AS CORES DO SWING
(Livro de Augusto Pellegrini)
BANDLEADERS E DISCOGRAFIA
SUN RA (1914-1993)
Nome completo – Herman Poole Blount (mudado legalmente para
Le Sony’r Ra em 1952)
Nascimento – Birmingham-Alabama-EUA
Falecimento – Birmingham-Alabama-EUA
Instrumento – piano, órgão, teclados e sintetizador
Comentário – Sun Ra foi um dos mais controvertidos
músicos de jazz da história. Ele marcou a sua carreira artística como bandleader, compositor,
pianista-tecladista, poeta e filósofo, e foi um dos músicos mais
revolucionários dos anos 1960 e 1970, antes mesmo do surgimento do free-jazz. Como músico, ele foi
conhecido por diversos outros nomes, como Sonny, Sonny Lee, Le Son Ra e
finalmente Sun Ra, dedicado ao Rei Sol, um deus egípcio. Ele ainda usava o nome
de batismo, Herman Poole Blount, quando dirigiu a sua primeira banda em 1934,
chamada Sonny Blount Orchestra, influenciado por Fletcher Henderson, Duke
Ellington e Fats Waller dentro dos padrões musicais da época. Dentro deste
estilo, no entanto, ele nunca chegou realmente a impressionar o público ou os
críticos, até que em 1946 foi convidado por Fletcher Henderson para trabalhar
como arranjador e pianista para a sua orquestra. Foi então que o seu nome
começou a repercutir. Mas foi apenas em 1953, motivado pelo som que era
desenvolvido por alguns músicos de Chicago, que Sun Ra pôs em prática a sua
criatividade musical e resolveu formar a sua própria orquestra, que ele chamou
de Arkestra. A orquestra tocava um bop
avançado e logo passou a experimentar estruturas provenientes de outras
culturas étnicas e musicais, utilizando os teclados para produzir um som free antes mesmo que este estilo fosse
oficialmente consagrado. Sun Ra começou a exercitar um trabalho mais avançado
em 1961 ao se mudar para Nova York. A sonoridade da sua orquestra fazia lembrar
os arranjos que ele havia feito para Fletcher Henderson, porém de uma forma mais
ousada e atordoante, com uma parafernália de improvisações e vocalizações que
criavam as mais excêntricas releituras para o velho swing. Místico, ele se dizia “uma criatura vinda de um outro
planeta” e jurava ter sido teletransportado para Saturno em 1937. Sun Ra
procurava emitir o seu som através de uma filosofia cósmica, com isso mudando
sistematicamente o nome da orquestra para “The Solar Myth Arkestra”, depois
para “The Blue Universe Arkestra”, depois ainda para “The Jet Set Omniverse
Arkestra”, “The Astro Infinity Arkestra”, e outras permutações, conforme
evoluía a sua filosofia. Seus instrumentos de sopro tanto podiam produzir
melodias aceitáveis dentro do padrão vigente como emitir guinchos alucinantes.
Durante a sua carreira, ele passeou por diversos e diferentes estilos de jazz,
do ragtime ao swing e do bebop ao free-jazz, sendo um pioneiro da música
eletrônica, da space music e da
improvisação sem barreiras. Uma bandeira contra o racismo e contra as drogas,
Sun Ra morreu devido a uma pneumonia aos setenta e nove anos, após sessenta de
carreira.
Algumas gravações
Cosmic Chaos (Sun Ra)
Enlightenment (Hobart
Dotson-Sun Ra)
Distant Stars (Sun
Ra-Ronnie Boykins)
Heliocentric (Sun
Ra)
Honeysuckle Rose (Fats
Waller-Andy Razaf)
King Porter Stomp (Jelly
Roll Morton)
Outer Nothingness (Sun
Ra)
Outer Space E.M. (Emergency) (Sun Ra)
Piano Interlude (Sun
Ra)
Plutonian Nights (Sun
Ra)
Shadow World (Sun
Ra)
Spaceship Lullaby (Sun
Ra)
Strange Strings (Sun
Ra)
St. Louis Blues (W.C.Handy)
Take The A Train (Billy
Strayhorn)
The Sun Myth (Sun
Ra)
Urnack (Julian
Priester)
Worlds Approaching (Sun Ra)
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