AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
KING OLIVER (1881-1938)
Nome completo – Joseph Nathan Oliver
Nascimento – Aben-Louisiana-EUA
Falecimento – Savannah-Georgia-EUA
Instrumento – corneta e trompete
Comentário – Joe “King” Oliver foi um dos mestres do
jazz tradicional. Além de ser um grande cornetista e trompetista, Oliver deu
oportunidade a muitos músicos de Nova Orleans, quer trazendo-os para as bandas
que comandava, quer lhes ensinando os segredos do instrumento. King Oliver
começou tocando nas brass bands da
cidade, e em 1910 liderava o melhor grupo de jazz tradicional de Nova Orleans
ao lado de Kid Ory. Com o fechamento dos cabarés do bairro de Storyville,
Oliver teve que sair da cidade, indo inicialmente para a Califórnia e depois
para Chicago, onde montou uma das suas melhores formações, a banda chamada
Creole Jazz Band, que tocava no antigo Royal Gardens (depois chamado Lincoln
Gardens). Em 1923, a Creole realizou uma série de gravações incorporando a sonoridade
do estilo chicago e fazendo um jazz
predominantemente dançante. O grupo foi rebatizado como King Oliver & His
Dixie Syncopators, numa alusão ao dixieland.
A banda – em outra das suas excelentes formações – apresentava King Oliver e o seu
jovem pupilo Louis Armstrong se revezando no trompete, e tinha a participação
de Baby Dodds, Johnny Dodds, Lil Hardin, Honoré Dutrey e Bill Johnson. Oliver
foi um dos pioneiros no uso da surdina, que proporcionava ao seu trompete uma
variedade multicolorida de sons. King Oliver era um grande músico e uma
excelente pessoa, mas não possuía habilidade no gerenciamento dos seus
negócios. Ele perdeu muito dinheiro com contratos mal assinados e outro tanto
pelas mãos de produtores desonestos. Além disso, ao mesmo tempo em que cresciam
as suas dificuldades no gerenciamento da sua banda (e os músicos, percebendo o
problema, começaram a debandar), Oliver enfrentava sérios problemas de saúde
que ocasionaram a perda de vários dentes, o que causava dores intensas quando ele
soprava o trompete, além de alterar a qualidade do som. Devido a questões
financeiras mal resolvidas, Oliver perdeu sucessivos contratos, como os do
Savoy Ballroom e do Cotton Club, ambos em Nova York. Com a Depressão de 1929,
Oliver entrou em colapso. Sem ter onde tocar trabalhou como porteiro de night club e morreu aos cinquenta e sete
anos numa casa de cômodos, na mais absoluta pobreza. “King” Oliver foi um
precursor das bandas de jazz e o verdadeiro rei do trompete por cerca de vinte
anos.
Algumas músicas
Canal Street Blues (King Oliver)
Chimes Blues (King
Oliver)
Dippermouth Blues (King
Oliver)
Doctor Jazz (King
Oliver)
High Society (Clarence
Williams-Porter Steele)
I Ain’t Gonna Tell Nobody (Richard Jones)
Mabel’s Dream (Ike
Smith)
New Orleans Shout (King
Oliver)
Riverside Blues (King
Oliver)
Snag It (King
Oliver)
St. James Infirmary (Joe Primrose)
Sugar Foot Stomp (Fletcher
Henderson)
Sweet Like This (King
Oliver)
Tin Roof Blues (Walter
Melrose)
Weather Bird (King
Oliver)
West End Blues (King
Oliver-Clarence Johnson-Spencer Wiliiams)
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