AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
KAY KYSER (1905-1985)
Nome completo – James Kern Kyser
Nascimento – Rocky Mount-North Carolina-EUA
Falecimento – Chapel Hill-North Carolina-EUA
Instrumento – nenhum (cantor)
Comentário – Apesar de não conhecer teoria musical,
Kay Kyser acabou se transformando, durante um período que se estendeu de 1933
até o final dos anos 1940, num dos mais populares bandleaders de swing da
América. Kyser começou sua carreira artística quando, devido ao seu grande
carisma, foi convidado a substituir o líder da banda da Faculdade de Direito de
North Carolina, um músico de nome Hal Kemp, para organizar uma apresentação
musical. Ele ficou tão fascinado pelo palco e se tornou tão popular na
liderança dos músicos que decidiu abandonar o estudo de Direito e continuar
trabalhando com música, ao mesmo tempo em que se matriculava no curso de Teatro
da Universidade, onde se graduou com mérito. Kyser ingressou numa emissora de
rádio local e começou a apresentar um programa de perguntas e respostas chamado
“Kay Kayser’s Kollege of Musical Knowledge”. Em pouco tempo ele
se tornou uma personalidade respeitada, o que facilitou a sua tarefa de
contratar alguns músicos e formar a sua orquestra, que logo se transformou numa
verdadeira coqueluche do swing
dançante. Kyser cantava e fazia “sketches”
engraçados com a participação dos seus músicos e de outros cantores. Ciente da
sua falta de conhecimento musical, ele contratou como arranjador o maestro e
professor do Conservatório de Música de Cincinnati, George Duning, e assim a
sua orquestra acabou sendo muito aplaudida pelo público e elogiada pelos
críticos. Em 1939, Kay Kyser resolveu tentar o cinema e investiu muito dinheiro
para estrelar em um filme da RKO chamado “That’s
Right, You’re Wrong”, que lhe
rendeu mais fama e sucesso. Em seguida, Kay Kyser estrelou outros dois filmes,
“You’ll Find Out” (RKO-1940) – no
qual ele lançou o Sonovox, antecessor do Vocorder, um aparelho que modificava a
voz, dando a ela a sonoridade de instrumentos musicais – e “Carolina Blues” (Columbia-1944). Em 1949
Kyser voltou a trabalhar no rádio e na televisão, mas tendo ficado
relativamente rico, ele se aposentou em 1950, abandonando de vez as atividades
artísticas e se fixando em Chapel Hill para se dedicar junto com a família a um
movimento filosófico-religioso chamado Movimento da Ciência Cristã. Apesar de
ter tido uma participação significativa na área de entretenimento, Kay Kyser se
manteve musicalmente ativo apenas cerca de vinte anos, desde o iníco dos anos
1930 até o final dos anos 1940.
Algumas gravações
Bell Bottom Trousers (Moe Jaffe)
Can’t Get Out Of This Mood (Jimmy McHugh-Frank Loesser)
‘Cause My Baby Says It So (Al Dubin-Harry Warren)
I Love An Old Fashioned Song (Sammy Cahn-Jule Styne)
I Never Knew I Could Love Anybody (Tom Pitts-Ray Eagan-Roy K.Marsh-Paul
Whiteman)
If My Heart Had A Window (John Jacob Loeb)
It’s Kind Of Lonesome Out Tonight (Duke Ellington-Don George)
Like Someone In Love (Johnny Burke-Jimmy Van Heusen)
Long Ago (And Far Away) (Jerome Kern-Ira Gershwin)
Music, Maestro, Please! (Herbert Magidson-Allie Wrubel)
On A Slow Boat To China (Frank Loesser)
Pushin’ Sand (George
Simmons-Roc Hillman)
Sweet And Lovely (Gus
Arnheim-Jules LeMare-Harry Tobias)
The Nearness Of You (Hoagland “Hoagy” Carmichael-Ned Washington)
(There’ll Be Bluebirds Over) The White Cliffs Of Dover
(Walter Kent-Nat Burton)
Two Sleepy People (Hoagland
“Hoagy” Carmichael-Frank Loesser)
You’ll Find Out (Doug
Eldridge-Allan T.Flowers-Ric Ivanisevic-Fred Nelson Jr)
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