AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
Les Hite (1903-1962)
Nome completo – Les Hite
Nascimento – Du Quoin-Illinois-EUA)
Falecimento – Santa Monica-Califórnia-EUA
Instrumento – sax-alto, piano, xilofone e vocal
Comentário – Les Hite foi um bandleader bastante apreciado em Los Angeles, mas estranhamente
nunca se tornou famoso além da California, talvez por raramente ter saído da
cidade para se apresentar em outros lugares. Não se tem notícia de que ele
tenha feito grandes turnês, com exceção da excursão que fez para Nova York em
1937, ao lado do bluesman T-Bone
Walker e de uma curta passagem por Portland e Chicago em 1938 e 1940. Durante
as décadas de 1930 e 1940, Hite liderou algumas importantes orquestras de Los
Angeles, mas seu trabalho foi muito pouco documentado (durante praticamente
duas décadas atuando como bandleader,
Hite gravou apenas quatorze músicas – entre 1940 e 1942 – além de algumas
memoráveis sessões registradas ao vivo acompanhando Louis Armstrong, mas estas
gravações não foram preservadas). Depois de estudar na Universidade de Illinois
e de tocar saxofone em uma banda composta por membros da sua família, Hite
trabalhou com Detroit Shannon e excursionou com a companhia de shows de Helen
Dewey. O grupo de Dewey se desfez quando estava em Los Angeles, mas Hite
resolveu permanecer na cidade, onde trabalhou com a Spikes Brothers’ Orchestra,
com Mutt Carey, com Curtis Mosby e com a Paul Howard’s Quality Serenaders,
entre outros. Em 1930, Les Hite assumiu a banda de Paul Howard, a qual
denominou Sebastian’s Cotton Club Orchestra, começando aí a sua carreira de bandleader e de cantor de sketches. A sua orquestra, agora
rebatizada como Les Hite Orchestra, tocou durante muitos anos em Los Angeles.
Apesar de jamais ter alcançado o mesmo sucesso de outras big bands, a orquestra de Hite era bastante competente, e chegou a
acompanhar, além de Louis Armstrong, também Fats Waller quando eles estiveram
em turnês solo na cidade. Alguns músicos importantes participaram da orquestra
de Hite, entre eles Lionel Hampton, Marshall Royal, Lawrence Brown, Britt
Woodman e Joe Wilder. Em 1942 Hite fez gravações isoladas com T-Bone Walker e
Dizzy Gillespie – respectivamente “T-Bone Blues” e a conhecidíssima “Jersey
Bounce” – além de dois registros em filmes de curta metragem com as músicas
“Pudgy Boy” e “That Ol’ Ghost Train”. Em 1945, Hite começou a perder o
interesse pela música e passou a gerenciar uma casa de apostas. Ele continuou
cuidando dos seus negócios, até que veio a falecer aos cinquenta e nove anos,
dos quais pouco mais de vinte ele dedicou à música profissional.
Gravações
registradas
Board Meeting (Avery
Brooks-Benny Goodman-Lionel Hampton)
Chant Of Mustard Green (autor não catalogado)
I Remember You (Victor
Schertzinger-Johnny Mercer)
It Must Have Been A Dream (T-Bone Walker)
Idaho (Jesse
Stone)
Jersey Bounce (Buddy
Feyne-Bobby Platter)
No-One Is To Blame (autor não catalogado)
One Dozen Roses (Jurgens
Donovan-Lewis Washburn)
T-Bone Blues (Les
Hite)
Pudgy Boy (autor
não catalogado)
That Ol’ Ghost
Train (autor não catalogado)
That’s The Lick (Les
Hite)
The World Is
Waiting For The Sunrise (Ernest
Seitz-Gene Lockhart)
Waiting For You (Les
Hite)
Young Stuff (autor
não catalogado)
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