segunda-feira, 28 de junho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA

RAY ANTHONY (1922-        ) 

Nome completo – Raymond Antonini

Nascimento – Bentleyville-Pennsylvania-EUA

Instrumento – trompete

 

Comentário – Quando a família Antonini se mudou da Pennsylvania para Cleveland, Ohio, o pequeno Raymond começou a estudar trompete com o seu pai. Depois de dominar o instrumento com perfeição, o jovem Ray acabou no início da década de 1940 fazendo parte do naipe de trompetes de duas das mais influentes orquestras da história do swing – Glenn Miller e Tommy Dorsey. Ele passou dois anos com a orquestra de Glenn Miller e, com a morte deste, migrou para a orquestra de Tommy Dorsey, onde tocou durante dez anos. Dono de um sopro bastante claro e limpo, semelhante ao estilo Harry James, Ray Anthony logo chamou a atenção dos críticos e do público apreciador da música de orquestra, fazendo com que a sua cotação crescesse entre os músicos americanos. Na época da Segunda Guerra Mundial, Anthony começou a dirigir sua própria banda e resolveu seguir com ela para a frente de batalha, trabalhando nas operações do Pacífico. Mais tarde, ao voltar para os Estados Unidos, ele formou uma orquestra de dança muito popular, a qual denominou The Ray Anthony Orchestra, que alcançou enorme sucesso especialmente com a gravação das músicas “Dragnet”, “The Bunny Hop”, “Hokey Pokey” e “Harlem Nocturne”. Na década de 1950, Anthony trabalhou como diretor musical de televisão. Foi também autor de temas de seriados como “Dragnet”, e imortalizou outros temas muito populares como “Peter Gunn” e “Route 66”. Participou como músico e como ator dos filmes “The Five Pennies”, “High School Confidential”, “Girls Town” e “Daddy Long Legs” (filme onde ele interpretou a si mesmo). Nesta época ele se casou com a atriz Mamie Van Doren e investiu ainda mais na sua própria carreira de ator. Os críticos mais contundentes lamentam que Anthony tenha se afastado do jazz para se destacar comercialmente na televisão e no cinema. No entanto, pela sua participação artística como um todo, Ray Anthony tem seu nome gravado na Hollywood Walk Of Fame. Anthony, que começou a sua carreira musical nos anos 1940, ainda se mantém musicalmente ativo até os dias de hoje, tendo se apresentado por mais de sessenta anos. Aos noventa e nove anos de idade, ele não sopra mais o seu instrumento, mas ainda dá alguma consultoria para produtores de shows para emissoras de rádio e televisão, e para escolas de música.

 

Algumas gravações

At Last (Mack Gordon-Harry Warren)

Blue Velvet (Bernie Wayne-Lee Morris)

Delicado (Waldir Azevedo)

Dragnet (Walter Schumann)

Harlem Nocturne (Earle Hagen-Dick Rogers)

Moonlight In Vermont (Karl Suessdorf-John Blackburn)

O Mein Papa (Geoff Parsons-Paul Burkhard-Ken Turner)

Opus Number One (Sy Oliver-Sid Garris)

Route 66 Theme (Nelson Riddle)

Sentimental Journey (Les Brown-Bud Green-Ben Homer)

September Song (Kurt Weill-Maxwell Anderson)

Slaughter on Tenth Avenue (Richard Rodgers)

That Old Feeling (Sammy Fain-Lew Brown)

The Bunny Hop (Ray Anthony-Leonard Auletti)

The Hokey Pokey (Charles “Chuck” Macak-Larry LaPrise-Tafit Baker)

The Man With The Horn (Jack Jenney-Sol Lake-Andre DeLange)

The Peter Gunn Theme (Henry Mancini)

Unforgettable (Irving Gordon)

You Do Something To Me (Cole Porter)

 

Nenhum comentário: