sábado, 1 de maio de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


Kurt Edelhagen (1920-1982) 

Nome completo – Kurt Edelhagen

Nascimento – Herne-Alemanha

Falecimento – Colônia-Alemanha

Instrumento – clarinete e piano

 

Comentário – Durante mais de vinte anos, Kurt Edelhagen foi o mais respeitado nome orquestral na Alemanha e um dos mais respeitados na Europa na execução do swing e do jazz orquestrado, pois sua música tinha um grande sentido de blues e uma forte pitada de bebop. Com seu estilo moderno e internacional, ele foi muito celebrado na Alemanha como orquestra de rádio nos períodos de antes e depois da Segunda Guerra, tempos onde ainda predominava musicalmente a Orquestra Filarmônica de Berlim. Edelhagen estudou clarinete e piano na cidade de Colônia e depois se graduou em regência, antes de formar a sua primeira orquestra em 1946. Até 1949, Edelhagen conduziu orquestras em apresentações de palco, em sessões de gravação e em programas de rádio em Frankfurt. De 1949 até 1952 ele tocou em Nuremberg e mais tarde, de 1952 até 1957, dirigiu a orquestra da Rádio Sudwestfunk. Em 1953, Edelhagen contratou e revelou para o público a cantora francesa Caterina Valente, gravando um álbum que a crítica chamou de “multicultural” e que foi um imediato sucesso em todo o mundo. O estilo de Kurt Edelhagen era forte e não poupava os metais, mas era ao mesmo tempo profundamente harmonioso, produzindo uma sonoridade moderna semelhante à de Stan Kenton. Em 1957 Kurt voltou para Colônia a fim de comandar a orquestra da Westdeustcher Rundfunk, que tinha entre os seus componentes alguns dos maiores músicos da Europa, como os trompetistas Milo Pavlovic, Dusko Gojkovic e Jimmy Deuchar, os saxofonistas Derek Humble, Bubi Aderhold e Eddie Busnello, os trombonistas Jiggs Whigham e Ken Wray, e também os pianistas e futuros maestros Francy Boland (que mais tarde formaria a Clarke-Boland Big Band com Kenny Clarke) e Claus Ogerman (que mais tarde iria para os Estados Unidos trabalhar com música erudita e gravar bossa nova com Tom Jobim). A orquestra sofreu uma queda em 1973, mas Edelhagen a reergueu mantendo-a unida e atuante por mais algum tempo, permanecendo à frente do grupo remanescente até pouco antes da sua morte, em 1982.

 

Algumas gravações 

Autumn Leaves (Johnny Mercer-Jacques Prévert-Joseph Kosma)

Bei Mir Bist Du Schön (Sholom Secunda-Sammy Cahn-Saul Chaplin)

Blue Skies (Irving Berlin)

Blues For Gaston (Francis Coppieters)

Chinatown (Jean Schwartz-William Jerome)

Cookin’ At The Continental (Horace Silver)

Hawaiian War Chant (tradicional)

Have You Met Miss Jones? (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

In A Little Spanish Town (Mabel Wayne-Sam Lewis-Joe Young)

Jumpin’ At The Woodside (Count Basie)

Mackie Messer (Kurt Weill-Bertold Brecht)

Lock ‘Yor Blues (Francy Boland)

Opus De Funk (Horace Silver)

Prince Albert (Max Roach)

Tea For Two (Vincent Youmans-Irving Caesar)

Up, Up And Away (Jimmy Webb)

You’re Driving Me Crazy (Walter Donaldson)

 

 

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