segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PAPO DE CHORÕES

 
O Clube do Choro está provisoriamente sem casa depois de sucessivas mudanças – do Chico Canhoto para o Portal da Amazônia, do Portal para a Associação do Pessoal da Caixa, e da Associação para as noites de lua – mas os chorões da ilha continuam se movimentando.
Aqui e acolá os grupos mais tradicionais, como Chorando Calado, Pixinguinha e Tira Teima continuam se apresentando mesmo sem possuir residência fixa, enquanto o Clube tenta se organizar e encontrar um local que possa ser utilizado novamente como base fixa para os alegres saraus e tertúlias musicais.
Enquanto eu também me organizo para reaparecer em alguma chorata, posto que com a debandada dos artistas para lugares diversos eu também fiquei meio perdido, recebi um e-mail do Clube do Choro Chorinho (assim assinava o remetente) comunicando novidades na formação e na atuação do grupo Tira Teima.
Eis a mensagem na íntegra:

Assunto: Solano do Regional Tira Teima, com Choro

Olá Chorões!!
O Regional Tira Teima se apresenta neste sábado (Nota: o sábado se refere ao dia 26 de fevereiro de 2011) a partir das 18h00 no Empório Santa Cruz (Av. dos Holandeses, Calhau). O grupo de choro mais antigo de São Luís, que vem renovando seus integrantes durante estes anos, terá agora um novo componente. Francisco Solano (7 cordas e presidente do Clube do Choro do Maranhão) anuncia sua saída do Regional Tira Teima, sendo substituído por João Eudes (7 cordas).
Solano, sensibilizado com a saída de Ronaldo, ‘O Fenômeno’, passa a sua posição para o não menos fenômeno João Eudes. Solano garante que não recebeu proposta de nenhum outro grupo de choro, que somente quer se dedicar à família e às atividades de empresário, e disse mais – que isso não dê motivos para choro, pois o choro do Regional Tira Teima sempre trouxe muitas alegrias para ele, que continuará um autêntico chorão “

Respondi de pronto a Paulo Trabulsi, solista de cavaquinho e mais antigo integrante do grupo, com cópia para o Clube do Choro, para João Eudes, para o produtor Ivo Segura e para o eterno paladino Ricarte Almeida Santos, que não pode ficar fora disso.
Paulo é um velho amigo, um dos primeiros músicos que conheci quando cheguei ao Maranhão há trinta anos, e juntos já privamos de muitas sessões musicais e de muito bate-papo de escol. Apesar de ele ser do choro e eu ser do jazz, temos muita coisa em comum, pois ambos possuímos – salve a modéstia! – um grande refinamento musical.
Assim lia a minha mensagem:

Paulo Trabulsi
A notícia da aposentadoria precoce do Francisco Solano em si não é boa, porque o mestre das 7 cordas encarnava com perfeição o espírito do Tira Teima e vai sem dúvida fazer muita falta. Além do mais, seu profundo conhecimento da música brasileira – principalmente a do passado – em termos de repertório e interpretação, faz dele um violonista imprescindível para o choro, valsas, sambas e que tais. Devemos, porém, respeitar a sua decisão de pendurar as chuteiras em prol da vida familiar e profissional. Solano se retira recebendo meu sinal de respeito e agradecimento pela oportunidade que tive de participar algumas vezes da sua música.
Por outro lado, chega João Eudes, com quem também tive oportunidade de privar da companhia humana e musical. Eudes tem consigo o essencial do bom músico – técnica, habilidade, percepção, e entusiasmo – e foi a escolha perfeita para dar continuidade ao trabalho sério e brejeiro do Regional.
Gostaria de saber se a presença do Tira Teima no Empório Santa Cruz significa o início de uma temporada ou se é uma apresentação especial. Não terei condições de lá estar no dia 26 porque vou me apresentar à noite no Mandamentos, mas se houver continuidade do projeto, com certeza irei prestigiar num sábado próximo, na esperança, quem sabe... talvez...de dar uma das famosas canjas acompanhado pela moçada.
Augusto Pellegrini”    

Isto posto, entre um sopro do Coltrane e um arpégio do Peterson ou vou começar a ensaiar alguns Pixinguinhas pra um futuro novo encontro. 

Nenhum comentário: