AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
SAUTER-FINEGAN ORCHESTRA (1952-1958)
Lider – EDDIE SAUTER (1914-1981)
Nome completo – Edward Ernest Sauter
Nascimento – Nova York-New York-EUA
Falecimento – Nova York-New York-EUA
Instrumento – trompete, melofone e bateria
Líder – BILL FINEGAN (1917-2008)
Nome completo – William James Finegan
Nascimento – Newark-New Jersey-EUA
Falecimento – Bridgeport-Connecticut-EUA
Instrumento – piano
Comentário – Eddie Sauter é conhecido como um dos
mais brilhantes arranjadores da era do swing,
embora jamais tivesse se preocupado em trabalhar especificamente este estilo de
música. Sauter estudou música na Universidade de Columbia e depois na Julliard
School, antes de se debruçar sobre os temas jazzísticos e trabalhar como
intérprete, compositor, arranjador e bandleader.
Ele começou como baterista, mas logo depois se uniu à orquestra de Red Norvo
para tocar trompete. Mais tarde ele se tornou arranjador de Red Norvo, para
logo depois escrever também para as orquestras de Artie Shaw, Benny Goodman,
Tommy Dorsey e Woody Herman, ganhando a reputação de arranjador complexo e
inventivo. Em 1952 Sauter se juntou a Bill Finegan, formando a Sauter-Finegan
Orchestra, que durou até 1958. Posteriormente, Eddie Sauter substituiu Kurt
Edelhagen na SWF Orchestra, trabalhou com o saxofonista Stan Getz no álbum “Focus” e compôs a trilha sonora para o
filme “Mickey One”. Bill Finegan
também se notabilizou como compositor, arranjador, pianista e bandleader. Originário de uma família de
pianistas, ele estudou no Conservatório de Paris antes de montar seu primeiro
grupo profissional, um trio. Por recomendação de Tommy Dorsey, Finegan foi
convidado a trabalhar no grupo de Glenn Miller, com quem ficou até 1942, tendo
escrito os arranjos para muitas músicas gravadas pela orquestra – entre as
quais se incluem “Little Brown Jug”, “Sunrise Serenade” e “Song Of The Volga
Boatmen” – e para alguns filmes, como “Sun
Valley Serenade” e “Orchestra Wives”.
De 1942 a 1952 Finegan trabalhou com Tommy Dorsey, mas passou dois anos (de
1948 a 1950) morando e estudando na Europa. Em 1952 formou com Eddie Sauter a
excelente Sauter-Finegan Orchestra, com a qual vivenciaram seis anos de sucesso
e reconhecimento. Os arranjos privilegiavam um post-bop sofisticado e cheio de detalhes vanguardistas. Quando a
orquestra se desfez, Finegan foi trabalhar com publicidade e escreveu músicas
para comerciais. Durante os anos 1980, ele ensinou jazz na Universidade de
Bridgeport. Eddie Sauter morreu aos sessenta e sete anos e Bill Finegan aos
noventa e um. Ambos dedicaram praticamente toda a vida à música, em especial ao
jazz de orquestra.
Algumas gravações
Aren’t You Glad You’re You? (Johnny Burke-Jimmy Van Heusen)
Child’s Play (Bill
Finegan)
Doodletown Fifers (Bill
Finegan)
Exactly Like You (Jimmy
McHugh-Dorothy Fields)
Hit The Road To Dreamland (Harold Arlen-Johnny Mercer)
Holiday (Eddie
Sauter)
I Could Have Danced All Night (Alan Lerner-Frederick Loewe)
Midnight On The Ganges (Chester Wallace-Sherman Myers)
My Melancholy Baby (George Norton-Ernie Burnett)
Nina Never Knew (Louis
Alter-Milton Drake)
Of Thee I Sing (George
Gershwin-Ira Gershwin)
Paradise (Nacio
Herb Brown-Gordon Clifford)
Pennies From Heaven (Johnny Burke-Arthur Johnston)
The Moon Is Blue (Sylvia
Fine)
True Love (Glenn
Frey-Jack Tempchin)
Where Or When (Richard
Rogers-Lorenz Hart)
You Do Something To Me (Cole Porter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário