AS CORES DO SWING
Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
RAY MCKINLEY (1910-1995)
Nome completo – Raymond Frederick McKinley
Nascimento – Fort Worth-Texas-EUA
Falecimento – Largo-Flórida-EUA
Instrumento – vocal e bateria
Comentário – Durante os anos 1930, Ray McKinley era
um respeitado baterista e cantor de dixieland
que de repente despertou para a novidade do swing.
Ele começou a vida de músico se apresentando em territory bands (bandas itinerantes que tocavam em bailes) de Fort
Worth, fazendo apresentações por toda a região do Texas até ser contratado em
1929 para trabalhar com a banda do músico Smith Ballew. Foi lá que McKinley
conheceu o trombonista Glenn Miller, consolidando uma amizade que durou até a
morte de Miller em 1944. Pouco tempo depois, Ray se desligou de Ballew e ingressou
como cantor na orquestra dos irmãos Dorsey, permanecendo com Jimmy Dorsey
quando os irmãos se separaram, até que em 1939 se tornou o co-lider do
recém-formado grupo do trombonista Will Bradley. McKinley e Bradley ficaram
juntos até 1942, interpretando uma espécie de swing com um forte acento de boogie-woogie.
O grupo alcançou um relativo sucesso, tendo aparecido em 1949 no filme “Make Believe Ballroom”. Foi cantando com
Bradley que McKinley gravou um dos seus maiores sucessos – “Beat Me Daddy,
Eight To The Bar”. Mais tarde Ray resolveu se desligar de Bradley e se juntar à
Glenn Miller’s Army Air Force Orchestra, partindo para a Europa a fim de
participar do esforço de guerra junto com a banda do amigo. Com a morte de
Glenn Miller, Ray se tornou um dos líderes do grupo na Europa e o manteve em
atividade até que os músicos retornassem para a América. McKinley passou algum
tempo tocando num pequeno combo junto
com o clarinetista Peanuts Hucko e o pianista Mel Powell, até que, em 1946,
conseguiu montar a sua própria orquestra, contando com a participação do
arranjador Eddie Sauter. A orquestra de Ray McKinley permaneceu nas paradas por
bom tempo, apesar de não contar com a plena aprovação dos críticos, que a
consideravam ultrapassada e comercial. Nesta empreitada, ele utilizou um modelo
de música que prescindia das origens e tentou produzir arranjos mais modernos
com alguma influência do estilo bop,
embora não conseguisse se livrar da forte característica do dixieland, suas raízes de origem. Em
1956 McKinley voltou a comandar a Glenn Miller Orchestra, até se aposentar da
música em 1966. Sua atividade musical vai do início dos anos 1930 até meados
dos anos 1960.
Algumas gravações
Beat Me Daddy, Eight To The Bar (Raymond Birch)
Blue Moon (Richard
Rodgers-Lorenz Hart)
Carioca (Gus
Kahn-Vincent Youmans)
Celery Stalks By Midnight (Will Cobb-Gus Edwards)
Harlem Nocturne (Earle
Hagen-Dick Rogers)
How High The Moon (Morgan
Lewis-Nancy Hamilton)
Mama’s Gone, Good-Bye (Peter Bocage-Armand John Piron)
Over The Rainbow (Edgar
“Yip” Harburg-Harold Arlen)
Red Silk Stockings And Green Perfume (Dick Sanford-Bob Hilliard-Sammy Mysels)
Rhapsody In Blue (George
Gershwin)
Saint Louis Blues (William
Christopher Handy)
Sentimental Journey (Bud Green-Les Brown-Ben Homer)
Struttin’ With Some Barbecue (Lil Hardin)
The Blue Room (Richard
Rodgers-Lorenz Hart)
Thou Swell (Richard
Rodgers-Lorenz Hart)
You Came A Long Way From St.Louis (Bob Russell-Pete Rugolo)
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