musicalmente ativo desde o final dos anos 1920 até o final dos anos 1960.

 

Algumas gravações 

Cherokee (Ray Noble)

Clarinet Marmelade (Henry Ragas-Larry Shields)

Don’t Let It End (Joe Marsala)

East Of The Sun (Brooks Bowman)

Gotta Be This Or That (Sunny Skylar)

Hot String Beans (Joe Marsala)

I Would Do Anything For You (Claude Hopkins-Bobby Williams-Alex Hill)

Jazz Me Blues (Tom Delaney)

Joe’s Blues (Joe Marsala)

My Melancholy Baby (Ernie Burnett-George Norton)

On The Alamo (Isham Jones-Gus Kahn)

Perdido (Ervin Drake-Juan Tizol-Hans Jan Langsfelder)

Reunion In Harlem (Carel Feather)

Southern Comfort (Joe Marsala)

Sweet Mama (Robert Johnson-Donald Van Zant-Jay Hambridge)

 

 

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