domingo, 18 de julho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)

BANDLEADERS E DISCOGRAFIA


SAUTER-FINEGAN ORCHESTRA (1952-1958)

 

Lider – EDDIE SAUTER (1914-1981)

Nome completo – Edward Ernest Sauter

Nascimento – Nova York-New York-EUA

Falecimento – Nova York-New York-EUA

Instrumento – trompete, melofone e bateria

 

Líder – BILL FINEGAN (1917-2008)

Nome completo – William James Finegan

Nascimento – Newark-New Jersey-EUA

Falecimento – Bridgeport-Connecticut-EUA

Instrumento – piano

 

Comentário – Eddie Sauter é conhecido como um dos mais brilhantes arranjadores da era do swing, embora jamais tivesse se preocupado em trabalhar especificamente este estilo de música. Sauter estudou música na Universidade de Columbia e depois na Julliard School, antes de se debruçar sobre os temas jazzísticos e trabalhar como intérprete, compositor, arranjador e bandleader. Ele começou como baterista, mas logo depois se uniu à orquestra de Red Norvo para tocar trompete. Mais tarde ele se tornou arranjador de Red Norvo, para logo depois escrever também para as orquestras de Artie Shaw, Benny Goodman, Tommy Dorsey e Woody Herman, ganhando a reputação de arranjador complexo e inventivo. Em 1952 Sauter se juntou a Bill Finegan, formando a Sauter-Finegan Orchestra, que durou até 1958. Posteriormente, Eddie Sauter substituiu Kurt Edelhagen na SWF Orchestra, trabalhou com o saxofonista Stan Getz no álbum “Focus” e compôs a trilha sonora para o filme “Mickey One”. Bill Finegan também se notabilizou como compositor, arranjador, pianista e bandleader. Originário de uma família de pianistas, ele estudou no Conservatório de Paris antes de montar seu primeiro grupo profissional, um trio. Por recomendação de Tommy Dorsey, Finegan foi convidado a trabalhar no grupo de Glenn Miller, com quem ficou até 1942, tendo escrito os arranjos para muitas músicas gravadas pela orquestra – entre as quais se incluem “Little Brown Jug”, “Sunrise Serenade” e “Song Of The Volga Boatmen” – e para alguns filmes, como “Sun Valley Serenade” e “Orchestra Wives”. De 1942 a 1952 Finegan trabalhou com Tommy Dorsey, mas passou dois anos (de 1948 a 1950) morando e estudando na Europa. Em 1952 formou com Eddie Sauter a excelente Sauter-Finegan Orchestra, com a qual vivenciaram seis anos de sucesso e reconhecimento. Os arranjos privilegiavam um post-bop sofisticado e cheio de detalhes vanguardistas. Quando a orquestra se desfez, Finegan foi trabalhar com publicidade e escreveu músicas para comerciais. Durante os anos 1980, ele ensinou jazz na Universidade de Bridgeport. Eddie Sauter morreu aos sessenta e sete anos e Bill Finegan aos noventa e um. Ambos dedicaram praticamente toda a vida à música, em especial ao jazz de orquestra.

 

Algumas gravações 

Aren’t You Glad You’re You? (Johnny Burke-Jimmy Van Heusen)

Child’s Play (Bill Finegan)

Doodletown Fifers (Bill Finegan)

Exactly Like You (Jimmy McHugh-Dorothy Fields)

Hit The Road To Dreamland (Harold Arlen-Johnny Mercer)

Holiday (Eddie Sauter)

I Could Have Danced All Night (Alan Lerner-Frederick Loewe)

Midnight On The Ganges (Chester Wallace-Sherman Myers)

My Melancholy Baby (George Norton-Ernie Burnett)

Nina Never Knew (Louis Alter-Milton Drake)

Of Thee I Sing (George Gershwin-Ira Gershwin)

Paradise (Nacio Herb Brown-Gordon Clifford)

Pennies From Heaven (Johnny Burke-Arthur Johnston)

The Moon Is Blue (Sylvia Fine)

True Love (Glenn Frey-Jack Tempchin)

Where Or When (Richard Rogers-Lorenz Hart)

You Do Something To Me (Cole Porter)

 

 

Nenhum comentário: