quinta-feira, 18 de setembro de 2014






OS PRIMEIROS MOMENTOS DE DUNGA 

(ARTIGO PUBLICADO NO CADERNO “SUPER ESPORTES” DO JORNAL “O IMPARCIAL” DE 18/09/2014) 

A seleção brasileira fez palidamente a sua reaparição em dois amistosos que serviram para Dunga avaliar o trabalho que terá pela frente, mas também (e principalmente) para que a CBF pudesse arrecadar os dólares necessários para a sua sobrevivência enquanto a seleção ainda tiver valor no mercado.
Como a caixa preta financeira da entidade não é da minha conta, eu vou direcionar meus comentários para o que aconteceu nos campos dos Estados Unidos.
Depois assistir a dois triunfos raquíticos contra duas seleções que tempos atrás não eram páreo para o poderio do futebol verde-amarelo – estou falando de Colômbia e Equador – sinto-me cada vez mais convencido de que as coisas vão de mal a pior no escrete nacional.
Pra não dizer que eu só vejo nuvens negras, devo admitir que a seleção mostrou um pouco mais de serenidade do que durante a Copa do Mundo de má lembrança, e que os jogadores estão tentando jogar bola ao invés de chorar e dar pancada.
Mas o futebol continua opaco, travado, sem criatividade e dependendo de um brilho ocasional de apenas um jogador – me refiro a Neymar, responsável direto pelas duas primeiras vitórias na segunda era Dunga.
O Brasil fez 1x0 contra a Colômbia em Miami através de um gol solitário do atacante, ao cobrar com maestria uma falta de origem duvidosa. Já em New Jersey, o 1x0 contra o Equador teve a sua participação especial, pois o gol de Willian nasceu de um passe sob medida do craque.
No mais, tivemos o desprazer de constatar que apesar da mudança do técnico e da comissão técnica o time não mostrou nenhuma evolução, e para isso existem algumas razões.
Ocorre que os estilos de Dunga e Felipão são bastante semelhantes; a preocupação em roubar a bola vem em primeiro lugar e muitas vezes é uma preocupação bem sucedida. Mas, de posse da bola, ninguém sabe ao certo o que fazer com ela.
Além disso, os jogadores responsáveis pela criação – os mesmos que não deram certo na Copa – são tecnicamente limitados, com exceção de Oscar, desde que ele volte a atuar como está acostumado e não fique engessado pelas instruções do técnico.
Nosso meio-campo joga um futebol pouco eficiente e pouco vistoso. Fernandinho é apenas violento, Luís Gustavo é apenas combativo e Ramires fica longe dos craques que já ocuparam a sua posição em convocações passadas.
O grande teste vai ficar para a partida contra a Argentina, que vem de desbancar a Alemanha campeã do mundo disputando uma partida irrepreensível.
Talvez Dunga tenha que ser mais ousado, colocando desde o início a dupla cruzeirense Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que estão habituados a jogar mais soltos, e abrindo mão de pelo menos um brucutu.
Todos sabem que a safra atual não é das mais promissoras, que nossos técnicos deixaram de estudar e pararam no tempo e que o nosso futebol atual está no mesmo nível das equipes médias sul-americanas, ou seja, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Bolívia e Venezuela (pelo menos é isto que os resultados das Copas continentais indicam no momento).
Mesmo assim, o resultado mais alarmante do futebol internacional de todos os tempos – o Brasil, um dos favoritos, perdendo em casa uma semifinal por 7x1 e dias depois levando outros 3x0 e ficando fora do pódio – parece ser visto com grande naturalidade pelos homens da CBF e pelo técnico Dunga, que não se abalam nem um pouco ao ver “o melhor futebol do mundo” indo pro ralo.