EU
E A MÚSICA
UM
PIANO NO FIM DA TARDE
Parte 1
José Eduardo Coutinho Maia era meu conhecido de infância. Éramos
vizinhos quando crianças, embora não necessariamente amigos, pois não
mantínhamos maiores contatos nessa época. Seus pais lhe impunham uma educação excessivamente
vitoriana e proibiam a ele e a seu irmão de saírem à rua para brincar e se
enturmar com os garotos vizinhos. A própria família, classe média alta, não se
entrosava muito com a vizinhança.
A condição financeira da família de Eduardo parecia muito estável, pois eles se
davam ao luxo de ter uma governanta exclusiva para as crianças e um Chevrolet “do
ano” que era obrigado a estacionar na rua, pois a casa, embora grande, não
tinha garage, fato bastante comum a boa parte das casas do bairro na época.
Na verdade, Eduardo e eu começamos a trocar ideias apenas depois da nossa
maioridade, quando ele conseguiu afinal a alforria do velho Nazir – seu pai –
muitas vezes ao lado de uma boa caneca de chope numa churrascaria chamada Forte
Apache ou num bar chamado A Gloriosa, que era o point da moçada de então.
Eduardo gostava de cinema e fotografia, e eu já naquela época me interessava
por escrever. Este foi o principal motivo da nossa aproximação, e as nossas
conversas geralmente versavam sobre a tal da “ideia na cabeça e uma câmera na
mão” decupada por Glauber Rocha, o realismo italiano, e a invasão da nouvelle vague e do cinema novo.
Discutíamos de Eisenstein a Griffith e de Chaplin a Orson Welles, e eu cheguei
a comprar livros sobre técnicas de direção e edição para melhor entender o assunto.
Daí nasceu a feliz ideia de fazermos um filme – chegamos de fato a fazer vários
filmetes, que se perderam no tempo – onde Eduardo cuidaria da parte
cinematográfica e eu ficaria com o roteiro e a parte cênica.
Um dos filmes, rodado no velho sistema dezesseis milímetros, foi chamado “A Busca e A Fuga”, baseado num conto-crônica que eu havia escrito alguns anos
antes, e era uma alegoria sobre a situação incômoda de um cidadão que não
conseguia se ajustar à sociedade em que vivia.
O tema podia ser pretensioso, mas o filme, mesmo modesto, chegou a participar
de alguns festivais de cinema amador, onde foi objeto de elogios precipitados
dos amigos, de aplausos benfazejos dos entusiastas e de comentários desairosos
dos críticos mais acerbados.
Como cenário para uma determinada parte da filmagem, nós escolhemos o pavilhão
da Bienal do Parque Ibirapuera, que havia sido inaugurado em São Paulo em 1954
e estava vazio naquela ocasião, recebendo merecidos reparos naquele ano de
1967.
Suas características arquitetônicas com vãos livres enormes sem paredes
internas, nascidos da concepção modernista de Oscar Niemayer, e o descortino de
um horizonte arborizado naquele fim de tarde dariam a medida exata do que
precisávamos em termos de enquadramento para provocar a sensação de solidão e
fuga.
Tudo, é claro, em preto e branco, por ser mais barato e mais cult.
Para lá nos dirigimos, eu com os meus projetos, Eduardo com seu equipamento,
Sergio Martire – encarregado da fotografia – com seus medidores de intensidade
de luz e seus conhecimentos técnicos, Élio Lammardo, uma espécie de assistente
geral com seu entusiasmo e incentivo, e o nosso ator Luiz Carlos Gertel, um
sujeito com cara de galã que era repórter da Radio Bandeirantes.
Subimos para o vão aberto do segundo andar e começamos a caminhar pelo piso deserto
procurando o ponto mais conveniente para que Luiz Carlos começasse a atuar. A
vastidão e o silêncio do cenário ajudavam a criar o clima Felliniano que
desejávamos.
SEGUE
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