AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
LIONEL HAMPTON (1908-2002)
Nome completo – Lionel Leo Hampton
Nascimento – Louisville-Kentucky-EUA
Falecimento – Nova York-New York-EUA
Instrumento – vibrafone, bateria, piano e vocal
Comentário – Lionel Hampton é um dos jazzistas mais
alegres e espetaculares de que se tem conhecimento. Dono de uma vitalidade
contagiante, ele passou toda a sua vida instigando e influenciando músicos de
diversos estilos, apesar de ele próprio jamais ter abandonado o swing. Hampton começou tocando bateria
na década de 1920 na Chigago Defender Newsboys’ Band, quando “descobriu” o
xilofone. Mas foi como baterista que ele tocou na Paul Howard’s Quality
Serenaders, onde gravou seu primeiro disco em 1929, transferindo-se mais tarde
para a orquestra de Les Hite, já como xilofonista, onde conheceu Louis
Armstrong. Atendendo a um pedido de Armstrong, ele trocou o xilofone pelo
vibrafone, o que melhorou a sonoridade do instrumento e deu mais qualidade aos
seus solos. Sua primeira gravação ao vibrafone foi em 1930, acompanhando o
próprio Armstrong na música “Memories Of You”. A partir de então, Hampton
gostou tanto do instrumento que resolveu adotá-lo, abandonando quase que
completamente a bateria. Em 1936, Hampton foi convidado por Benny Goodman a
ingressar no seu grupo para tocar ao lado de Gene Krupa e Teddy Wilson,
formando um dos maiores pequenos conjuntos de jazz da história, no qual veio a
alcançar grande notoriedade. Em 1940, Lionel Hampton montou a sua própria
orquestra e se tornou bandleader,
dando início a outra carreira de sucesso. Uma das características que faziam da
sua orquestra uma banda ímpar era o exibicionismo e a alegria de Hampton, que
costumava cantarolar a música em voz alta ao mesmo tempo em que improvisava no
instrumento. A sua orquestra executava um swing
vibrante e muito movimentado, e cresceu em todos os conceitos a partir de 1950.
O som empolgante que Hampton conseguia extrair da sua orquestra influenciou
músicos da importância de Charles Mingus e Quincy Jones. Ele também trabalhou como ator em alguns
filmes e compôs a trilha sonora para as películas “Memphis Belle” em 1990 e “Malcolm
X” em 1992. Durante as décadas seguintes Hampton continuou com o seu
trabalho, cada vez com maior entusiasmo, mantendo-se musicalmente ativo até
2000, quando se aposentou com mais de noventa anos, após mais de setenta de
atividade, vindo a falecer dois anos depois.
Algumas gravações
Air Mail Special (Charlie
Christian-Benny Goodman-Jimmy Mundy)
Dinah (Sam
M.Lewis-Joe Young-Harry Akst)
Don’t Be That Way (Benny
Goodman-Edgar Sampson-Mitchell Parish)
Flying Home (Benny
Goodman-Lionel Hampton-Sidney Robin)
Hamp’s Boogie Woogie (Milt Buckner-Lionel Hampton)
Hey! Ba-Ba-Re-Bop (Lionel
Hampton-Curley Hamner)
How High The Moon (Nancy
Hamilton-Morgan Lewis)
I Got Rhythm (George
Gershwin)
Jivin’ The Vibes (Lionel
Hampton)
Midnight Sun (Lionel
Hampton-Sonny Burke-Johnny Mercer)
On The Sunny Side Of The Street (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)
Ring Dem Bells (Irving
Mills-Duke Ellington)
Stardust (Hoagland
“Hoagy” Carmichael-Mitchell Parish)
The Jumpin’ Jive (Cab
Calloway-Frank Froeba-Jack Palmer)
There Will Never Be Another You (Mack Gordon-Harry Warren)
When Lights Are Low (Benny Carter-Clarence Williams)
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