sexta-feira, 9 de julho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


RED NICHOLS (1905-1965) 

Nome completo – Ernest Loring Nichols

Nascimento – Ogden-Utah-EUA

Falecimento – Las Vegas-Nevada-EUA

Instrumento – corneta e trompete

 

Comentário – Red Nichols foi um dos trompetistas mais famosos dos anos 1920, e ele alcançou grande notoriedade porque já naquela época os seus discos eram vendidos na Europa (ao contrário de Bix Beiderdecke e Louis Armstrong, aos quais ele chegou a ser comparado). Filho de um professor de música, Nichols ganhou o apelido de “Red” por causa dos seus cabelos ruivos, e aprendeu a tocar corneta com 12 anos de idade. Red Nichols começou a se interessar pelo jazz influenciado pela Original Dixieland Jass Band. Em 1923, ele se juntou à orquestra Miff Mole and His Little Molers que posteriormente se transformou na sua própria banda, a qual chamou Red Nichols and His Five Pennies, contando com o próprio trombonista Miff Mole e com o saxofonista e clarinetista Jimmy Dorsey. Ele também fez diversas apresentações e gravações com o seu grupo utilizando outros nomes – The Arkansas Travelers, The Red Heads, The Louisiana Rhythm Kings e The Charleston Chasers. Neste período, foram incorporados ao grupo os músicos Benny Goodman, Glenn Miller, Jack Teagarden, Pee Wee Russell, Joe Venuti, Eddie Lang, Adrian Rollini e Gene Krupa, o que adicionou um incipiente swing ao seu estilo, que era voltado para o dixieland. Os Five Pennies foram muito solicitados nos salões locais, tocando uma música incomum, com intervalos diferenciados e escalas que fugiam ao modelo da época. Problemas com a Depressão fizeram com que Nichols encerrasse as atividades do conjunto em 1932, embora ele mantivesse um grupo não oficial que se apresentava de vez em quando em lugares diferentes. Em 1944, Nichols passou uma temporada trabalhando na Casa Loma Orchestra dirigida pelo maestro Glen Gray, e em 1945 ele retomou os Five Pennies, agora como um sexteto mais voltado para o jazz tradicional. Apesar de pretender tocar swing, sua música sempre teve um forte acento dixieland, o que o manteve longe do carisma das big bands. Nichols se mudou para a Califórnia, onde continuou fazendo um relativo sucesso com os Five Pennies durante os anos 1950. Os últimos anos da sua carreira foram dedicados a constantes turnês pelos Estados Unidos, até que um ataque cardíaco provocou a sua morte em 1965, quando tinha sessenta anos de idade. Red Nichols se manteve musicalmente em atividade desde os anos 1920 até os anos 1960.

 

Algumas gravações 

Alabama Stomp (James P.Johnson-Henry Creamer)

Bugle Call Rag (Jack Pettis-Elmer Schoebel-Billy Myers)

Carolina In The Morning (Walter Donaldson-Gus Kahn)  

China Boy (Phil Boutelje-Dick Winfree)

Davenport Blues (Bix Beiderbecke)

Five Pennies (Red Nichols)

Harlem Twist (Fud Livingston-Chauncey Morehouse)

Hot Lips (Henry Busse-Henry Lange-Lou Davis)

I’m Just Wild About Harry (Eubie Blake-Noble Sissle)

I’ll See You In My Dreams (Isham Jones-Gus Kahn)

Mississipi Mud (Harry Barris)

Stampede (Fletcher Henderson)

Sugar Foot Strut (Billie Pierce-Henry Myers-Charles Schwab)

That’s A Plenty (Lew Pollack-Ray Gilbert)

That’s No Bargain (Red Nichols)

The Sheik Of Araby (Harry Beasley Smith-Ted Snyder-Francis Wheeler)     

There’ll Come A Time (Wingy Manone-Miff Mole)

Washboard Blues (Hoagland “Hoagy” Carmichael)

 

 

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