terça-feira, 20 de julho de 2021

 


AS CORES DO SWING
           (Livro de Augusto Pellegrini)


SHORTY ROGERS (1924-1994 

Nome completo – Milton Rajonsky

Nascimento – Great Barrington-Massachusetts-EUA

Falecimento – Van Nuys-Califórnia-EUA

Instrumento – trompete e fluegelhorn

 

Comentário – Shorty Rogers foi um dos trompetistas que definiram o som do cool jazz, e um dos primeiros a utilizar o fluegelhorn no jazz. Sua importância para a música não se resume, no entanto, a apenas isso, pois ele foi também um excepcional arranjador. Aos dezesseis anos, Rogers ingressou no grupo de Will Bradley como trompetista, adotando o apelido de Shorty (Baixinho) e ajustando o sobrenome de Rajonsky para Rogers, por ser mais americano e mais musical. Logo depois, no início dos anos 1940, Shorty tocou durante um breve tempo no grupo do vibrafonista Red Norvo. Após cumprir com o serviço militar, Rogers começou a alcançar a fama ao participar da orquestra de Woody Herman de 1945 até 1949, fazendo parte das duas primeiras formações (primeiro e segundo “herds”), ingressando em seguida na Stan Kenton Innovations Orchestra, onde ficou até 1951 e escreveu arranjos especiais para o trompete de Maynard Ferguson, adicionando um pouco de swing às orquestrações tortuosas de Kenton. Em seguida, Rogers seguiu para Los Angeles, uma tendência de muitos músicos que buscavam se aprofundar na essência californiana do novo jazz dos anos 1950, chamado de west coast jazz, uma variação mais melódica do hard-bop, (este conhecido como east coast jazz). O west coast deu a ele a possibilidade de explorar com mais profundidade algumas novas texturas e timbres menos agressivos, aprimorando com isso a sua interpretação. Em Los Angeles ele formou seu primeiro grupo, ao qual denominou “Giants”, começando por um quinteto que se transformou num noneto e depois numa big band. Rogers gravou muitos discos e produziu música para filmes (são memoráveis suas produções para “The Wild One” e “The Man With The Golden Arm”). A partir de 1962, ele passou vinte anos direcionando o seu trabalho para o cinema e a televisão, até que em 1982 resolveu retornar ao jazz, tocando na orquestra britânica National Youth Jazz Orchestra. Em 1990 Shorty Rogers reorganizou e dirigiu a banda Lighthouse All-Stars ao lado de Bud Shank, Bill Perkins e Bob Cooper, marcando novamente presença em clubes e gravações. Ele se manteve na ativa tanto trabalhando para televisão como dirigindo sua big band até vir a falecer, aos setenta anos de idade, depois de uma carreira de cinquenta anos voltada para o jazz, o trompete e o fluegelhorn.

 

Algumas gravações 

Budo (Miles Davis-Bud Powell)

Casa De Luz (Shorty Rogers)

Eight Brothers (Shorty Rogers)

I Hadn’t Anyone Till You (Ray Noble)

Infinity Promenade (Shorty Rogers)

Isn’t It Romantic? (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

Jazz Waltz (Shorty Rogers)

Jump For Me (Count Basie)

Less Is More (Shorty Rogers)

Martians Go Home (Shorty Rogers)

My Heart Stood Still (Richard Rodgers-Lorenz Hart)

My Little Suede Shoes (Charlie Parker)

One Note Samba (Samba De Uma Nota Só) (Antonio Carlos Jobim-Newton Mendonça)

Over And Out (Shorty Rogers)

Swingin’ The Blues (Count Basie-Eddie Durham) 

Topsy (Eddie Durham-Edgar Battle)

Witchcraft (Cy Coleman-Carolyn Leigh)

 

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