AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
SHORTY ROGERS (1924-1994
Nome completo – Milton Rajonsky
Nascimento – Great Barrington-Massachusetts-EUA
Falecimento – Van Nuys-Califórnia-EUA
Instrumento – trompete e fluegelhorn
Comentário – Shorty Rogers foi um dos trompetistas
que definiram o som do cool jazz, e um dos primeiros a utilizar o
fluegelhorn no jazz. Sua importância para a música não se resume, no entanto, a
apenas isso, pois ele foi também um excepcional arranjador. Aos dezesseis anos,
Rogers ingressou no grupo de Will Bradley como trompetista, adotando o apelido
de Shorty (Baixinho) e ajustando o sobrenome de Rajonsky para Rogers, por ser
mais americano e mais musical. Logo depois, no início dos anos 1940, Shorty
tocou durante um breve tempo no grupo do vibrafonista Red Norvo. Após cumprir
com o serviço militar, Rogers começou a alcançar a fama ao participar da
orquestra de Woody Herman de 1945 até 1949, fazendo parte das duas primeiras
formações (primeiro e segundo “herds”),
ingressando em seguida na Stan Kenton Innovations Orchestra, onde ficou até
1951 e escreveu arranjos especiais para o trompete de Maynard Ferguson, adicionando
um pouco de swing às orquestrações
tortuosas de Kenton. Em seguida, Rogers seguiu para Los Angeles, uma tendência
de muitos músicos que buscavam se aprofundar na essência californiana do novo
jazz dos anos 1950, chamado de west coast
jazz, uma variação mais melódica do hard-bop,
(este conhecido como east coast jazz).
O west coast deu a ele a
possibilidade de explorar com mais profundidade algumas novas texturas e
timbres menos agressivos, aprimorando com isso a sua interpretação. Em Los
Angeles ele formou seu primeiro grupo, ao qual denominou “Giants”, começando
por um quinteto que se transformou num noneto e depois numa big band. Rogers gravou muitos discos e
produziu música para filmes (são memoráveis suas produções para “The Wild One” e “The Man With The Golden Arm”). A partir de 1962, ele passou vinte
anos direcionando o seu trabalho para o cinema e a televisão, até que em 1982
resolveu retornar ao jazz, tocando na orquestra britânica National Youth Jazz
Orchestra. Em 1990 Shorty Rogers reorganizou e dirigiu a banda Lighthouse
All-Stars ao lado de Bud Shank, Bill Perkins e Bob Cooper, marcando novamente
presença em clubes e gravações. Ele se manteve na ativa tanto trabalhando para
televisão como dirigindo sua big band
até vir a falecer, aos setenta anos de idade, depois de uma carreira de cinquenta
anos voltada para o jazz, o trompete e o fluegelhorn.
Algumas gravações
Budo (Miles Davis-Bud Powell)
Casa De Luz (Shorty Rogers)
Eight Brothers (Shorty
Rogers)
I Hadn’t Anyone Till You (Ray Noble)
Infinity Promenade (Shorty Rogers)
Isn’t It Romantic? (Richard Rodgers-Lorenz Hart)
Jazz Waltz (Shorty
Rogers)
Jump For Me (Count
Basie)
Less Is More (Shorty
Rogers)
Martians Go Home (Shorty
Rogers)
My Heart Stood Still (Richard Rodgers-Lorenz Hart)
My Little Suede Shoes (Charlie Parker)
One Note Samba
(Samba De Uma Nota Só) (Antonio Carlos Jobim-Newton
Mendonça)
Over And Out (Shorty
Rogers)
Swingin’ The Blues (Count Basie-Eddie Durham)
Topsy (Eddie
Durham-Edgar Battle)
Witchcraft (Cy
Coleman-Carolyn Leigh)
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